A Força Tática do 1° Comando Regional concluiu, nesta sexta-feira (4.7), o 8° Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Agressor Ativo, com uma simulação na Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Medici, em Cuiabá. A capacitação teve início na última segunda-feira (30.6), com 28 policiais militares. O curso contou com uma série de ações estratégicas voltadas à atuação em situações de crise envolvendo ambientes escolares.
A simulação proporcionou uma experiência que se aproximasse da realidade operacional, com utilização de armamentos de airsoft, e contou com participação de estudantes da unidade.
Conforme a comandante da Força Tática, tenente-coronel Suzane Tamanho, participaram da instrução policiais militares de diversas unidades, além de integrantes de outras forças de segurança pública, como a Guarda Municipal de Várzea Grande, a Polícia Penal e um policial pertencente ao Estado de Amapá.
Durante a semana, os participantes têm vivenciado aulas teóricas e práticas que envolvem técnicas de progressão tática, abordagem em ambiente confinado, gerenciamento de crise e posicionamento seguro com armamento, tudo voltado para o cenário específico de instituições de ensino.
Segundo a tenente-coronel Suzane, a capacitação busca preparar os agentes para agir de forma rápida, coordenada e eficiente, preservando o maior número de vidas possível em situações de risco iminente.
“Esse é um conhecimento novo, mas extremamente necessário no cenário atual. Nosso objetivo é garantir que todos os profissionais estejam aptos a intervir de forma segura e eficaz em ocorrências que envolvam a comunidade escolar”, destacou a comandante da Força Tática.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, parabenizou os policiais militares da Força Tática por mais uma iniciativa que prepara não somente militares da unidades, mas de outras instituições, reforçando a confiança do patrulhamento tático, ostensivo e preventivo da PMMT.
“Essa iniciativa faz parte de mais um projeto voltado à segurança pública visando qualificar a tropa para situações reais, promovendo a segurança e a eficácia nas ações de enfrentamento ao crime. A utilização de equipamentos adquiridos pela PMMT através do Governo do Estado reforça o compromisso com treinamentos que garantam a excelência no atendimento à população”, destacou o coronel José Nildo.
Dois homens e uma mulher foram presos, na manhã desta sexta-feira (26.6), por policiais militares do 6º Batalhão, em Cáceres (220 km de Cuiabá). As equipes recolheram treze porções de substância análogas à pasta base de cocaína e R$ 350 em espécie. Na ação, um homem foi baleado, após agredir os militares.
Durante o policiamento tático em decorrência da Operação Território Livre, as equipes receberam informações de que uma residência no bairro Jardim Guanabara era um ponto de compra e venda de entorpecentes de integrantes de uma facção criminosa.
No local, as equipes abordaram um homem, de 22 anos e uma mulher, de 25 anos, que alegaram ser do município de Cláudia. Um terceiro suspeito, de 35 anos, tentou fugir pelo corredor do imóvel, sendo detido.
No momento da abordagem, o suspeito passou agredir os militares e tentou desarmar um policial. Na ocasião, ele foi baleado, correu para uma região de mata e foi novamente detido.
O suspeito foi socorrido por uma equipe de saúde e encaminhado ao Hospital Regional do município. Na casa, os militares localizaram os entorpecentes e a quantia em dinheiro. A dupla foi encaminhada à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.