POLÍCIA

Polícia Civil prende em flagrante homem que extorquiu idosa e filho por suposta dívida de agiota 

Publicado em

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (06.05), um homem que estava extorquindo uma idosa e seu filho.

A vítima relatou à Polícia Civil que em março deste ano, o criminoso invadiu, armado, a residência e alegou que o filho da idosa estava devendo dinheiro para um agiota e exigiu o pagamento sob pena de executar o filho dela. Já no interior do imóvel, o criminoso quis levar uma televisão e a chave do veículo modelo 2004 como pagamento da suposta dívida. No entanto, a vítima se negou a entregar os bens e protelou o pagamento indevido. O filho da vítima negou que houvesse qualquer dívida de empréstimos.

Dias depois, suspeito voltou a fazer contato com a vítima e fez novas ameaças e a cobrança, dizendo que o suposto agiota havia concordado com um pagamento de cinco mil reais, divididos em cinco vezes. Amedrontada, a idosa então entregou R$ 1.000,00 e o criminoso disse que voltaria para receber o pagamento das próximas quatro parcelas.

Leia Também:  Integrante de organização criminosa é preso por porte ilegal de arma e ameaça contra PMs

Além de ir à residência da vítima, o criminoso também a ameaçou por telefone com as cobranças e enviou um bilhete exigindo os pagamentos.

Na semana passada, a vítima procurou uma delegacia da Polícia Civil e narrou as ameaças. No dia 03 de maio, o criminoso voltou a procurar a vítima que disse que iria pessoalmente buscar o pagamento.

Nesta segunda-feira, uma equipe de investigadores da Derf Cuiabá surpreendeu o criminoso no momento em que ele chegava na residência da vítima para extorqui-la mais uma vez.

Conduzido à delegacia especializada, ele foi autuado e preso em flagrante pelo crime de extorsão continuada e será encaminhado para audiência de custódia no fórum de Cuiabá.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Autora de homicídio em Goiás é presa pela Polícia Civil em Cuiabá

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  PM prende em Alta Floresta mulher suspeita de homicídio cometido em Rondônia

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA