POLÍCIA

Governador convoca 1.122 novos agentes para a Segurança Pública

Publicado em

O governador Mauro Mendes anunciou a convocação de 1.122 novos profissionais para reforçar as forças de Segurança Pública de Mato Grosso.

A decisão foi oficializada nesta quarta-feira (04/03), após reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta e a cúpula da Segurança Pública.

Do total de convocados, 369 são para a Polícia Militar, 235 para a Polícia Civil, 349 para o Corpo de Bombeiros, 141 para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), 22 para a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), 5 para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e 1 para o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Com o novo chamamento, o total de servidores incorporados às forças de segurança desde 2019 chegará a mais de 4.200 profissionais.

Para o governador Mauro Mendes, a convocação representa mais um passo para tornar Mato Grosso um estado cada vez mais seguro e com tolerância zero contra o crime.

“Estamos ampliando o número de profissionais que serão chamados nos concursos já realizados. Eles vão passar por treinamento e qualificação para somar com os homens e mulheres que já atuam nas instituições e oferecer um serviço de segurança pública com mais qualidade e efetividade para todos os mato-grossenses. Mais uma ação para apertar o cerco contra a bandidagem”, destacou.

O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou que a medida reforça a estrutura das forças de segurança e amplia a qualidade dos serviços prestados à população.

Leia Também:  Foragido por tentativa de homicídio em Rondonópolis é localizado no interior de Alagoas

“É um momento de comemoração dessa decisão importante que ajuda Mato Grosso a continuar se desenvolvendo e trazendo mais segurança para as famílias de todos os cantos do estado”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, a convocação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para estruturar as forças de segurança e ampliar a presença do Estado em todas as regiões, especialmente no interior.

“Já chamamos cerca de 3 mil servidores desde 2019 e, com esse novo chamamento, vamos chegar perto de 4 mil profissionais incorporados à Segurança Pública. Esse reforço é importante para suprir deficiências em alguns municípios e também para ampliar serviços como as novas unidades do Corpo de Bombeiros e da Politec no interior”, afirmou.

Na Polícia Militar, os novos profissionais irão reforçar o policiamento ostensivo e contribuir para ampliar a capacidade operacional da corporação nos municípios.

“Muitos deles irão reforçar o interior e também compor unidades especializadas, fortalecendo o combate firme às facções criminosas no estado”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Fernando Tinoco.

A Polícia Civil também deve direcionar parte do novo efetivo para cidades do interior, com foco na ampliação das investigações e no fortalecimento de estruturas especializadas.

“Esses novos policiais serão lotados prioritariamente no interior e vão reforçar o combate às facções criminosas. Também vão fortalecer nossas unidades de atendimento às mulheres, especialmente nas cidades do interior do estado”, explicou a delegada-geral da instituição, Daniela Maidel.

Leia Também:  Golpista é preso pela segunda vez em flagrante com dinheiro em espécie

No Corpo de Bombeiros Militar, o reforço permitirá acelerar o plano de expansão da corporação, com a instalação de novas unidades em municípios que ainda não contam com atendimento direto.

“Esse reforço no efetivo vai contribuir com o planejamento de expansão do Corpo de Bombeiros, com novas unidades no interior. Hoje temos municípios muito distantes das unidades existentes e a meta é reduzir significativamente essa distância, garantindo atendimento mais rápido à população”, afirmou o comandante-geral adjunto da corporação, coronel Rony Barros.

Já na Politec, a ampliação do quadro de servidores permitirá levar serviços periciais e de medicina legal para novas regiões, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para atendimento.

“Esse reforço é importante para que possamos expandir o serviço de medicina legal para novas unidades no interior, levando atendimento mais próximo da população e especialmente das mulheres vítimas de violência”, ressaltou o diretor adjunto da Politec, Renato Simões.

Os novos profissionais convocados serão incorporados às instituições conforme o cronograma de formação e os trâmites administrativos necessários para o ingresso no serviço público.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar prende casal suspeito por homicídio, após denúncia de estupro em Tangará da Serra

Published

on

Policiais militares do 7º Comando Regional prenderam em flagrante, na noite deste domingo (21.6), um casal suspeito por homicídio, após denúncia de estupro, em uma residência no município de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá). Um homem, de 57 anos, foi esfaqueado, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

As equipes do 19º Batalhão foram acionadas sobre um possível salve, no bairro Parque Figueira. Ao chegarem ao local, os policiais flagraram uma mulher, de 32 anos, tentando deixar o imóvel, enquanto um homem, de 33 anos, foi encontrado aos fundos da residência. Ambos foram abordados e detidos.

Durante as buscas no interior da casa, os militares encontraram a vítima caída na sala em meio a uma grande quantidade de sangue. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou que ele apresentava, aproximadamente, cinco perfurações pelo corpo.

À PM, o homem confessou ter descartado a faca utilizada no crime em um terreno vizinho. Já a suspeita, relatou que ambos moravam há alguns meses em um quarto alugado pela vítima.

Leia Também:  Polícia Civil procura por autor de homicídio de duas crianças em Rondonópolis

A suspeita afirmou que os três passaram o dia ingerindo bebida alcoólica. Em determinado momento, o homem saiu para comprar mais bebidas. A mulher relatou que permaneceu na casa e foi estuprada pela vítima.

Assim que o companheiro retornou, percebeu que a mulher estava abalada e, após ser informado sobre o suposto abuso sexual, pegou uma faca e desferiu diversos golpes contra o homem.

Aos militares, a mulher revelou que está grávida de aproximadamente dois meses. Uma testemunha que mora ao lado da residência informou ter visto apenas o casal entrando na casa da vítima. Ela também relatou ter ouvido uma voz masculina gritando, mas não conseguiu visualizar o que acontecia no interior do imóvel.

Diante dos fatos, o casal foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA