Política MT

Chico Guarnieri propõe criação de espaço reservado a idosos em eventos culturais

Publicado em

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou o Projeto de Lei (nº 301/2025) que prevê um espaço reservado aos idosos em eventos culturais realizados em espaços públicos ou privados que recebam o apoio ou emprego de recursos públicos.

A proposta prevê que a área reservada seja de fácil acesso e próxima ao palco principal do evento. Além disso, a sinalização deve ser clara e visível indicando o espaço exclusivo para a terceira idade, ou seja, pessoas a partir dos 60 anos. Os assentos deverão ser em número compatível com a estimativa de pessoas idosas presentes.

Chico Guarnieri contextualizou que muitas vezes é um desafio para o idoso participar de eventos culturais devido à falta de infraestrutura adequada, como áreas de descanso e cadeiras. Contudo, o parlamentar destacou que o impacto positivo dessa proposta, que apresentou, é amplo, pois não apenas beneficia diretamente, apenas, o público idoso, mas também contribui para sensibilizar a sociedade como um todo sobre a importância da inclusão e do acolhimento.

Leia Também:  Deputado Thiago e professor Venâncio reúnem Secretário para fomentar o Jiu Jitsu em Mato Grosso

“A população idosa tem crescido no Brasil, e não é diferente aqui no nosso estado. Esse cenário nos mostra a importância de criar e fortalecer políticas públicas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dessas pessoas. Reconhecemos a relevância da terceira idade e o papel que desempenham, tanto socialmente quanto culturalmente “, enfatizou Guarnieri.

O Projeto foi apresentado pelo deputado na sessão plenária do dia 26 de fevereiro.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Deputados aprovam projeto que cria estrutura para gabinetes de juízes auxiliares

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Palestra discute fomento do turismo no Vale do Juruena

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA