A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11.07), a Operação Liquida Centro 2024. O lançamento da ação foi realizado na Praça Alencastro, região central de Cuiabá. O reforço do policiamento ocorre junto da realização da 17ª edição do Liquida Centro, que acontece entre os dias 12 a 20 de julho.
A campanha visa estimular consumidores para compras no comércio do Centro Histórico da Capital. A expectativa é que a região receba um público de até 100 mil pessoas por dia. Com isso, a Polícia Militar, por meio da 21ª Companhia Independente (Cia Centro), intensificará o patrulhamento, com objetivo de coibir crimes de roubos, furtos e outras práticas criminosas.
Ao todo serão empregados 100 policiais militares e 16 viaturas, entre unidades do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Força Tática, Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Batalhão de Trânsito (BPMTRAN) e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
De acordo com o comandante da 21ª Companhia Independente, tenente-coronel, Marcelo Moraes de Souza, o reforço visa garantir o estado de tranquilidade e ordem pública dos clientes e empresários da região, inibir ações delituosas, além de identificar e realizar prisão de infratores.
“Além do policiamento ostensivo a pé, também serão realizadas operações com barreiras policiais em pontos estratégicos da região, diuturnamente, durante todos os dias do evento. Esse é um policiamento que já ocorre na Capital e que será ainda mais reforçado a partir de mais viaturas na região”, afirmou.
O subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo, destacou o lançamento da Operação Liquida Centro 2024 como mais uma importante ação de enfrentamento à criminalidade e apontou, ainda, que em breve serão deflagradas outras ações com intuito de manter o policiamento ostensivo na região central da Capital.
Somente neste ano, houve uma queda de 9% em crimes de roubos, neste primeiro semestre, em comparação com 2023 e uma redução de 33% em ocorrências de furtos, no mesmo período. Os dados são referentes às áreas de atuação da 21ª Cia Centro.
“Esses números são reflexos dos importantes investimentos da Polícia Militar e no preparo dos militares nas ações de combate e enfrentamento da criminalidade na nossa Capital. Vivemos uma nova realidade na Polícia Militar que resgata a sensação de segurança e confiança na nossa instituição”.
O presidente do Sindicato do Sistema Comércio (Sincotec-MT), Sergio Ricardo Antunes, destaca o apoio das entidades envolvidas, reforçando a necessidade de parceria para o êxito do evento que já é histórico na Capital e enalteceu o apoio da Polícia Militar em mais uma edição.
“A forte adesão dos lojistas deve contribuir para o aumento nas vendas neste período e, com isso, haverá um grande movimento de pessoas na região e é muito importante essa parceria da Polícia Militar em garantir a segurança dos consumidores e empresários nestes dias”, comentou.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.