Lucas do Rio Verde

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove ações do Abril Laranja

Publicado em

O mês de abril é marcado pela prevenção aos maus tratos animais. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo algumas ações ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar sobre o bem-estar animal, cadastrar cães e gatos no projeto de castração e microchipagem da Prefeitura e, ainda, orientar sobre os cuidados ao adquirir um animal.

O Abril Laranja contemplará ações como rodas de conversa nas três unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), feira de adoção, eventos, em parceria com instituições de ensino, e palestras ligadas ao tema.

A programação iniciou com uma roda de conversa, nesta quarta-feira (16), reunindo participantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a coordenadora da Unidade Permanente de Castração (UPC), Carine Moreira, um médico veterinário da unidade, além da equipe de vigilância sanitária, sendo um fiscal e um médico veterinário.

Leia Também:  Casa do Artesão participa de mais uma edição do Feirão da Acilve

“Hoje todos os animais que chegam para castração na UPC, também recebem a microchipagem com toda segurança. Além disso, também temos a disposição um veículo para buscar e levar de volta os animais para sua residência. Estamos trabalhando para levar informação para a população sobre os benefícios da castração e o bem estar animal”, acrescentou Felipe.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulletti)

Já ao longo da manhã desta quinta-feira (17), foi realizada mais uma edição da Feirinha de Adoção, na entrada principal do Paço Municipal. Todos os animais já são devidamente microchipados e saem com encaminhamento para posterior castração.

Foram disponibilizados 20 animais para a feirinha e 12 foram adotados, seguindo os critérios de adoção com responsabilidade.

As ações seguem e, no dia 09 de maio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente terá participação na Vitrine Tecnológica da Faculdade UniLaSalle, das 16h às 21h. No local, uma equipe realizará microchipagem de animais, gratuitamente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leia Também:  Desafio de MTB reuniu atletas luverdenses na segunda etapa

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Casa do Artesão participa de mais uma edição do Feirão da Acilve

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA