MATO GROSSO

SES registrou aumento das captações de órgãos em Mato Grosso

Publicado em

Mato Grosso tem fortalecido a atuação na área de transplantes com o aumento das captações de órgãos. Em 2023, foram captadas 276 córneas e 7 múltiplos órgãos em Mato Grosso. Já em 2024, esses números cresceram para 312 córneas e 11 múltiplos órgãos.

Nesta sexta-feira (27.09), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu uma reunião para o alinhamento das ações voltadas para o transplante e a captação de órgãos no estado.

O encontro ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Cuiabá, e contou com a presença de médicos e técnicos da Central Estadual de Transplante, do representante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual dr. João, e demais atores envolvidos no processo de doação de órgãos.

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, destacou a recente efetivação do contrato para a retomada dos transplantes renais no estado, em que o Hospital São Mateus foi credenciado pelo Ministério da Saúde e se tornou apto a realizar transplantes renais.

“Este é um Governo que tem compromisso com a questão dos transplantes. Nós temos o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes como bandeiras desta causa e recebemos o apoio irrestrito deles. Recentemente, anunciamos que haverá a retomada dos transplantes de rim no estado e trabalhamos para a viabilidade de outras modalidades de transplantes no estado, além do incentivo às captações, que estão sendo intensificadas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, que participou da reunião.

Leia Também:  Representantes da Seduc de Goiás conhecem unidades de ensino de MT e destacam eficiência em sistema de construção

Ediliane Fomes Pelinson, mãe da pequena Meg Raíssa, que faleceu em março de 2024, escolheu doar os órgãos da filha e compartilhou um relato sobre a doação de órgãos.

“Os médicos falaram para mim: ‘sua filha está com morte encefálica, mas o coração e todos os demais órgãos estão funcionando. Você aceitaria doar os órgãos dela?’. E eu falei sim, porque a doação de órgãos salva vidas. Ela [Meg] não está comigo mais, mas deixou o coração, os rins e as córneas dela para dar vida para outras pessoas”, relatou.

Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos. Eles estão localizados nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Colíder. Essas unidades contam com UTI, o que permite a conservação dos órgãos até a chegada das equipes responsáveis pela coleta.

Embora esses hospitais possam realizar a captação de órgãos, apenas quatro instituições estão autorizadas a realizar os transplantes em Mato Grosso – Hospital São Mateus (transplante renal), Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplante de córneas), Instituto da Visão (transplante de córneas) e Hospital de Olhos (transplante de córneas).

Leia Também:  Bombeiros militares socorrem criança de sete anos que sofreu ferimentos após explosão de bombinha

“Precisamos da colaboração das unidades hospitalares para notificar prováveis mortes encefálicas, o primeiro passo rumo aos transplantes. Essas captações são essenciais para salvar vidas e ocorrem 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso Estado”, destacou Fabiana Bardi, secretária adjunta do Complexo Regulador.

Neste Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, a Central Estadual de Transplante organiza uma caminhada para incentivar a doação de órgãos e tecidos. O evento ocorrerá neste domingo (29.09), na Trilha do Parque das Águas, das 18h às 20h.

“No ano passado, realizamos a caminhada em alusão ao Setembro Verde e obtivemos a participação de muitas pessoas interessadas pela doação de órgãos. Neste ano, esperamos que a ação também tenha êxito, sobretudo na conscientização das pessoas. Convidamos todos a participar usando uma peça de roupa verde”, finalizou a gestora.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Politec suspende emissão de RG em todas as unidades do Ganha Tempo

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Servidores que atuam na defesa do consumidor em MT participam de capacitação em Mirassol D’Oeste

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA