MATO GROSSO

SES realiza seminário para definir gestão de novos hospitais e planejar metas institucionais

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza o Seminário de Ações Estratégicas de 2023 entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Entre os temas debatidos no encontro, está a gestão dos cinco novos hospitais estaduais que estão em construção e as metas institucionais dos próximos cinco anos.

A solenidade de abertura do evento ocorreu na noite desta terça-feira (28.11). Participam do seminário os secretários adjuntos da SES, superintendentes, diretores dos escritórios regionais de saúde, diretores administrativos e diretores técnicos das unidades de saúde administradas pelo Governo do Estado.

“O evento é um marco para a nossa gestão, porque é o primeiro Seminário de Ações Estratégicas a ser realizado pela SES desde 2019. Essa ação ganha ainda mais significado e relevância após a pandemia pela Covid-19, período que mudou a nossa compreensão sobre saúde pública e nos mostrou que a prevenção é sempre protagonista das boas estratégias”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O gestor ainda enfatizou que o planejamento institucional será essencial na operação de colocar em funcionamento cinco novos hospitais estaduais, sendo eles: o Hospital Central, em Cuiabá, e os Hospitais Regionais de Juína, Tangará da Serra, Alta Floresta e do Araguaia, em Confresa. “Queremos executar com responsabilidade um planejamento proativo e eficiente, na medida em que também vamos estabelecer metas desafiadoras em benefício da população de Mato Grosso”, acrescentou.

Leia Também:  Governo de MT lamenta falecimento de ex-deputado e ex-conselheiro do TCE-MT

Para Gilberto, não basta apenas construir novas unidades de saúde, é necessário implementar um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os usuários do SUS são os protagonistas das discussões, pois todo planejamento é voltado para a melhoria da gestão, que resultará em um atendimento de qualidade a quem precisa dos serviços ofertados pelo Estado”, conclui o gestor.

Representando a Assembleia Legislativa o deputado estadual Cláudio Ferreira esteve na abertura do encontro e parabenizou pela iniciativa de reunir a equipe para alinhar as estratégias de trabalho.

“Trago reconhecimento da Assembleia Legislativa e parabenizo pelo trabalho brilhante realizado pela SES. Estive pessoalmente no Hospital Regional de Rondonópolis e vi que não falta nada na unidade. A unidade é uma das que mais realiza procedimento ortopédico. Eu compreendo os desafios da gestão, pois por si só o SUS impõe um grande desafio, que é de aperfeiçoar e consolidar o sistema para ser um modelo para o mundo e o trabalho da secretaria é essencial para este propósito. Entendo que esta discussão é imprescindível para o alcance das metas porque processos sem gente motivada e unida não têm resultados”, destacou.

Leia Também:  Seplag fortalece liderança feminina por meio do programa "Elas à Frente"

O técnico responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados da SES, Oberdan Lira, destacou que o seminário auxiliará no alinhamento de ações previstas no planejamento estratégico e facilitará a menção e execução de metas para os próximos quatro anos.

“Com a pandemia, entendemos a necessidade de sermos responsivos na resposta rápida. Com esse seminário, vamos conseguir elencar os principais problemas para os usuários do SUS e traçar planos de ações para que possamos intervir e melhorar os serviços por meio de planejamento para prevenção”, entende Oberdan.

Durante os três dias de imersão e debate, serão abordadas metas que se relacionam com o mapa estratégico da instituição e com a missão, visão e os valores da Secretaria. Também serão discutidos os desafios estratégicos da SES, como a Rede de Atenção à Saude; administração hospitalar e ambulatorial; gestão de pessoas; contratualização de serviços de saúde; padronização de tecnologias, materiais e insumos de saúde; regulação de atenção e do acesso; estruturação físicas das unidades geridas pela SES; judicialização; aquisição, compras e contratos. A partir desses temas, a atual gestão busca facilitar o diálogo entre os gestores e alinhar as estratégias para o alcance das metas.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Governo de MT entrega Hospital de Alta Floresta: "atendimento ao nível da Capital", afirma prefeito

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Gefron apreende 79 tabletes de pasta base de cocaína em compartimento falso de veículo e prende motorista

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA