Sorriso

Em reunião com Energisa, Executivo, Legislativo e empresários apresentam relatório de oscilações no fornecimento de energia

Publicado em

Executivo, Legislativo, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), empresários e uma equipe da Concessionária Energisa estiveram reunidos nesta manhã, 26 de outubro, para um relatório dos problemas enfrentados por Sorriso em relação ao registro de quedas e falta de energia. Diretor-presidente da concessionária, Gabriel Alves Pereira Júnior, ouviu todos os relatos e se comprometeu em analisar e dar retorno aos questionamentos em um segundo encontro, já agendado para 10 de novembro.

O vereador Celso Kosak destacou o excesso de cabos de empresas de internet e afins nos postes da concessionária. “Em muitos pontos inclusive esse excesso acaba provocando acidentes, com fios caídos”, pontuou Kosak. Gabriel destacou que está em fase final da aprovação da lei que normatiza a colocação de fios e cabos irregulares em postes de energia elétrica. “Com a aprovação da lei, haverá a permissão para no máximo a instalação de cabeamento de três empresas por espaço”, já adiantou.

Leia Também:  Equipe do Integrar debate saúde mental na Escola Tiradentes

Já os vereadores Zé da Pantanal e Rodrigo Machado abordaram as quedas constantes de energia elétrica que incluem pontos de toda a cidade. Segundo Zé, o bairro Pinheiros I que conta com 165 famílias residentes ficou dois dias em meia-fase; há ainda problemas também de quedas frequentes nos bairros Vila Romana, Alphaville e Village, inclusive moradores desses pontos entregaram abaixo-assinado direcionado à concessionária. Nesses casos, segundo Gabriel, é preciso trocar ou ampliar a troca de transformadores.

O prefeito Ari Lafin enfatizou que as quedas e a situação de meia-fase é enfrentada em toda a cidade. Nesta manhã mesmo, o bairro Recanto dos Pássaros estava em meia-fase. “Temos relatos de quedas em todos os pontos; entendemos também que estamos no limite da capacidade energética, já estivemos em Brasília cobrando agilidade na liberação de recursos por parte da Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A,) e hoje estamos recebendo uma comitiva da Energisa; queremos entender o que é de responsabilidade da Energisa, Eletronorte e Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S/A) para cobrarmos diretamente as gestões”, frisa.

Leia Também:  Segue até sexta-feira ciclo de eventos sobre a cadeia produtiva do agro

Para Ari, a Energisa tem demonstrado preocupação com a situação de Sorriso. “Recebemos aqui o diretor-presidente da empresa e uma comitiva representando todos os setores da concessionária, ouvimos do diretor um compromisso real em nos trazer respostas de todas a situações levantadas e esperamos realmente resolver a questão da inconstância no fornecimento”, diz. “`Precisamos urgentemente que a rede de fornecimento de energia que atende Sorriso seja ampliada”, ressalta o gestor.

Por outro lado, a concessionária também solicita aos empresários que mantenham atualizado o nível de consumo das empresas para que possa ser analisada a necessidade real da cidade. Para isso, é preciso entrar em contato diretamente com a concessionária. “Nosso compromisso é analisar todos esses pontos e retornar com muitas situações já resolvidas e também com a programação de prazo para a solução das demais questões”, finaliza Gabriel.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde

Published

on

Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.

Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.

“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.

A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.

Leia Também:  Equipe do Integrar debate saúde mental na Escola Tiradentes

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.

Leia Também:  Prefeito recebe empresários catarinenses com proposta de complexo logístico para Sorriso

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA