Sinop

Prefeitura de Sinop amplia acesso à saúde e leva mais de 800 atendimentos ao Gente Feliz

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a segunda edição do programa “Saúde no seu Bairro”, contemplando os moradores da região do Gente Feliz (norte do município). A ação aconteceu no último sábado (21), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Simão Flach, com atendimentos das 7h30 às 13h, organizados por ordem de chegada.

Centenas de moradores compareceram ao evento e aproveitaram para realizar check-up de saúde e atualização do cartão de vacinas. Foram oferecidos atendimentos de retinografia (exame que observa o fundo do olho para possível diagnóstico ligado a doenças como retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular); inserção de Implanon (método contraceptivo feminino); planejamento familiar (vasectomia, laqueadura e DIU); atendimento com clínico geral; vacinação antirrábica; e atualização da caderneta de vacinação.

Além desses serviços, a população pôde aproveitar para realizar alguns exames, como tipagem sanguínea, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes para avaliação de hanseníase e coleta de preventivo. Famílias beneficiárias do Bolsa Família também aproveitaram para realizar as atualizações necessárias para manutenção do auxílio. Suplementação de vitamina A, terapias integrativas e orientações sobre a importância do combate à dengue também foram realizadas.

O vice-prefeito, Paulinho Abreu, acompanhou a prestação de serviços no bairro e evidenciou que ações descentralizadas são uma prática da Prefeitura, com a finalidade de aproximar os serviços públicos da população.

“É a saúde de Sinop levando os seus serviços até os bairros. Vários serviços, como vacinação, saúde da mulher — inclusive Sinop é uma das cidades que mais implantou o Implanon nesse programa importante —, também temos consultas, exames. Afinal, todos os serviços de saúde sendo trazidos aqui para o bairro é uma meta da nossa gestão, do prefeito Roberto Dorner, por meio da Secretaria de Saúde, do secretário Érico, levando esses serviços até o bairro, humanizando o atendimento e facilitando a vida da população”, comentou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop abre inscrições para Casamento Abençoado a partir desta terça-feira (19)

O secretário de Saúde, Érico Stevan, explica que essa é a segunda vez que o município executa a ação, que funciona como uma “busca ativa” na saúde, levando os atendimentos ao próprio bairro do paciente. “É a segunda edição aqui no bairro Gente Feliz. Estamos atendendo toda a população, não só daqui do bairro Gente Feliz, mas também moradores dos bairros próximos. É um pedido do nosso prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho que tornemos os atendimentos da saúde mais humanizados, e buscar o paciente no seu próprio bairro é uma das formas”, explicou.

Deli Farias, professora, foi uma das moradoras que aproveitou a ação para levar a família e se beneficiar dos serviços de saúde da mulher. Ela destaca que ações descentralizadas nos finais de semana são essenciais para alcançar a população. “Eu vim trazer as crianças para avaliação e dar continuidade ao tratamento, e minhas duas filhas adolescentes para inserir o Implanon e atendimentos odontológicos. Essas ações são muito importantes, porque eu trabalho a semana toda e não tenho tempo de ir a um postinho atrás desses serviços. Então, a gente vem no sábado, que é mais acessível para nós”, disse.

Outra moradora que aproveitou os serviços foi Ariale Araújo. Ela realizou a inserção do Implanon como método contraceptivo e utilizou serviços de beleza prestados por alunos das universidades parceiras. Ela aprovou os atendimentos. “Há duas semanas, eu fui à UBS e a enfermeira me disse que hoje teria o Dia D. Aí eu me interessei. Ela fez todo o processo e eu vim. Foi muito bom, não foi doloroso, tem anestesia e foi bem tranquilo”, comentou.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Dayane de Souza, explica que dezenas de serviços voltados à mulher foram prestados na ação e destaca que a parceria com universidades locais e entidades sem fins lucrativos é essencial para garantir os atendimentos.

Leia Também:  Donos de terrenos nos LIC’s Norte e Sul devem atualizar seus cadastros na SEDEC

“Realizamos diversos atendimentos para a população do Gente Feliz e das redondezas. Fizemos coleta de preventivo, planejamento familiar, teste rápido para o público geral e para gestantes em acompanhamento de pré-natal. Também realizamos a inserção de vários Implanons. Ofertamos consulta com clínico geral, avaliação de hanseníase, além de atividades educativas sobre o tema. Tivemos vacinação, aferição de pressão e de glicose, tudo em parceria com diversas universidades do município”, ressaltou.

A ação contou com a parceria de acadêmicos supervisionados do Centro Universitário de Sinop (Unifasipe), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Faculdade Anhanguera, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto Técnico Rui Barbosa. Ana Karolliny, acadêmica de fisioterapia, foi uma das alunas supervisionadas que atuaram nesta edição e explicou os atendimentos ofertados. “Somos acadêmicas de fisioterapia, do primeiro semestre, e viemos aqui na escola hoje para falar sobre sustentabilidade, meio ambiente e o papel do fisioterapeuta”, comentou.

Além de melhorar os atendimentos, promover a busca ativa e facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde, o “Saúde no seu Bairro” também funciona como um sistema de integração entre aluno e escola, ampliando os serviços prestados e contribuindo para a formação dos acadêmicos da área da saúde no município. Mais de 800 atendimentos foram realizados neste dia. A próxima ação já está programado para acontecer no próximo mês, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Rodrigo Damasceno, no Jardim Violetas.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Campanha Tchau Sufoco alcança mais de 17,2 mil atendimentos para resoluções de dívidas

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Força-tarefa contra o Aedes aegypti no bairro Jardim das Nações

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA