Sinop

História de coragem e prevenção: o relato de Márcia sobre o câncer de mama

Publicado em

Encerrando o mês de outubro, em alusão ao tema “Outubro Rosa”, nessa sexta-feira, dia 31, o Instituto de Previdência Social de Sinop – Previ Sinop – reforça o compromisso com a promoção da saúde e a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesse contexto, a instituição recebeu Márcia Spinola Silva, paciente da rede municipal de saúde e sobrinha da segurada do Previ, Luzia Françoso, que compartilhou sua experiência como forma de orientação e incentivo a outras mulheres. Aos 49 anos, Márcia foi diagnosticada com câncer de mama após identificar alterações em seu corpo, demonstrando a importância do autoconhecimento e do acompanhamento médico regular para a detecção precoce da doença.

De acordo com Márcia,  a busca pela ajuda médica demorou e, após uma série de exames, recebeu a confirmação da doença: carcinoma ductal invasivo inflamatório na mama direita. “O médico me falou que teria que passar por quimioterapia, depois uma mastectomia, radioterapia e, posteriormente, caso eu desejasse, uma reconstrução mamária. O maior medo foi saber que eu perderia a mama. Mas, ao mesmo tempo, compreendi que o essencial era preservar a vida”, conta.

Atualmente em tratamento, Márcia já realizou seis das oito sessões de quimioterapia, com intervalos de 21 dias entre elas. Os efeitos colaterais, como náuseas, inchaço e fadiga, foram desafiadores, mas não a impediram de continuar com seus compromissos. “Decidi não deixar de fazer nada do que já fazia. Continuei trabalhando, estudando e mantendo a rotina, apenas ajustando quando necessário. Isso me ajudou a seguir firme.”

Ela ressalta que o apoio da família, dos amigos e da empresa onde trabalha foi fundamental para atravessar os momentos mais difíceis. “O suporte emocional faz toda a diferença. Quando a gente sente que não está sozinha, a força vem de dentro e de fora. No meu trabalho, sou pedagoga e geógrafa, eles compreenderam muito bem quando eu falei que não me ausentaria das atividades, apenas em algum momento que necessitasse”, comentou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop amplia acesso à saúde e leva mais de 800 atendimentos ao Gente Feliz

Durante o tratamento, Márcia também passou a olhar com mais atenção para o autocuidado e a alimentação. Ela adotou hábitos mais saudáveis, eliminou alimentos que causavam desconforto e reforçou a importância de práticas diárias que promovam o bem-estar. “Hoje entendo que cuidar da saúde vai muito além de tratar uma doença. É um compromisso com a vida.”

O alerta

Em sua fala, ela faz um apelo especial às mulheres, principalmente as mais jovens: “Não esperem chegar aos 40 anos para fazer os exames. É importante fazer o exame de  toque, façam o autoexame, insistam com seus médicos. A detecção precoce salva vidas”.
Ao ser questionada sobre as campanhas do Outubro Rosa, Márcia acredita que campanhas de prevenção são fundamentais — e que a conscientização precisa ser constante, durante todo o ano. “Antes se falava mais no mês de outubro. Agora, felizmente, vemos essa conversa acontecer o tempo todo. Isso é muito importante, porque a prevenção precisa ser uma rotina”, avalia ela.

Mensagem

Ao final, ela deixa uma mensagem de esperança para todas as pessoas que enfrentam o câncer: “Não desistam da vida, dos projetos e dos sonhos. O tratamento é uma fase, não é para sempre. Depois dele, vem um novo florescer — com mais força, mais gratidão e mais amor pela vida”, disse.

Leia Também:  PreviSinop oferece palestra para servidores aposentados sobre como ressignificar o luto

O Previ Sinop agradece à Márcia por sua coragem em compartilhar essa experiência pessoal e inspiradora. Histórias como a dela nos lembram da importância do cuidado, da informação e da prevenção — pilares fundamentais para a saúde e o bem-estar de todos.

Dados do Inca

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (inca) o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as brasileiras (excluindo o de pele não melanoma) e a principal causa de morte por câncer na população feminina. São estimados 73.610 novos casos em 2025 e, em 2023, foram registrados mais de 20 mil óbitos decorrentes da doença. A novidade da publicação está em consolidar e analisar dados atualizados de diferentes fontes do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo identificar avanços, desigualdades regionais e gargalos na linha de cuidado.

Em relação às faixas etárias, o levantamento mostra uma tendência positiva: entre 2000 e 2023, houve redução proporcional na mortalidade por câncer de mama na população feminina de 40 a 49 anos.

Ao longo de 2024, o SUS realizou 4,4 milhões de mamografias, das quais 4 milhões foram exames de rastreamento em mulheres sem sintomas — mais de 1 milhão delas fora da faixa etária até então recomendada para esse tipo de procedimento (50 a 69 anos). Acesse o folheto atualizado Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Acesso

Todas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), são portas de entrada para o diagnóstico e tratamento da doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Flávio Basilio / Previ Sinop

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Centro de Convivência Dona Zezé receberá alunos do Projeto Bombeiros do Futuro

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Sinop destaca potencial regional e fortalecimento da agricultura familiar durante GreenFarm 2026

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA