POLÍCIA

Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes

Publicado em

As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Segurança Pública intensificaram a fiscalização nos rios de Mato Grosso a partir desta quarta-feira (1º.10), início do período defeso da piracema. O objetivo é garantir que os cardumes de peixes consigam chegar aos locais de reprodução para repovoar os rios e manter o estoque pesqueiro. Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado.

Na Capital, para marcar o início dos trabalhos e alertar a população sobre o período de defeso, equipes de fiscalização da Sema, do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente realizaram nesta quarta-feira (1º), na Alameda Júlio Muller, o lançamento oficial de uma operação integrada.

De acordo com o coordenador de fiscalização de fauna da Sema, Alan Silveira, até o término do período proibitivo, cinco a sete equipes atuarão de forma simultânea nos rios da Baixada Cuiabana, onde ocorrem a maior pressão de captura de espécies vulneráveis. No interior do estado, a atuação será reforçada com o apoio das unidades regionais da Sema e das companhias independentes da Polícia Militar.

Leia Também:  Traficante que usava carro por aplicativo para entregar drogas é preso pela Polícia Civil

Ele explica que nesse período, somente está autorizada a pesca de subsistência desembarcada, praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Nesses casos, é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie.

Segundo o coordenador, o trabalho de fiscalização é realizado em várias frentes. “O principal foco é o trabalho embarcado nos rios para evitar que o pescado seja capturado. Nós também realizamos a fiscalização em rodovias, barreiras e abordagens a veículos, para que se eventualmente o pescado foi capturado, não chegue ao destino final. Além disso, realizamos a fiscalização nos estabelecimentos para acompanhar a comercialização do estoque”, explicou.

A Sema alerta que os pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem declarar o estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais até sexta-feira (3). A declaração do estoque pesqueiro é obrigatória para armazenamento e comercialização durante o período de defeso da piracema.

O documento pode ser enviado ao e-mail [email protected] ou entregue na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), tanto na sede quanto nas regionais de forma presencial. O termo de declaração padrão está disponível no site da Sema.

Leia Também:  PRF apreende aproximadamente 400 kg de cocaína em Rondonópolis-MT

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Ten. Cel. PM Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou a importância do trabalho integrado entre os órgãos da segurança e de defesa ambiental. “A integração é a chave do sucesso. Cada um desenvolvendo seu papel de forma integrada a gente tende a ter um resultado maior e melhor com relação aos índices de sustentabilidade. Buscamos menos apreensões e mais proteção”.

Denúncia

A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Mulher condenada por homicídido é presa pelas Polícias Civil e Militar em Rosário Oeste

Published

on

Uma mulher foragida da Justiça por homicídio teve o mandado de prisão cumprido, nesta sexta-feira (26.6), em ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, no município de Rosário Oeste.

A mulher, de 36 anos, estava com mandado de prisão decorrente de condenação decretado pela Vara Única de Rosário Oeste por crime de homicídio, ocorrido no ano de 2021, no município.

A prisão ocorreu após policiais da Delegacia de Rosário Oeste passarem informações para a Polícia Militar sobre o paradeiro da procurada, que estaria na região da Comunidade de Agrovila das Palmeiras.

Em diligências na região, os policiais localizaram a foragida, dando efetivo cumprimento ao mandado de prisão. Após sua localização, ela foi encaminhada à Delegacia de Rosário Oeste para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocada à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Alunos de Direito aprofundam conhecimentos em visita à Delegacia de Jaciara
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA