Sinop

Circuito Natalino fortalece turismo e garante Sinop no Circuito Natalino da Região Norte

Publicado em

O Natal dos Sonhos de Sinop passa a integrar, nesta edição de 2025, o Circuito Natalino – Portal do Agronegócio, uma iniciativa desenvolvida pela Instância de Governança Regional do Turismo (IGR), apoiada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com o portal Canal do Turista. A participação reforça a presença de Sinop no cenário turístico regional, valorizando as atrações oferecidas pela cidade neste período festivo.

O Circuito Natalino reúne municípios que atuam de forma integrada para fortalecer o turismo regional no período festivo. Além de Sinop, o circuito inclui Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos, Juara e Tabaporã. Cada cidade oferece atrações próprias, com decorações temáticas, iluminação especial e eventos culturais. A união dos municípios amplia a visibilidade do circuito, fortalece a identidade regional e estimula o deslocamento de visitantes por diferentes rotas do Norte de Mato Grosso.

Durante todo o mês de dezembro, o circuito promove a circulação de visitantes pelas cidades participantes e incentiva a visitação em praças, parques e avenidas decoradas. A proposta impulsiona o turismo regional ao estimular a busca por experiências natalinas e fortalecer o comércio, os serviços e outros segmentos econômicos diretamente impactados pela movimentação de público.

Em Sinop, o Natal dos Sonhos é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e se consolidou como uma das celebrações mais visitadas da região. A diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, reforçou a importância do Programa de Regionalização do Turismo para o desenvolvimento sustentável e integrado da região. “A regionalização nos permite pensar o turismo de forma coletiva, fortalecendo a governança, qualificando serviços e criando rotas mais atrativas e competitivas. Quando trabalhamos em parceria, ampliamos nossa capacidade de receber bem, de promover experiências únicas e de valorizar nossos patrimônios culturais, naturais e econômicos. Sinop tem avançado muito nesse processo”, afirmou.

Leia Também:  Águas de Sinop apresenta resultados de intervenções após cobranças de prefeito e comitê

A diretora destacou o papel de Sinop como protagonista regional e enfatizou a contribuição da cidade para o fortalecimento do turismo. “Ser sede da Associação Turística Portal do Agronegócio é um marco que reforça nossa vocação econômica, nossa força produtiva e o potencial do turismo rural e técnico-científico em nosso território. Esse espaço de articulação regional nos coloca em posição de liderança e cooperação, permitindo que Sinop contribua diretamente para a criação de novos produtos turísticos, para a capacitação de profissionais e para a integração entre os municípios do eixo norte”, afirmou.

Leidiane Viegas também comentou sobre o orgulho da cidade ao integrar o Circuito Natalino e sobre a força do Natal dos Sonhos na atração de visitantes. “Participar do Circuito Natalino das Cidades do Norte de Mato Grosso é motivo de orgulho. O Natal é um período em que o turismo se fortalece, movimenta a economia, aproxima as famílias e valoriza nossas tradições. Integrar esse circuito significa ampliar a visibilidade da nossa cidade, atrair visitantes e fortalecer o comércio, a cultura e os eventos locais”, declarou.

A diretora também pontuou sobre a criatividade e o cuidado presentes na decoração do Natal dos Sonhos. Segundo ela, a cidade tem se destacado pela qualidade e pelo envolvimento da comunidade. “É também uma oportunidade de mostrar a magia e a criatividade que o sinopense coloca em cada detalhe da decoração e da programação natalina. Sinop sempre traz novidades para o Natal e esse ano não foi diferente; a decoração está linda, com espaços temáticos e parque de diversões. Sinop está cada vez mais preparada, acolhedora e protagonista no turismo regional”, afirmou.

Leia Também:  Posse dos conselheiros tutelares eleitos será nesta quarta (10)

A presidente da Instância de Governança Regional do Turismo, Karina Turatti, reforçou que os municípios participantes do Circuito Natalino investiram em ornamentações natalinas e programações culturais que fortalecem a identidade regional e impulsionam o fluxo de visitantes. “O Circuito Natalino fortalece o turismo regional ao unir os municípios em uma programação integrada, atraindo visitantes e destacando a cultura natalina”, afirmou.

Já o analista técnico do Sebrae/MT, Renato Ícaro Magalhães, explicou que a participação da instituição no Circuito Natalino ocorre por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos, que atua diretamente na identificação e no apoio a potenciais atrativos da região. “Os Agentes de Roteiros Turísticos atuam identificando propriedades potenciais, principalmente no agro, em parques aquáticos, locais que tenham agroturismo, empresas que atuam no eixo e estabelecimentos com potencial e que desejam formatar um modelo de negócio para receber turistas”, explicou.

Para a diretora de Turismo de Sinop, a integração do município ao Circuito Natalino amplia a visibilidade da cidade e reforça o Natal dos Sonhos como um dos principais atrativos da temporada. Mais informações sobre o Circuito Natalino estão disponíveis pelo link: https://circuitonatalino.com.br/.

Autor: Jhayne Lima, com assessoria Sebrae-MT

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Se encerram hoje (2) inscrições para os Jogos do Trabalhador 2023

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Em reunião com ministro, prefeito solicita maquinários e recursos para viaduto em Sinop

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA