Sinop

Dorner faz pedido à ANTT para celeridade na transferência da BR- 163 para o Estado

Publicado em

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) protocolizou, nesta sexta-feira (03), junto ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, uma solicitação pedindo celeridade no processo de transferência de concessão pública da Rodovia Federal (BR-163), no trecho que compreende o município de Itiquira/MT e Sinop/MT (distância de, aproximadamente, 840 quilômetros), da empresa Rota do Oeste para o Governo do Estado de Mato Grosso.

O documento, que é baseado em garantir a segurança e a qualidade de vida das pessoas que utilizam a rodovia, foi entregue durante evento promovido pelo Sindicato Rural de Sinop, onde reuniu prefeitos e lideranças da região Norte mato-grossense, bem como o diretor executivo do Movimento Pró Logística da Aprosoja-MT, Edeon Vaz Ferreira.

“Essa reunião vem para fomentar o trabalho que a gente precisa para nossa região, como duplicação e viadutos para acesso. O nosso pedido é para que a ANTT avalie e já coloque nos projetos todos os procedimentos que precisam ser feitos. Então, já está acontecendo, a concessão está passando para o Governo do Estado e a gente tem que colocar todos os nossos pedidos para que possamos ser atendidos o mais rápido possível. A nossa população já esperou demais para ter a condição adequada na rodovia”, pontuou Roberto Dorner.

Leia Também:  Emanuel anuncia ação judicial contra interventores e pedido de providências à PF e Câmara Municipal

No documento, o chefe do Executivo sinopense destaca que a urgência “se justifica por inúmeros fatores enfatizando, principalmente, o número crescente nos acidentes registrados na rodovia BR-163 no mês de janeiro de 2023”, cita trecho, que é complementado com o “ensejo para evidenciar a necessidade eminente de execução das melhorias já apontadas em estudo a fim de melhorar o acesso da BR-163, no perímetro urbano das cidades que a permeiam”. 

Dorner também endossou um documento similar, mas, com mesmos efeitos e teor, produzido e entregue pelos prefeitos dos municípios de Cláudia e União do Sul, Altamir Kurter e Claudiomiro de Queiroz, respectivamente, no qual pede por melhorias, como viaduto, no trevo entre a BR-163 e MT-423, enfatizando o tráfego intenso e as dificuldades de acesso, entre Rodovia Estadual e Rodovia Federal, que o grande volume de veículos geram aos condutores que dependem, diariamente, da MT e da BR. “Se passar por lá, em qualquer horário, a fila é grande, tanto de um lado quanto do outro. Não tem preferência para nenhum. Dá muito acidente, pessoas com pressa que passam na frente, então, pedimos que olhem com carinho nesse pedido”, disse, no evento. 

Leia Também:  Celeridade: Justiça garante efetividade ao julgar ação penal em dois meses

O encontro, realizado no Sindicato Rural, teve como objetivo oportunizar a apresentação de demandas relacionadas à Rodovia Federal e o esclarecimento de dúvidas sobre a transferência da concessão da BR-163 (trecho Sinop – Itiquira) – da Concessionária Rota do Oeste para a MT Participações e Projetos (MT PAR), assim como o novo trecho entre Sinop a Miritituba (PA), sob concessão da Via Brasil BR-163, que administra, pelo menos 1 mil quilômetro de rodovia e ligação entre municípios mato-grossense e o Sul do Estado do Pará.

Na reunião, também foi pontuado sobre a importância da Ferrovia Ferrogrão para auxiliar no escoamento das produções agrícolas na região. “Hoje, para chegar a Miritituba (PA) são mil quilômetros. Se construir a Ferrogrão, com certeza, o nosso frete barateará bastante e, esse número fica no bolso do produtor rural”, exemplificou Dorner. Conforme o projeto da Ferrogrão, a ferrovia contará com uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba. No entanto, os processos para implantação do empreendimento estão paralisados desde março de 2021, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)

Published

on

As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.

Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.

Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Leia Também:  Dorner entrega novos uniformes para servidores da Secretaria de Obras e reforça importância de investimentos

No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.

No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.

No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.

Leia Também:  Bolsa Família 2024: neste sábado tem pesagem na UBS Boa Esperança

A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA