Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança campanha 21 Dias de Ativismo

Publicado em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lançou nesta terça-feira (21) a campanha 21 Dias de Ativismo, mundialmente realizada com foco no fim da violência contra a mulher. Uma coletiva de imprensa concedida com a secretária da Pasta, Janice Ribeiro, abriu os trabalhos para divulgar a programação.

“A campanha tem o objetivo de conscientização das consequências causadas por agressões físicas, psicológicas, entre outras na sociedade. Os temas são trabalhados o ano todo, mas essas datas são muito importantes para reforçar que as políticas públicas para combater e proteger as vítimas existem”, explicou Janice Ribeiro.

O período do movimento tem início em 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Lucas do Rio Verde, a programação foi estendida, se iniciando no dia 08 de novembro, com abordagem sobre os tipos de violência obstétrica no grupo de gestantes das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, uma palestra sobre igualdade racial aconteceu no dia 10.

Leia Também:  Inscrições abertas para curso de Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas

Encontro com vítimas de violência doméstica, panfletagens, rodas de conversa com alunas dos aulões de dança do Viva Lucas, oficina de valorização da identidade negra, estão inclusas para esta edição da campanha de 2023.

As ações no município luverdense contam com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Associação de Mulheres em Busca de Cidadania, Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e forças de segurança.

A programação completa pode ser conferida no anexo da matéria.

Origem
Iniciativa criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leia Também:  Prefeitura não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (28)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Mês da Mulher: 9ª Copa Batom de Futsal e Vôlei agita o final de semana

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Administração Municipal reforça pedido de apoio para implantação da UFMT

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA