A Polícia Civil prendeu em flagrante na noite desta sexta-feira (30.1), um homem, de 35 anos, suspeito de praticar uma série de furtos em casas e pontos comerciais, no município de Guarantã do Norte.
As diligências iniciaram logo após diversas vítimas comparecerem na Delegacia de Guarantã do Norte para registrar as ocorrências de furtos, os quais foram praticados com “modus operandi” semelhante.
Em todos os crimes, ocorridos entre a tarde quinta-feira (29) até a madrugada de sexta-feira (30), o autor agiu a pé, arrombando as portas de entrada das casas e estabelecimentos comerciais, subtraindo objetos e fugindo em seguida carregando os pertences.
Imagens de videomonitoramento entregues pelas vítimas foram analisadas pelos investigadores e indicaram que os crimes teriam sido praticados, em tese, pelo mesmo indivíduo.
Nas gravações, o suspeito aparece usando calça jeans, botina e boné, com aparência física esguia, forçando portas e cometendo os furtos. Diante da análise do material, os policiais civis conseguiram fazer a identificação preliminar do suspeito.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar exames nos locais dos crimes, a fim de constatar os arrombamentos e coletar possíveis impressões digitais. Depois de finalizados os laudos serão anexados ao inquérito.
As investigações seguiram ao longo do dia e resultaram em informações sobre o paradeiro do suspeito.
No final da tarde de sexta-feira (30), a equipe foi acionada por uma das vítimas. A vítima relatou que viu o suspeito caminhando pela rua com a mochila furtada de seu marido.
A vítima enviou a localização em tempo real à polícia, que foi imediatamente até o local indicado e abordou o suspeito. Durante a abordagem, ele apresentou nervosismo e irritabilidade, alegando que o comportamento era decorrente do uso de entorpecentes.
Ainda no local, a vítima reconheceu preliminarmente o suspeito e a mochila, que havia sido dispensada em um matagal próximo no momento da abordagem.
Em seguida o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi interrogado e confessou a autoria dos furtos. Além da prisão, parte dos bens subtraídos foi recuperada e restituída às vítimas após os procedimentos legais.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.