Lucas do Rio Verde

Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é oficializado pelo MEC

Publicado em

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, participou nesta sexta-feira (8) de uma reunião na reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, que marcou o anúncio oficial da implantação do campus da instituição no município. A oficialização foi feita recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e representa uma grande conquista para Lucas do Rio Verde, para Mato Grosso e para o Brasil.

“Participei nesse início de tarde de uma importante reunião aqui, na Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, na presença da reitora, a professora Marluce, também o senador Wellington Fagundes e toda a equipe técnica e professores, onde, oficialmente, foi comemorado e anunciada a implantação do campus da Universidade Federal, uma grande conquista para Mato Grosso e uma grande conquista para o município de Lucas do Rio Verde e região. Aliás, uma conquista para o Brasil, porque a Universidade Federal é, sem dúvida nenhuma, uma âncora importante para o desenvolvimento econômico de qualquer região do Brasil. Meus agradecimentos à reitora, ao senador Wellington Fagundes e também ao ministro Camilo Santana e ao senador Carlos Fávaro, que muito nos apoiou.”

Leia Também:  Prefeitura de Lucas abre processo seletivo para contratação de profissionais de educação física

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, destacou que a autorização do MEC já foi formalizada e que a previsão é iniciar as aulas em março de 2026.

“Sim, nós já tínhamos desde o primeiro encontro com o ministro Camilo Santana a autorização. Mas a autorização precisa ser oficializada. Então, hoje a gente já tem um número de protocolo de criação do campus de Lucas do Rio Verde com a criação e com o funcionamento dos cursos. Nós elaboramos os projetos pedagógicos. O prefeito apresentou a sua contrapartida, que é do espaço físico e da assistência dos técnicos administrativos, e tudo provavelmente deverá acontecer em março de 2026. Em março de 2026, a Universidade já estará recebendo os seus estudantes.”

O campus da UFMT em Lucas do Rio Verde será um centro de formação, pesquisa, tecnologia e inovação. Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês), escolhidos de forma estratégica para atender às demandas do mercado e às vocações econômicas da cidade e região.

Leia Também:  Fiscalização para coibir ligações clandestinas de esgoto é realizada em Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Após inauguração do primeiro trecho, ferrovia coloca Lucas do Rio Verde no próximo capítulo da logística de Mato Grosso

Published

on

O futuro da logística de Mato Grosso passa por Lucas do Rio Verde. A próxima fase de investimentos da Rumo, que mantém o projeto de expansão da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso até o município, reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde no cenário logístico e abre novas perspectivas para um ciclo de desenvolvimento baseado em infraestrutura, competitividade e oportunidades.

A informação foi destacada pelo prefeito Miguel Vaz após participar da inauguração do terminal ferroviário da Rumo, em Dom Aquino, que marcou a entrega do primeiro trecho da extensão da malha ferroviária rumo ao médio-norte do Estado.

Considerada a maior ferrovia em execução no Brasil, o projeto terá 740 quilômetros de extensão quando concluído, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses e com ramal previsto para Cuiabá.

A continuidade do projeto representa um passo estratégico para a consolidação de Lucas do Rio Verde como um dos principais polos logísticos e de desenvolvimento do país. Com a chegada dos trilhos, o município ampliará suas perspectivas de conexão com os mercados nacionais e internacionais, fortalecendo o setor produtivo, estimulando a atração de investimentos e criando um ambiente ainda mais favorável à industrialização e à geração de empregos.

Leia Também:  Restaurante do Trabalhador comemora 1 ano com mais de 200 mil refeições servidas

Durante a agenda no último sábado (20), o prefeito destacou a importância da confirmação feita pela direção da Rumo sobre a continuidade do projeto até Lucas do Rio Verde.

“Estava na inauguração do terminal da ferrovia Rumo e ouvi do presidente do conselho de administração da Cosan, Rubens Ometto, uma notícia muito importante: a partir de agora a ferrovia segue até Lucas do Rio Verde. Eles estão firmes nesse projeto para os próximos anos. Esse investimento em logística e infraestrutura trará grandes oportunidades para a nossa cidade, mais desenvolvimento, crescimento e competitividade”, enfatizou Miguel Vaz.

A ferrovia integra um conjunto de investimentos estruturantes que estão preparando Lucas do Rio Verde para um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento. O município trabalha na revisão do Plano Diretor, considerando atender três importantes corredores ferroviários previstos para a região: a Ferrogrão, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, operada pela Rumo.

O projeto está integrado à visão de futuro que conecta rodovia, ferrovia e um futuro aeroporto, fortalecendo Lucas do Rio Verde como um dos principais polos logísticos do país.

Leia Também:  Praça do Tessele Junior será revitalizada e contará com nova disposição de equipamentos

Reconhecida nacionalmente pela força do agronegócio, pelo ambiente favorável aos negócios e pela capacidade de planejamento, Lucas do Rio Verde segue construindo uma trajetória de desenvolvimento com visão de longo prazo.

Durante o evento, o presidente da Rumo, Pedro Palma, destacou a construção conjunta do projeto e a importância da parceria para transformar investimentos em realidade.

(Foto: Arquivo pessoal)

“A visão de futuro é importante, mas ela só não basta. É preciso conhecimento, parceria e coragem para transformar projetos em realidade. O modelo criado por Mato Grosso foi fundamental para que esse investimento saísse do papel e chegasse até aqui”, destacou.

O novo terminal ferroviário inaugurado no último sábado (20), localizado às margens da BR-070, entre Dom Aquino, Campo Verde e Primavera do Leste, já está pronto e terá capacidade para escoar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA