A Polícia Militar de Mato Grosso promoveu, na manhã deste domingo (28.9), um treino de aquecimento para a 25ª Corrida Homens do Mato, que reuniu policiais militares e a população civil, no Parque Tia Nair, em Cuiabá.
Momentos antes da corrida, os atletas se alongaram com exercícios para preparar o corpo para o esforço, aumentando a flexibilidade, a mobilidade articular e o fluxo sanguíneo, o que reduz o risco de lesões e melhora a performance.
Em um trajeto de quatro quilômetros, com largada e chegada no Tia Nair, os atletas foram divididos em pelotões com as unidades especializadas da Polícia Militar, que concluíam o percurso com canções militares, aproximando a população e proporcionando conhecimento da cultura militar.
A auxiliar metodológica e corredora, Camila Ferreira, parabenizou a Polícia Militar por mais essa iniciativa em estimular a corrida de rua. “Participei de várias corridas da Polícia Militar e todas foram muito bem organizadas. Essa foi uma ótima iniciativa para promover, ainda mais, a corrida de rua e aproximar a população da instituição”, contou.
O professor Rogério Alcântara também comemorou a primeira edição do treino de aquecimento para a 25ª Corrida Homens do Mato. “Foi tudo muito bem organizado e dinâmico, já demonstrando como vai ser a corrida Homens do Mato”, disse, após a chegada.
Participaram do evento policiais militares do 1º Comando Regional de Cuiabá, 2º Comando Regional de Várzea Grande, além do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e alunos soldados da Escola Superior de Aperfeiçoamento de Praças e cadetes da Academia de Polícia Militar Costa Verde.
Corrida Homens do Mato
A 25ª Corrida Homens do Mato será realizada no dia 23 de novembro. A largada e chegada serão no Quartel do Comando Geral, na Avenida do CPA, em Cuiabá. As inscrições estão abertas no site da Morro MT.
No dia 22 de novembro (sábado), será realizada a corrida kids com 300 vagas e largada às 16 horas. Já no dia 23 de novembro (domingo), a largada será para a categoria geral (masculino e feminino), às 6 horas.
A inscrição já está no segundo lote, no valor de R$ 110, e se encerra no dia 10 de outubro ou até que se encerre o número de vagas. Somente serão validadas as inscrições depois do preenchimento completo de todos os campos e confirmação do pagamento.
As inscrições para PCD não terão custo algum, conforme determina a Lei Estadual nº 10.941 de 17 de setembro de 2019 e a Lei Municipal 6.254 de 16 de janeiro de 2018, mas elas deverão ser realizadas presencialmente pelo atleta somente nos dias da entrega de kits – a ser informada pela organização.
Os atletas vencedores da corrida nas três primeiras colocações serão premiados com troféus, e todos os participantes que completarem a prova receberão medalhas.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.