Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde escreve um novo capítulo na história do esporte com a realização do 1º Fórum do Esporte

Publicado em

Lucas do Rio Verde viveu três dias que entrarão para a história do esporte mato-grossense. Entre os dias 5, 6 e 7 de fevereiro, o município sediou o 1º Fórum do Esporte de Lucas do Rio Verde, reunindo mais de 400 participantes de 53 cidades de todas as regiões do estado, consolidando-se como um novo polo de referência na discussão e no fortalecimento do esporte educacional e de formação.

Professores de Educação Física, técnicos, gestores, empresários do setor e profissionais da área esportiva estiveram reunidos em um ambiente marcado por troca de experiências, conhecimento científico e reflexões profundas sobre o futuro do esporte no Brasil.

“Lucas do Rio Verde acredita no esporte como ferramenta de transformação social e formação de cidadãos. Realizar o 1º Fórum do Esporte é investir em conhecimento, planejamento e no futuro das nossas crianças e jovens. Estamos construindo políticas públicas sólidas, com visão de longo prazo, e esse evento é um marco nessa trajetória”, pontuou prefeito, Miguel Vaz.

Logo na abertura oficial, realizada no dia 5 de fevereiro, autoridades municipais e estaduais destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento do esporte como ferramenta de transformação social. Estiveram presentes representantes do Executivo Municipal, do Governo do Estado, do Legislativo, de federações esportivas e instituições parceiras, reforçando a união de esforços em prol da formação humana por meio do esporte.

Leia Também:  Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

“Esse fórum nasceu de um sonho: aproximar o conhecimento científico da prática diária dos nossos profissionais. Ver mais de 400 inscritos, de tantas cidades do nosso estado, confirma que estamos no caminho certo. O esporte precisa de planejamento, capacitação e união, e foi exatamente isso que vivemos nesses três dias”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, André Matto

O fórum abordou temas fundamentais como inovação no treinamento esportivo, pedagogia do esporte, maturação biológica, tecnologia aplicada ao desempenho, questões de gênero, justiça esportiva e desenvolvimento de talentos, sempre com foco na formação integral de crianças e jovens.

“O que vemos em Lucas do Rio Verde é um exemplo de gestão comprometida com o desenvolvimento esportivo. Quando o município investe na qualificação dos seus profissionais, ele fortalece toda a base do esporte mato-grossense. O Governo do Estado é parceiro de iniciativas como essa, que elevam o nível do debate e da formação esportiva”, disse o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a presença do técnico José Roberto Guimarães, tricampeão olímpico como treinador da Seleção Brasileira de Vôlei, com um ouro no masculino e dois no feminino, e referência mundial em liderança e alto rendimento. Sua participação emocionou o público ao compartilhar experiências de superação, disciplina e construção de equipes vencedoras.

Leia Também:  Semana do Meio Ambiente é marcada por atividades envolvendo a comunidade luverdense

Outro grande destaque foi a palestra do Dr. Antônio Carlos Gomes, PhD em treinamento esportivo e uma das maiores autoridades do país na preparação de atletas desde a base, que trouxe contribuições técnicas fundamentais para o aprimoramento dos profissionais presentes.

O sucesso da primeira edição já demonstra que o Fórum nasceu com força e propósito. Mais do que um evento, o encontro representou um compromisso concreto com o futuro do esporte, da educação e da formação de cidadãos.

Realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, o 1º Fórum do Esporte reafirma o protagonismo do município na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento esportivo.

“Saímos daqui renovados. Viemos de Primavera do Leste, mais de 500 quilômetros de distância, porque sabíamos da importância desse fórum. E valeu cada quilômetro percorrido. Voltamos para casa com novas ideias, mais conhecimento e a certeza de que o esporte pode transformar realidades”, ressaltou o gestor Ricardo Moura.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Nota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos

Published

on

O Município de Lucas do Rio Verde esclarece à população que é falsa a afirmação de que a Prefeitura estaria pagando transporte ou concedendo passe livre para presos, como divulgado pelo deputado estadual Gilberto Cattani. A informação é inverídica e não corresponde ao Decreto Municipal nº 7.449/2026 nem à sua aplicação.

O decreto não concede passe livre a presos ou pessoas privadas de liberdade. O benefício é destinado exclusivamente a egressos do sistema prisional, ou seja, cidadãos que já cumpriram suas penas e retornaram ao convívio social, além de pessoas cadastradas e acompanhadas pelo Escritório Social.

O Artigo 1º do decreto estabelece:

“Art. 1º Fica concedido o passe livre no transporte coletivo municipal aos egressos do sistema prisional para o deslocamento até sua residência após a soltura, bem como para atendimento e acompanhamento pelo Escritório Social, vinculado ao Programa ‘Fazendo Justiça’, durante o período de acompanhamento social.”

A própria norma demonstra que o benefício possui finalidade específica, caráter temporário e vínculo direto com a reinserção social, não se tratando de passe livre para presos nem de benefício amplo ou irrestrito.

Leia Também:  Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

A política integra diretrizes nacionais de reinserção social conduzidas pelo Conselho Nacional de Justiça, Poder Judiciário e Poder Executivo, com foco na redução da reincidência criminal e na ampliação do acesso ao trabalho, qualificação, documentação civil e serviços essenciais. A iniciativa também foi debatida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) e pelo Conselho da Comunidade.

O Município aderiu ao Termo de Cooperação Técnica nº 006/2020, firmado com o Conselho Nacional de Justiça, os Poderes Executivo e Judiciário do Estado de Mato Grosso e a Fundação Nova Chance, para implantação e funcionamento do Escritório Social, voltado ao acolhimento e acompanhamento de egressos do sistema prisional.

O benefício não é automático, irrestrito ou permanente, estando condicionado aos critérios do decreto e ao acompanhamento pelo Escritório Social.

Embora o Decreto nº 7.449/2026 esteja em vigor desde fevereiro de 2026, não houve até o momento qualquer concessão de passe livre com base na norma, nem beneficiários cadastrados ou despesas realizadas.

É falsa, portanto, a afirmação de que o Município esteja custeando transporte para presos ou concedendo benefício de forma ampla e irrestrita, já que tais declarações distorcem o conteúdo do decreto.

Leia Também:  Prefeitura prorroga inscrições para comercialização de alimentos e bebidas na 3ª Festa do Milho

O Município lamenta a desinformação feita pelo parlamentar e reafirma seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Município de Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA