Lucas do Rio Verde

Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero promoveu ação de Educação Ambiental em Groslândia

Publicado em

O Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero deu um passo significativo em direção à conscientização ambiental, promovendo uma série de atividades educativas para os alunos da Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, em Groslândia, nos meses de maio e junho.

A ação foi uma iniciativa do SAAE de Lucas do Rio Verde, em parceria com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, visando a conscientização ambiental na comunidade de Groslândia.

A atividade ocorreu na Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, com a participação ativa dos alunos do 4º e 6º ano, professores e equipe pedagógica. A campanha tem como objetivo sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos úmidos e recicláveis.

Durante a realização do projeto, os estudantes conheceram os serviços prestados pelo SAAE e aprenderam, de forma lúdica e educativa, como contribuir com a preservação do meio ambiente. Eles ainda participaram de uma mobilização nas ruas da comunidade, distribuindo panfletos informativos e conversando com moradores sobre boas práticas ambientais.

Em maio, a iniciativa incluiu uma oficina de compostagem voltada para os estudantes do 4º e 6º anos, ministrada em parceria com o engenheiro agrônomo da Empaer, Deloi Pedon. Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre a importância da compostagem e como transformar resíduos orgânicos em adubo, contribuindo para a redução do lixo e o fortalecimento das práticas sustentáveis.

Leia Também:  Escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde iniciam aulas no dia 1º de fevereiro

Em junho, a programação continuou com um treinamento sobre separação de resíduos domésticos, coleta e limpeza urbana, conduzido pela engenheira sanitarista e ambiental Gilneia Mello, da Secretaria de Meio Ambiente. Essas atividades não apenas educaram os alunos sobre práticas sustentáveis, mas também os engajaram ativamente na preservação do meio ambiente, reforçando a responsabilidade individual na construção de um futuro mais sustentável.

Mobilização na Comunidade

Um momento marcante ocorreu quando os alunos, já preparados, saíram pelas ruas da comunidade para solicitar à população que descartasse os resíduos nos contentores corretos. Essa mobilização foi parte de uma ação de conscientização ambiental promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em colaboração com o SAAE e a Secretaria de Educação.

Durante essa atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os serviços prestados pelo SAAE, onde fiscais de rede e leituristas explicaram um pouco sobre suas atividades. Equipados com panfletos informativos, os alunos saíram pelas ruas acompanhados por professores e servidores do SAAE e da Secretaria de Meio Ambiente, conversando com os moradores sobre boas práticas ambientais, sob a supervisão das professoras Karen Cristina da Costa Ramos, Nilda Queiroz de Souza, Paulo Angeli e Carla Patrícia Leite Sanches.

Leia Também:  GCM intensifica ações de segurança pública em Lucas do Rio Verde

Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do SAAE e da Secretaria de Educação, mas também destaca a preocupação das crianças com seu próprio futuro. Elas reconhecem que a saúde do planeta depende da colaboração dos adultos e que, juntos, podem construir um ambiente mais limpo e sustentável. Com essa consciência, os alunos demonstram que estão prontos para liderar mudanças positivas, mas sabem que a participação e o apoio dos adultos são essenciais para transformar suas preocupações em ações concretas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Dupla vitória em quadra: Lucas do Rio Verde é campeão no vôlei masculino e feminino na Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei

Published

on

Neste final de semana, as equipes de voleibol de Lucas do Rio Verde deram um show na quadra do Ginásio Ernesto Zortea, durante a Copa Sicredi Viva Lucas de vôlei, conquistando o título de campeãs tanto no feminino quanto no masculino. A competição é uma realização da Associação Luverdense de Voleibol, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e patrocínio da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT/PA.

Ao todo, sete equipes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum participaram dos jogos que encerraram neste domingo (21).

“Lucas do Rio Verde é uma cidade que respira esporte, e hoje é possível ver movimentos esportivos acontecendo nos quatro cantos do município. A Secretaria sempre está apoiando o esporte local, dando todo o suporte necessário para que o evento aconteça da melhor forma possível”, destacou o secretário adjunto da pasta, Geovanio da Silva.

“Essa competição é muito importante para estimular o voleibol entre as crianças de base. Quero aproveitar o momento para agradecer o investimento da Sicredi e o apoio do nosso prefeito Miguel Vaz e do secretário de Esporte e Lazer, André Matto”, afirmou a representante da Associação Luverdense de Voleibol e treinadora do Luverdense Vôlei LEC, Tereza Garcia.

Leia Também:  Confira os horários e locais das provas do Concurso Público 01/2023 da GCM neste domingo (25)

Na disputa feminina, a equipe do Viva Lucas Vôlei levou a melhor sobre o MV Nova Mutum, venceu por 2 a 1 e garantiu o prêmio de R$ 3.500,00.

“A Copa Sicredi já vem entregando, todos os anos, um bom campeonato, no qual a gente consegue se desempenhar bastante. Nós treinamos muito para estar hoje no pódio, e o melhor de tudo é estar no pódio competindo em casa”, compartilhou a capitã, Rayza Guimarães.

Na final do masculino, o Luverdense Vôlei LEC enfrentou o time da Associação Sorriso de Voleibol e se consagrou campeão, após vencer de 2 a 0.

“Mais uma edição fantástica da Copa Sicredi. Poder jogar aqui em Lucas, perto da família e do calor da torcida luverdense é muito bom. Mais uma vez, conseguimos sair vencedores daqui. E esse apoio da Prefeitura é fundamental, porque o esporte não se restringe só às quadras, ele muda vidas, assim como mudou a minha. Tudo o que eu conquistei até aqui foi graças ao vôlei e através da Prefeitura que proporciona estrutura, moradia e alimentação e tudo o que a gente precisa para dar um show em quadra”, ressaltou o capitão do Luverdense, Saymon Breno.

Leia Também:  1ª Feira do Vinil é realizada em Lucas do Rio Verde

A Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei reafirmou a força do voleibol em Lucas do Rio Verde, evidenciando não apenas conquistas em quadra, mas também o impacto social do esporte na formação de atletas e cidadãos.

Confira como ficou o pódio:

Feminino

1º Lugar – Viva Lucas Vôlei

2º Lugar – MV Nova Mutum

3º Lugar – Hinode

Melhor jogadora: Jessica Dos Santos – Viva Lucas

Masculino

1º lugar – Luverdense Vôlei LEC

2º lugar – Associação Sorriso de Voleibol ASV

3º lugar – Viva Lucas Master

Melhor jogador: Saymon Breno – Luverdense Vôlei

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA