Sinop

Previ Sinop celebra o Pró-Gestão RPPS Nível IV e amplia horizontes de investimento

Publicado em

O Previ Sinop alcançou um marco inédito ao se tornar o primeiro instituto de previdência do Brasil, de porte médio, a conquistar a certificação Pró-Gestão RPPS Nível IV, o mais alto nível de reconhecimento em governança e excelência na gestão previdenciária, em dezembro de 2025. A certificação representa o resultado de um trabalho técnico, responsável e comprometido com as melhores práticas de gestão, consolidando o Previ como referência nacional no fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

A conquista ganha ainda mais relevância diante da nova Resolução nº 5.272/2025, que trouxe mudanças importantes nas regras de investimentos dos RPPS. Caso o Previ permanecesse no Nível II do Pró-Gestão, estaria impedido de aplicar recursos em segmentos estratégicos, como investimentos no exterior, Fundos de Investimento em Participações (FIP) voltados à economia real, fundos imobiliários e crédito privado. Com o Nível IV, todos esses segmentos passam a estar liberados, tanto no Brasil quanto no exterior, ampliando significativamente as possibilidades de alocação dos recursos previdenciários.

Leia Também:  Moradores do Nações recebem Prefeitura em Movimento, com atendimentos de saúde, assistência, gabinete popular e diversos servicos

Além disso, o novo enquadramento possibilita a elevação dos limites percentuais de investimento em diversas modalidades. As aplicações em ações, por exemplo, passam de 40% para 50%; os investimentos no exterior aumentam de 5% para 10%; e os Fundos de Investimento em Participações (FIP) também podem chegar a 10%. Esses avanços fortalecem a capacidade do Previ Sinop de buscar maior diversificação da carteira, reduzindo riscos e ampliando as oportunidades de rentabilidade no longo prazo.

Com o Nível IV, o Previ deixa de ficar restrito quase exclusivamente aos títulos públicos e passa a contar com alternativas mais modernas e estratégicas de investimento. Isso é especialmente significativo no atual momento de transição da regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que define as regras para aplicações dos RPPS em todo o país. Atualmente, cerca de 95% dos RPPS brasileiros não possuem a certificação Pró-Gestão e, por isso, permanecem limitados majoritariamente aos títulos públicos. O Previ Sinop está entre os apenas 5% que conquistaram esse diferencial, reforçando sua posição de destaque no cenário nacional.

Leia Também:  Equipes de endemias reforçam combate à dengue e alertam para novos casos

Para o gestor de investimentos Danilo Macri Mont, a certificação representa um divisor de águas na gestão dos recursos previdenciários. “O Pró-Gestão Nível IV nos dá segurança, autonomia e mais alternativas para diversificar os investimentos, buscar maior rentabilidade e fortalecer a sustentabilidade do Previ no longo prazo. É uma conquista que reflete a maturidade da nossa gestão e o compromisso com o futuro dos segurados”, afirma.
Com esse avanço, o Previ Sinop celebra não apenas uma certificação, mas a consolidação de uma gestão moderna, estratégica e preparada para os novos desafios do sistema previdenciário brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Flávio Basilio / Previ Sinop

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Setor da construção mantém aquecimento e supera 60 mil m² edificados em setembro

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Moradores do Nações recebem Prefeitura em Movimento, com atendimentos de saúde, assistência, gabinete popular e diversos servicos

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA