Sinop
Prefeitura de Sinop encerra projeto Do Brincar ao Escrever com noite de autógrafos e participação de mais de 800 crianças
Publicado em
18 de novembro de 2025por
Da Redação
A cerimônia contou com a participação de mais de 800 alunos das escolas Emeb Profª Marizete Weber, Emei Clarice Alves Correa dos Santos, Emei Solange Maria Ferronato, Emei Vinícius de Moraes, Emei Santo Antônio, Emei Sylvia Orthof e Emei Cecília Meireles. Mais de 2.500 crianças devem participar da iniciativa ao longo das três noites.
O clima de celebração reforçou o papel do projeto na formação integral das crianças, que registraram em livros suas experiências, percepções e narrativas produzidas durante o ano letivo. A ação valoriza a autoria desde a Educação Infantil e busca fortalecer a transição pedagógica para o Ensino Fundamental, um momento considerado decisivo para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
A programação das três noites inclui apresentações artísticas, participação de escritores sinopenses de literatura infantil e o espetáculo do Circo do Jiló, pensado para envolver as famílias e dar ainda mais significado ao momento de encerramento.
O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, destacou o quanto o município prioriza a educação infantil e como ações desse porte reforçam o cuidado com cada etapa da aprendizagem. “A educação no nosso município é um orgulho e estamos aqui neste evento, onde as crianças estão saindo do ensino infantil, partindo para o fundamental, com um livro para cada turma. Eles já estão inserindo a leitura e escrita no aprendizado e é um evento que mostra como as nossas crianças estão sendo bem cuidadas no ensino infantil, com uma educação de qualidade, que é uma meta da gestão do prefeito Roberto Dorner”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Salete Rodrigues, também destacou a relevância do momento e descreveu a ação como um marco simbólico para crianças e famílias. Ela explicou que o encerramento representa mais do que a conclusão de um ciclo. “Hoje é uma noite linda do nosso projeto de transição Do Brincar ao Escrever. As crianças da educação infantil estão na última fase, indo para o ensino fundamental e esse é o momento de encontrar as famílias com essas crianças. É uma noite que vai ficar marcada na vida, na história dessas famílias, onde as crianças registraram uma pequena parte de tudo aquilo que elas fizeram na educação infantil”, disse.
A coordenadora da Educação Infantil, Lenir Guedes, relatou como o projeto nasceu e ganhou força dentro da rede municipal. Ela explicou que a ideia surgiu durante um encontro pedagógico, quando professores discutiam estratégias para fortalecer a transição escolar. “O projeto Do Brincar ao Escrever nasceu de um encontro que nós estávamos com os professores pensando na transição das crianças. As nossas crianças do pré fase II irão para o 1º ano e nós pensamos em um marco e é o momento da escrita da criança, o momento da introdução à escrita e do brincar, que a nossa criança é protagonista, mas continua sendo criança”, afirmou.
A diretora da Emei Sylvia Orthof, Derli Schimer, ressaltou o envolvimento das crianças e o caráter criativo das produções. Ela destacou a profundidade do trabalho pedagógico que resultou nos livros apresentados. “Nós estamos aqui com sete turminhas da Emei Sylvia Orthof. É uma parte muito importante do processo de transição. Não é só a produção dos livros, tem muito talento envolvido, muita criatividade. Cada criança foi envolvida de uma forma que ela pode expressar, além da escrita, além do desenho, também o sentimento e a criação de muitos personagens”, afirmou.
A professora Mirian Gardas, da Emei Cecília Meireles, também avaliou o projeto como um marco para a rede municipal e para a trajetória das crianças. Ela destacou o valor simbólico da autoria na infância. “Esse projeto é grandioso e é a primeira vez que acontece algo dessa magnitude aqui no nosso município, e para mim, como professora, foi um prazer imenso participar, principalmente porque a gente pôde proporcionar para os alunos o prazer de produzir, de escrever um livro, isso é muito grandioso, é maravilhoso, para nós e para as crianças também”, disse.
Mirian Gardas reforçou o impacto emocional dessa etapa na vida escolar dos estudantes. “São alunos que no ano que vem vão para o primeiro ano, então realmente é um marco na vida da criança, onde ela vai estar recebendo o produto ali das habilidades que elas construíram ao longo do ano, que elas desenvolveram. Isso é maravilhoso para nós e para as crianças”, completou.
A participação das famílias também foi lembrada pela mãe e futura professora Diessica Nogueira, que definiu a experiência como um privilégio. Ela ressaltou a importância da presença familiar no processo educativo. “Além de mãe, eu sou professora em formação, então é um prazer fazer parte da educação e como mãe, quero passar isso adiante, não só para meu filho, mas como para as outras crianças. Poder estar presente acompanhando esse projeto como mãe e como futura professora é um privilégio porque sabemos a importância do lúdico nessa fase das crianças, do brincar, do desenvolver e com certeza é uma honra. Foi um projeto maravilhoso e de muito sucesso”, afirmou.
O encerramento do projeto segue nesta terça-feira (18) com a participação dos alunos da Emei Tarsila do Amaral, Emei Pequeno Príncipe, Emei Neuza Nadir Fuzinatto Graf, Emei São Francisco de Assis, Emei Palmira Machado Menegazzo, Emei Tatiana Belinky, Emei Elizete Dallabrida e Emei União e na quarta-feira (19) com as crianças da Emeb Silvana, Emei Alvorada, Emei Monteiro Lobato, Emei Gerson Pires da Silva, Emei Tempo de Infância, Emeb Armando Dias e Emei Clara Teixeira.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Published
1 hora agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Proposta de Meta Nacional busca fortalecer cumprimento de decisões judiciais na saúde pública
No embalo do terceiro jogo do Brasil, Copa do Judiciário estreia novas funcionalidades
Magistrados e servidores debatem sobre efetividade das decisões judiciais relativas à Saúde Pública
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
Juiz do Centro de Solução de Conflitos de Rondonópolis realiza bate-papo com estudantes do Senai
GRANDE CUIABÁ
Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20
A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber...
Campanha Scratch Day 2026 mobiliza mais de 40 escolas e fortalece aprendizagem criativa em Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) promoveu, durante os meses de maio e junho, ações que...
Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva,...
MATO GROSSO
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos...
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6),...
Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
ENTRETENIMENTO
Ana Siebert curte passeio em Miami com Rafaella e a irmã antes de jogo do Brasil
Ana Paula Siebert, de 38 anos, já entrou no clima da Copa do Mundo 2026. A influenciadora está em Miami,...
Simony celebra amor-próprio ao exibir boa forma em clique: ‘Vestida de amor próprio’
A cantora Simony chamou a atenção dos seguidores nesta terça-feira (23), ao publicar uma foto em frente ao espelho exibindo...
Kelly Key revela mudanças no corpo após adotar nova alimentação: ‘Comer mais’
Kelly Key, de 43 anos, começou esta quarta-feira (24), cheia de energia e aproveitou o treino para compartilhar uma descoberta...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes7 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
CUIABÁ7 dias agoOitavas de final do futsal dos JECs 2026 definem classificados e elevam expectativa para quartas no Verdinho
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
