A Polícia Civil apreendeu, neste domingo (13.4), maquinários de grande porte utilizados para operarem em atividade garimpeira clandestina, em uma região de mata do município de Conquista d’Oeste. A apreensão ocorreu durante diligências para averiguar denúncia de uso de equipamentos furtados na região de fronteira.
Dois homens foram presos em flagrante por desmatar, por explorar crimes contra a flora economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público ou devolutas, por executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização e por corrupção ativa.
As equipes das Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda deslocavam pela área de garimpo, em Conquista D’Oeste, quando avistaram uma camionete Toyota Hilux obstruindo parcialmente a via, indicando que servia de aviso para alertar garimpeiros sobre eventual aproximação da polícia.
Na ocasião, foi observada intensa movimentação de maquinários em meio a vegetação, como forma de dissimulação. Ao adentrar no terreno alagado e dificultoso, a equipe também foi surpreendida por disparos de arma de fogo oriundos da mata.
No local, os policiais civis apreenderam três máquinas escavadeiras, uma pá carregadeira caterpillar, que estavam em livre funcionamento garimpeiro na área, além de duas escavadeiras escondidas entre a vegetação densa e dois contêineres com capacidade de 1 mil litros contendo óleo diesel.
O primeiro preso foi um homem, de 54 anos, identificado por gerenciar o respectivo garimpo e administrar outras três frentes de exploração mineral clandestina. O segundo suspeito, de 41 anos, foi preso por oferecer uma remessa de 500 gramas de ouro aos policiais civis como vantagem indevida para cessar a ação policial, configurando o crime de corrupção ativa.
Diante dos fatos, os dois envolvidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, interrogados e autuados em flagrante delito. Já os maquinários apreendidos estão sendo retirados da aérea com auxílio de caminhões pranchas.
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por violência doméstica, ameaça de morte e desacato, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá).
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima, de 21 anos, relatou que convive com o suspeito há cerca de três anos e que o casal tem um filho de apenas seis meses.
De acordo com o relato, após consumir bebida alcoólica, o homem iniciou uma discussão e passou a ofendê-la com palavras de baixo calão. Em seguida, ela deixou a residência e pediu ajuda aos vizinhos para acionar a polícia.
Ainda conforme a vítima, o suspeito foi atrás dela e iniciou as agressões físicas, desferindo socos, aplicando um golpe conhecido como “mata-leão”, jogando-a ao chão e batendo sua cabeça contra o asfalto.
Na tentativa de se defender, a mulher pegou um facão. O agressor tomou a arma de suas mãos, sofreu um corte na mão esquerda durante a ação e, em seguida, passou a ameaçá-la de morte utilizando o próprio facão.
Os policiais militares realizaram abordagem do suspeito, que passou a proferir ameaças e palavras de baixo calão contra as equipes. A mulher foi encaminhada para atendimento médico, onde recebeu medicação e foi liberada. O homem foi levado à delegacia.
Disque–denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.