As forças de segurança de Mato Grosso aumentaram em 35% a quantidade de drogas apreendidas e geraram um prejuízo de R$ 250 milhões às facções criminosas nos seis primeiros meses do programa Tolerância Zero.
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública (OBS), subiu de 14,8 para 20 toneladas o total de drogas que as forças policiais estaduais impediram de chegar aos pontos de distribuição e venda entre 25 de novembro de 2024 e 25 de maio de 2025, na comparação com o mesmo período de 2023 a 2024.
Do total de drogas apreendidas, 9,5 toneladas são de maconha, 6,7 toneladas de cloridrato de cocaína e 3,8 toneladas de pasta base de cocaína, segundo relatório da superintendência do OBS, órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vinculado à Secretaria Adjunta de Inteligência (SAI).
“O Tolerância Zero é um projeto inovador que atua em diversas frentes no combate às facções criminosas com um só objetivo, que é proporcionar cada vez mais segurança à nossa sociedade. Aumentar a repressão ao tráfico de drogas, como as forças policiais estão fazendo em Mato Grosso, é fundamental para a descapitalização das facções criminosas e para a redução de outros crimes. Nesses seis meses do Tolerância Zero, reduzimos em 30% o número de homicídios e em 37% os índices de roubos”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.
Além do empenho pessoal do governador Mauro Mendes e dos investimentos do Governo voltados especialmente ao combate às facções, como a nomeação de 400 policiais, a criação de delegacias especializadas, mudanças de procedimentos e intensificação da fiscalização nos presídios e entre outras medidas, o secretário Roveri atribui o aumento da apreensão de drogas e redução de homicídios e roubos à dedicação dos policiais.
“Nossos policiais estão trabalhando muito e de maneira integrada com o objetivo de reprimir o tráfico e reduzir os índices de roubos, homicídios e todas as modalidades de crimes”, completou o secretário.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 50 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Cumulativa da Comarca de Pontal, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, o suspeito é acusado da prática reiterada do crime de estupro de vulnerável, em continuidade delitiva, tendo como vítima sua própria filha. Conforme consta nos autos, a vítima procurou as autoridades em janeiro de 2018, quando tinha 17 anos, relatando que os abusos teriam iniciado quando ela possuía 13 anos de idade, situação que, em tese, perdurou por aproximadamente quatro anos.
Após tomar conhecimento do mandado judicial, a equipe da Delegacia de Alto Garças iniciou diligências com o objetivo de localizar o investigado. Durante os trabalhos investigativos, os policiais apuraram que ele residia e trabalhava em uma propriedade rural no município.
Com base nas informações levantadas, os policiais civis localizaram o suspeito em uma fazenda na zona rural de Alto Garças, onde foi efetuada sua prisão sem intercorrências.
Após a captura, o investigado foi conduzido à unidade policial para a adoção das medidas legais cabíveis e, posteriormente, colocado à disposição do Poder Judiciário.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.