Política MT

Feira de negócios em Alto Araguaia como fomento ao empreendedorismo

Publicado em

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) participou da abertura da 2ª Feira de Negócios e Tecnologia de Alto Araguaia, nesta quinta-feira (5), e destacou a atividade como fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da economia local e regional.

O evento é realizado com temas como negócios, tecnologia, sustentabilidade e inovação e prossegue até sábado (7), na Praça Tonico Nunes, no bairro Boiadeiro, no município, sempre das 9 horas às 21 horas.

Uma praça de alimentação também foi montada para receber os visitantes. Há ainda programação de palestras sobre como empreender, manejo de tratos culturais e comercialização, além de atividades culturais à noite.

“Você fomentar o empreendedorismo na sua cidade é uma das saídas para que nós possamos fazer com que essa grande fonte de recurso para o município, que aumenta a renda familiar, que são micro e médio empreendedores, e são grandes empregadores”, avaliou Dr. Eugênio, sobre o impacto da feira.

O deputado afirma que diversos empresários expõem seus produtos, novidades tecnológicas e buscam novas parcerias. “É uma feira que ativa negócios dos pequenos produtores e fomenta e desenvolve a economia local, principalmente o comércio regional”, pontua. Ele percorreu os estandes e verificou produtos expostos e a qualidade, por exemplo, da produção de doces artesanais.

Leia Também:  Emenda parlamentar garante reinauguração do mini-estádio de Dom Aquino

Oportunidade local – O prefeito de Alto Araguaia, Jacson Niedermeier, classificou a feira como de impacto positivo para o desenvolvimento do município.

“A Fenaia mostrou seu potencial logo na estreia, em 2024. Nosso apoio é fundamental para garantir que o evento cresça ainda mais, atraindo novos investidores, gerando oportunidades e movimentando nossa economia local. Parabenizo a Associação Comercial, a ACEAIA pela iniciativa, ao presidente Márcio Cleber e toda diretoria pelo empenho na organização e aos expositores que acreditaram no evento”, afirmou o prefeito.

O presidente da feira, Márcio Cleber valorizou a presença do deputado na abertura da feira. “É importante a presença do deputado Dr. Eugênio. Ele visitou todos os estandes e quis saber sobre a feira, preocupado em compreender de onde são os expositores, de onde são os produtos. Isso é importante para nossa feira”, disse.

A Fenaia foi criada em 2024 e se destacou em inovação na primeira edição, quando movimentou cerca de R$ 22,6 milhões, sem contar negócios prospectados e os ganhos do comércio local.

Leia Também:  Deputados votam RGA de 2025 e contas do governo referentes a 2023

Educação – Dr. Eugênio visitou nesta quinta-feira também, em sua passagem por Alto Araguaia, o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Ele foi recebido pelo diretor Caio Enside.

O prédio da instituição é referência na história e cultura da região. O local já foi da Missão Salesiana em Mato Grosso, adquirido em 2005 pela universidade. “A Unemat de Alto Araguaia é a única instituição pública de ensino universitário e meio de integração de Mato Grosso com Goiás na região do Alto Araguaia”, disse Dr. Eugênio.

A unidade atende jovens e adultos da cidade, e de municípios como Alto Garças, Alto Taquari, Ponte Branca, Araguainha, Ribeirãozinho, a cidade vizinha de Santa Rita do Araguaia, em Goiás, na divisa dos estados, além de estudantes sul-mato-grossenses, mineiros e paulistas, entre outros.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Apaes de Mato Grosso ficam isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio

Published

on

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Mato Grosso estão oficialmente isentas do pagamento da Taxa de Segurança Contra Incêndio, a Tacin. A medida foi confirmada após a Assembleia Legislativa derrubar o veto do Governo do Estado ao projeto que garante o benefício às instituições.

A derrubada do veto ocorreu durante sessão plenária realizada nesta semana, quando os deputados analisaram 36 vetos do Executivo a projetos aprovados pelo Parlamento estadual. O veto ao projeto das Apaes foi o único a alcançar o número mínimo de votos necessário para ser rejeitado. Todos os demais foram mantidos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, destacou o empenho dos parlamentares e a mobilização em torno da proposta.

Além da análise dos vetos, os deputados também apreciaram projetos de lei e aprovaram a redação final da proposta que prorroga a vigência do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso até 30 de junho de 2029.

Os parlamentares ainda aprovaram um Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo Poder Executivo que amplia em dois anos a idade-limite de permanência dos militares da reserva.

Leia Também:  Valdir Barranco exige transparência sobre obras da BR-163/364 e BR-070 e cobra envio de documentos

Outra proposta enviada pelo governo, relacionada à Agência Estadual de Regulação, recebeu um substitutivo integral. Segundo a Assembleia, o texto original continha dispositivos que restringiam prerrogativas do Poder Legislativo.

O presidente Max Russi comentou a iniciativa e defendeu a manutenção das atribuições constitucionais do Parlamento estadual.

Confira a matéria completa no áudio abaixo.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA