Lucas do Rio Verde

Educação: Lucas do Rio Verde recebe premiação do 3º Alfabetiza MT

Publicado em

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde participou, nesta terça-feira (02), da cerimônia de premiação do 3º Prêmio Educa MT. O evento, realizado no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, reuniu representantes das 100 escolas (sendo quatro de Lucas do Rio Verde) vencedoras da edição, pelas boas práticas que elevaram os índices de alfabetização na idade certa, de até 7 anos e oito meses.

Representando o município luverdense, participaram do evento a secretária de Educação, Elaine Lovatel, coordenadores, professores, membros da equipe técnica e os gestores das escolas municipais premiadas de 2° ano do ensino fundamental, São Cristóvão, Luiz Carlos Ceconello, Menino Deus e Professor Marcelino Espíndola Dutra.

“Foi um momento de confraternização e de muita alegria pelo fato de nós termos conseguido alcançar os resultados tão almejados e planejados em 2023. Todas as nossas 12 unidades escolares do ensino fundamental, elevaram muito os seus resultados, mas apenas quatro conseguiram atingir a média para ser premiada. Enquanto gestão, nós trouxemos todos os gestores para vivenciar a magia, a alegria, a euforia que foi participar do momento da entrega. É um momento muito festivo, de agradecimento, para que a equipe da secretaria retorne ao município ainda mais empenhado e animado pra que possamos continuar focados em 2024, e trazer para 2025, novos prêmios, novas escolas premiadas”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.

Leia Também:  Atletas do badminton de Lucas do Rio Verde são convocados para o Pan-Americano

O aluno Matheus Felipe, da Escola Municipal Vinícius de Moraes, também participou da cerimônia, onde recebeu a medalha pelo primeiro lugar em proficiência em língua portuguesa na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, com a nota 853, arrancando a emoção dos pais.

“É a primeira vez que ele é premiado e a gente se sente muito orgulhoso, por ele dar esse presente não só pra gente, mas também para o município. Ele é um filho que nos dá muito orgulho. Só tenho que agradecer a Deus e dizer que é uma felicidade sem tamanho por ele ganhar essa premiação”, contou Jhonny Felipe, pai do Matheus.

(Foto: Ascom Prefeitura/Carine Alves)

Lucas do Rio Verde garantiu ainda o primeiro lugar em matemática e português em proficiência média padronizada entre as 101 escolas do 5º ano dos 16 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop.

A premiação resultou em mais de R$ 420 mil reais, para serem investidos nas quatro escolas vencedoras. O valor poderá ser utilizado na valorização do ensino e do professor, aquisição de materiais pedagógicos, além de melhorias no prédio escolar.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde na rota de investimentos: comitiva chinesa visita município e avalia instalação de indústria

* São Cristóvão: R$ 39.213, 69;
* Luiz Carlos Ceconello: R$ 183.744,14,
* Menino Deus: R$105.316,77;
* Professor Marcelino Espíndola Dutra: R$ 98.594,42.

O Programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, por meio de parceria entre Estado e Municípios, disponibiliza recursos para processo formativo no decorrer do ano e, ao final do processo, realiza a premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação.

A premiação visa reconhecer o desempenho das escolas na alfabetização, por meio de avaliação dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados e que tenham sido avaliados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso – Avalia MT, por meio da Avaliação Somativa, e premiar todos os anos as 100 escolas que se destacaram com os melhores desempenhos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Entrega dos cartões SER Família é prorrogada até o dia 31 de maio

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Saúde prorroga campanha contra gripe para o dia 30 de junho

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA