Sinop

Mallmann vistoria obras do Parque Florestal que terá biblioteca e sala para atendimento veterinário dos animais do local

Publicado em

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann visitou, hoje, as obras de revitalização do Parque Natural Municipal Florestal de Sinop. Até o momento, já foram concluídas as pistas internas de caminhada (inclusive no entorno do lago), quadras de areia, alambrado do campo de futebol e equipamentos sanitários. 

“Agora estamos aguardando a finalização da área administrativa, onde teremos várias salas, uma biblioteca, uma sala de informática, sala para nossos estagiários que farão pesquisas no parque, uma sala de atendimento aos nossos animais, que precisam de atendimento médico veterinário, assim como também um auditório para realizarmos a questão da educação ambiental”, destacou a gestora da pasta. 

O investimento é de mais de R$ 5 milhões, sendo cerca de R$ 2 milhões da prefeitura e pouco mais de R$ 3 milhões de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE Sinop). A previsão, é que os serviços sejam finalizados já nos próximos meses. 

“Esse espaço ainda está em construção, a cobertura já foi realizada e estamos na parte de acabamento do prédio administrativo. Também está em construção o prédio para guarda de equipamentos. A secretaria de Meio Ambiente faz uma prestação de serviço ao público, por meio das nossas áreas verdes e institucionais e os equipamentos serão guardados nesse barracão que está em construção”, acrescentou. 

Leia Também:  Cinema sorrisense lançou no final de semana três obras cinematográficas

A secretária ainda lembrou que enquanto as obras estão em andamento, a visitação ao parque segue suspensa. “Eu sei que a comunidade está ansiosa para revisitar o parque, que é um cartão postal da cidade, é um local de encontro da família sinopense, porém pedimos um pouquinho mais de paciência, porque esse é um espaço que estando em obras, precisamos da compreensão de todos, sem visitação, porque está fechado e permanecerá durante a finalização desta obra”, disse.

O objetivo da suspensão, é garantir a segurança tanto dos trabalhadores, quanto dos visitantes. “Pedimos a compreensão da população que não venha na área de estacionamento fazer a alimentação de animais, porque isso é proibido. Pedimos a compreensão de todos, aguardem para que possamos retomar a visitar ao parque, mas com uma infraestrutura totalmente renovada para prestar um bom serviço à comunidade de Sinop”, completou Ivete.

Com uma área total de pouco mais de 103 hectares e com localização na área urbana da cidade, o Parque Florestal é a maior reserva natural aberto à visitação em Sinop. Em 45 hectares dessa grande área, há investimentos de infraestrutura destinados ao público, como trilhas, pontos de observação em meio à natureza, ponte sobre o grande lago, campo de futebol e espaços para lazer.

Leia Também:  Sema reforma vigilância no Parque Estadual Serra Azul para coibir crimes ambientais

Sendo uma área integrada pelas Reservas R-10, R-11 e R-12, em 2014 a unidade de conservação foi classificada, pela lei municipal 2.067, como Parque Natural Municipal. O objetivo foi preservar os ecossistemas naturais existentes nas reservas, tornando um campo vasto para pesquisas científicas e de desenvolvimento de atividades de educação ambiental, bem como de turismo ecológico.

Em seu ambiente destinado à visitação, o espaço conta com inúmeros exemplares de macacos, araras e demais pássaros, tracajás, peixes, jacarés, tartarugas entre outros animais considerados silvestres.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizaram na noite deste sábado (20) a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte. O evento ocorreu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e marcou o retorno da competição ao município após dez anos. A última edição sediada em Sinop ocorreu em 2016.

Ao todo, 15 municípios participam da competição: Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Mais de 1,3 mil atletas disputam vagas para a fase estadual em quatro modalidades coletivas.

As disputas ocorrem em duas categorias. Os Jogos Escolares abrangem estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis reúnem atletas de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e vôlei.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do retorno da competição para o município. “Os Jogos Escolares e Estudantis acontecem todos os anos, desde a década de 1980, e a última vez que Sinop sediou essa competição foi em 2016. Agora, recebemos novamente esse grande evento graças à estrutura esportiva que o município possui. Hoje, Sinop é uma das principais forças do esporte em Mato Grosso e o Governo do Estado contemplou a cidade com essa etapa regional”, afirmou.

Gabriel Vasconcelos também ressaltou a dimensão da competição. “São mais de 1,2 mil atletas participantes e uma grande festa esportiva, que se estende até sexta-feira, quando ocorrerão as finais. É um evento importante para o fortalecimento do esporte e para a valorização dos nossos jovens atletas”, disse.

Leia Também:  Projeto contemplado em edital do Governo oferece capacitação em obras de restauro de patrimônio histórico

O diretor de Esportes da Prefeitura de Sinop, Rudy Roger, citou sobre o trabalho da administração municipal para receber as delegações. “Ao todo, são 15 municípios participantes e mais de 1,3 mil atletas. Isso mostra a força de Sinop. A capital do Nortão voltou a ser referência no esporte graças aos investimentos do prefeito Roberto Dorner, do secretário Gabriel Vasconcelos e do trabalho de toda a equipe. Para nós, é um orgulho receber todos esses atletas e seus familiares em uma cidade que é polo do Norte de Mato Grosso”, destacou.

O superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, ressaltou a parceria entre estado e município para a etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis. “Foram dez anos sem um evento desse porte em Sinop. É uma grande felicidade retomar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje, Sinop possui uma das melhores estruturas esportivas de Mato Grosso e passou muito tempo sem sediar essa competição. Estamos retomando esse trabalho com uma grande abertura e tenho certeza de que todos os municípios que vieram para cá ficaram satisfeitos com a recepção”, afirmou.

Atletas participantes

Representante de Sinop no vôlei, Sophia Bones destacou a emoção de competir em casa. “Eu jogo pelo município de Sinop e é um prazer, além de sediar esse campeonato, também participar dele. Todo atleta sonha em disputar essa competição e conquistar uma vaga para a fase estadual para poder jogar nos Jogos da Juventude. Nós nos preparamos há muito tempo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e as expectativas são altas. Esperamos buscar o título”, afirmou.

Leia Também:  Cinema sorrisense lançou no final de semana três obras cinematográficas

A atleta Ana Carolina Tetila, de Boa Esperança do Norte, ressaltou a preparação da equipe de futsal. “Tenho 16 anos e jogo futsal. Foi uma semana de muitos treinos e estamos esperando uma grande competição”, disse.

Representante de Feliz Natal no futsal, Jorge Pereira também destacou a preparação do grupo para participar da competição. “Tenho 16 anos, jogo como pivô e fixo. Nós nos preparamos bastante. Recebemos a confirmação da participação e conseguimos nos organizar. Trabalhamos muito para estar aqui. A expectativa está alta e queremos fazer uma boa competição”, afirmou.

Já a atleta Luana Victória, de Lucas do Rio Verde, falou sobre a preparação da equipe de handebol. “Tenho 14 anos e represento a associação de handebol de Lucas do Rio Verde. Nossa preparação teve muito trabalho físico, corrida, exercícios de subida e aquecimento. A nossa expectativa está muito alta por causa das equipes que nós conhecemos”, comentou.

As partidas começam neste domingo (21), a partir das 8h. Os jogos de basquete ocorrem no Ginásio Primaveras. As disputas de vôlei acontecem nos ginásios Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. Os jogos de handebol ocorrem no Ginásio Francisco Hidalgo Gimenez. Já as partidas de futsal ocorrem no Ginásio Jaime Rovelli e no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. A etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses segue até o dia 26 de junho.

A tabela completa dos jogos, com horários, locais e confrontos, está disponível AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA