Sorriso

Projeto De Olho no Óleo leva conscientização ambiental e geração de renda para moradores do Bairro Mário Raiter

Publicado em

Comunidade aprende a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado

Por meio da parceria entre a Águas de Sorriso e a Prefeitura, foi realizada, no último sábado (20/06), mais uma edição do projeto De Olho no Óleo, por meio da área de Responsabilidade Social da concessionária. A ação foi promovida no Bairro Mário Raiter, e teve como objetivo conscientizar a população sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para a produção de sabão, evitando o descarte irregular e possíveis obstruções na rede de esgoto.

Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas para transformar o óleo utilizado no preparo de alimentos em sabão em barra e líquido, promovendo práticas sustentáveis e até mesmo oportunidades de geração de renda.

Carina Tereza Barbosa, moradora do bairro, que participou da atividade, destacou a importância do aprendizado. “Foi uma oficina muito boa. Aprendi bastante, porque eu não sabia fazer sabão. Aprendi a fazer tanto em barra quanto líquido. Sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive alguém para ensinar. Hoje vocês nos proporcionaram esse aprendizado que vou levar para a vida toda. Não só para dentro de casa, mas também como uma oportunidade de ganhar uma renda extra”, relatou.

Leia Também:  Reunião discute isenção de pedágio para assentados do Jonas Pinheiro

O coordenador da Águas de Sorriso, Ricardo Lima de Paula, reforçou a importância da iniciativa para o sistema de esgotamento sanitário do município.

“Participar do projeto Olho no Óleo é muito importante, porque o descarte inadequado do óleo de cozinha é um dos grandes responsáveis pelas obstruções na rede de esgoto em Sorriso. Mostrar para as famílias que esse óleo pode ser reaproveitado na produção de sabão, em vez de ser descartado na pia ou nos ralos, faz toda a diferença. Essa prática contribui para a preservação do sistema, reduz ocorrências operacionais e ajuda a evitar transtornos para a população, especialmente durante o período chuvoso”, destacou.

A coordenadora do CRAS São Domingos, Fabiana Nascimento, também ressaltou os benefícios ambientais e sociais da ação. “Aqui as pessoas estão aprendendo como descartar corretamente o óleo de cozinha e entendendo os prejuízos do descarte inadequado. Além disso, estão adquirindo um novo conhecimento, aprendendo a produzir sabão para utilizar em casa e, quem sabe, até complementar a renda familiar”, afirmou.

Leia Também:  Profissionais do Caps Nova Vida e Integrar participam de encontro regional sobre saúde mental

O curso foi ministrado pelo professor Thiago Henika, que apresentou de forma prática e didática como um resíduo que normalmente seria descartado pode ser transformado em um produto útil para o dia a dia, incentivando hábitos mais sustentáveis e conscientes.

Por meio do projeto De Olho no Óleo, Águas de Sorriso e Prefeitura reforçam o compromisso com a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e a promoção de ações que contribuam para a qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Sorrisenses integram mais uma etapa do Capacita SUAS

Published

on

Formação vem sendo realizada na UFMT, de forma gradativa

Em mais uma oportunidade de formação continuada, três servidores municipais participaram de mais uma edição do Capacita SUAS, realizada no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

As servidoras da Secretaria de Assistência Social (Semas) Marciliana Binoto e Gabriely Camara, e o servidor Rafael Maniezo, que integra a equipe da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), integraram o grupo de alunos que dialogou, de 15 a 19 de junho, sobre o tema “Introdução ao exercício do controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, que integra a 3.ª edição do Capacita SUAS.

A capacitação reúne trabalhadores de nível superior inseridos na gestão e no provimento dos serviços da Proteção Social Básica (PSB). O Capacita Suas é promovido graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva, por meio de convênio firmado em setembro de 2025. A conferência de abertura foi realizada em 20 de outubro de 2025, marcando o início das atividades que contemplam sete cursos ao todo.

Leia Também:  Sorriso passa a contar com ponto de atendimento da Receita Federal

“Participarmos desta formação auxilia muito nosso trabalho, à medida que amplia nosso repertório técnico e permite aprender com as realidades trazidas por integrantes do curso de várias partes do Estado”, destaca Marciliana.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA