Sinop

Prefeitura de Sinop recebe vereadores de Rondonópolis e reforça protagonismo do município como referência em desenvolvimento

Publicado em

A Prefeitura de Sinop recebeu, nessa terça-feira (17), uma comitiva formada por seis vereadores do município de Rondonópolis – MT, em uma agenda institucional que reforça o protagonismo de Sinop como referência regional e estadual em desenvolvimento, planejamento urbano e industrialização.

Durante a visita, os parlamentares conheceram as instalações da Inpasa em Sinop — considerada a maior biorrefinaria de etanol de grãos do mundo, com capacidade de processamento de cerca de 4,6 milhões de toneladas de milho e produção anual de 2,1 bilhões de litros de etanol — além de participarem de reunião institucional com o prefeito Roberto Dorner.

A agenda teve como objetivo compreender, na prática, os impactos da industrialização no desenvolvimento econômico e social do município, além de promover a troca de experiências entre os legislativos e o Executivo.

De acordo com o vereador Ibrahim Zaher, que falou em nome da comitiva, Sinop se consolida como exemplo de crescimento planejado e visão de futuro. “Nós viemos em uma comitiva de vereadores e queremos agradecer ao prefeito Roberto Dorner por nos receber. Tivemos a oportunidade de visitar a Inpasa e entender qual foi a grande transformação após a chegada dessa indústria. Parabenizamos o prefeito pela gestão, que já acompanhamos há algum tempo, e pela condução de um trabalho que tem gerado resultados concretos”, destacou.

Leia Também:  Bolsa família: Hoje (16) tem pesagem nas UBS’s Boa Esperança e Sebastião de Matos

Zaher ressaltou ainda que a experiência vivida em Sinop contribui diretamente para o planejamento de Rondonópolis, especialmente no processo de fortalecimento da industrialização. “Rondonópolis também está caminhando para avanços significativos nesse setor e a ideia foi justamente aprender com quem já está consolidado. Sinop é uma cidade muito planejada, com grandes avenidas e que pensa no futuro, não apenas no presente. Isso é fundamental. Tudo o que é bom precisa ser observado e, sim, copiado”, afirmou.

O vereador também enfatizou a importância da atuação conjunta entre os poderes para o desenvolvimento regional. “A gente espera que, com a chegada de novas indústrias, Rondonópolis também tenha essa virada de chave na industrialização. Esse é o objetivo: fazer com que Mato Grosso deixe de ser apenas produtor e se torne um grande polo industrial, como Sinop tem se tornado. A Câmara tem papel importante nisso e esperamos colher bons frutos”, completou.

O prefeito Roberto Dorner destacou a satisfação em receber representantes de outros municípios interessados em conhecer o modelo de gestão adotado em Sinop e reforçou a importância da cooperação entre cidades. “Fico muito honrado de receber essa comitiva de vereadores de Rondonópolis, uma cidade co-irmã e muito próspera também. A gente está mostrando o potencial da cidade, como a gente faz aqui, também estou ouvindo as experiências que eles trazem. A gente sabe que essa conversa entre cidades trazem benefícios para todos”, declarou.

Leia Também:  Morador comemora início das obras de fechamento do valetão na avenida dos Ingás

A visita reforça o papel de Sinop como vitrine de boas práticas administrativas e de desenvolvimento sustentável, consolidando o município como referência para outras cidades que buscam crescimento estruturado, atração de investimentos e fortalecimento da economia local.

Participaram dessa comitiva os seguintes vereadores de Rondonópolis: Anderson Bananeiro, Ibrahim Zaher, Kaza Grande, Marisvaldo Gonçalves, Professor Alikson Reis e Welington Pereira.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Pilates funcional e hidrofuncional promovem mais disposição aos segurados do Previ Sinop

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Prazo de atualização cadastral das famílias selecionadas para o Nico Baracat encerra amanhã (12)

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA