Tribunal de Justiça de MT

Encontro de Enfermagem do Judiciário e Ministério Público aborda desafios e conquistas da profissão

Publicado em

“Ninguém tem mais compaixão que um profissional da enfermagem”. Essa fala foi da vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Erotides Kneip, durante a abertura, nessa segunda-feira (05 de agosto), do 8º Encontro de Enfermagem do Poder Judiciário e Ministério Público, em reconhecimento ao cuidado e zelo ao próximo exercidos por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
 
O evento, realizado pela primeira vez fora de Brasília (DF), conta com dois dias de intensa programação. Na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, em Cuiabá (MT), os participantes, de todo Brasil, evidenciarão as conquistas e desafios da enfermagem no ambiente interinstitucional por meio de discussões sobre a valorização da categoria e a saúde dos profissionais.
 
A desembargadora ressaltou o papel fundamental da enfermagem no tratamento e na cura de pacientes. “Não existe cura sem uma enfermagem bem feita. A atuação da enfermagem é o sucesso do tratamento”, enalteceu. A magistrada, que já atuou na área, destacou a importância desses profissionais no Poder Judiciário mato-grossense que contribuem, por meio das atividades laborais e atendimentos diários, com o bem-estar de magistrados (as) e servidores (as).
 
“Saúde não é só a ausência de comorbidades ou doenças. É muito importante que, para a Justiça, nossos servidores e nossos jurisdicionados estejam saudáveis”. A magistrada fez um agradecimento especial à equipe do TJMT, em nome da enfermeira Alessandra Medina, resgatando a assistência imprescindível concedida a todos magistrados e servidores em meio às incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19. “É ter uma compaixão sem tamanho. O exercício da enfermagem é a presença de Deus”.
 
A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Debora Silveira, enalteceu a escolha da saúde emocional como tema central do evento que, de acordo com ela, é imprescindível ao exercício profissional. “É um evento importante para que tenhamos um momento de reconhecimento ao mérito da enfermagem assim como ao amor, à dedicação e à persistência no cuidar que cada profissional exerce”, afirmou. “Por isso, cuidar de si e dos pares é muito importante. Que possamos sair daqui renovados e cheios de esperança por uma enfermagem viva e cada vez mais comprometida, valorizada e reconhecida”.
 
Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Bruna Santiago, ao considerar o Sistema Único de Saúde, a enfermagem compõe 70% de toda força de trabalho. “A enfermagem é a maior força de trabalho na saúde em si e, infelizmente, é marcada pela profissão de multiempregos. Quem atua nessa área, precisa estar presente em mais de um vínculo de trabalho para conseguir ter uma renda melhor e supostamente ter uma qualidade de vida”. A presidente ressaltou que, ao debater sobre instrumentos e estratégias para melhorar a rotina de trabalho, soluções para reduzir a sobrecarga emocional gerada pelos multiempregos surgem. “Eventos como esse são de suma importância para mostrar a importância da enfermagem, o respeito e o reconhecimento que a profissão precisa também”.
 
Em meio a esse cenário, a presidente do Coren-MT evidenciou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da enfermagem no ambiente institucional. “É muito importante. Quando a gente tem isso de forma padronizada, construtiva e parceira, todo mundo sabe das suas atribuições e responsabilidades e reconhece que o serviço dá disponibilidade e acesso para esse profissional ser escutado”, disse. “Parabenizo todos os envolvidos na realização desse evento, porque mostra realmente como nós somos importantes e indispensáveis em todas as realidades”, completou.
 
Ainda na abertura oficial, a secretária-adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Joseane Salomão, também elogiou a iniciativa. “Gostaria de agradecer o convite para juntos debatermos temas de grande valia”.
 
Programação – Após a abertura oficial, o evento contou com uma roda de conversa que abordou os “Pilares para o fortalecimento da saúde da equipe de enfermagem”, destacando a importância do cuidado e valorização da categoria, sendo conduzida pelas presidentes do Coren-MT, Bruna Santiago e da Associação Brasileira de Enfermagem, Débora Silveira, respectivamente e ainda sob a coordenação de Valda Maria Costa Fumeiro, do Coren-DF.
 
Ainda na tarde do primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras que trataram importantes temas como “Desafios da Enfermagem na promoção da saúde emocional dos magistrados e servidores”, “Envelhecimento no Judiciário: construção de políticas de médio e longo prazo para a saúde de servidores e magistrados” e “Sentindo na pele: Reflexões sobre a acessibilidade” e ainda uma mesa redonda que promoverá reflexões sobre “Desafios para o alcance de saúde mental e bem-estar psicossocial do trabalhador”.
 
No segundo dia, a programação segue com a aplicação de um Círculo de Construção de Paz assim como mesas redondas que tratarão sobre “As unidades de Saúde alinhadas às necessidades do Judiciário e Ministério Público”, “Empreendedorismo na Enfermagem: construindo um futuro promissor”, palestra com a abordagem “Importância do acompanhamento da saúde do servidor em teletrabalho” e minicurso com uma dinâmica voltada para “A visão da equipe de enfermagem quanto à Assistência prestada em um serviço de urgência e emergência”.
 
Talita Ormond/Fotos: Alair Ribeiro
Núcleo de Comunicação Interna
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Comarca de Campo Novo dos Parecis abre inscrições para seletivo na área de Psicologia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Programa de ressocialização forma 48 pessoas privadas de liberdade em Rondonópolis

Published

on

A imagem mostra a cerimônia de formatura das turmas do programa Quarenta e oito pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, e da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis concluíram o programa de ressocialização “A Viagem do Prisioneiro”. Foram quatro meses de reflexões sobre escolhas, responsabilidade, perdão e projeto de vida.

Desenvolvido entre os meses de março e junho, o curso reuniu quatro turmas, duas na unidade masculina e duas na feminina, com 12 participantes cada. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a 4ª Vara Criminal de Rondonópolis e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), é um estudo bíblico ecumênico voltado à valorização humana e ao fortalecimento do processo de ressocialização. Os participantes vivenciam rodas de conversa, dinâmicas de grupo e momentos de reflexão sobre suas próprias trajetórias.

Um dos formandos, M.N.M.F, contou que a experiência provocou mudanças na forma de enxergar a própria trajetória. “Desde o início houve uma transformação. O programa mexe com as nossas vivências e com o nosso comportamento. A pessoa que inicia o curso não é a mesma que conclui. Cada participante tem sua história, suas dores e seu processo de vida. Essa troca de experiências transforma tanto quem participa, quanto quem conduz os encontros”, afirmou.

Segundo ele, as dinâmicas desenvolvidas durante as aulas tornaram os encontros mais significativos e contribuíram para aproximar os participantes das reflexões propostas. “Elas ajudavam a trazer para a prática aquilo que era estudado, tornando os encontros mais participativos e mostrando que a mudança é possível”, relembrou.

A imagem mostra a cerimônia de formatura das turmas do programa Para a juíza da 4ª Vara Criminal de Rondonópolis, Sabrina Andrade Galdino Rodrigues, a inciativa foca no fortalecimento da dimensão espiritual, que é um dos pilares do processo de ressocialização previsto no Plano Estadual Pena Justa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia Também:  Juízes mato-grossenses participam de encontro do CNJ sobre combate ao crime organizado

“A parte espiritual precisa ser trabalhada para que a ressocialização seja alcançada na sua integralidade. A prática de um crime necessariamente passa pela flexibilização de valores morais. Por isso, entendo ser de suma importância que a espiritualidade e as religiões sejam trabalhadas, porque elas resgatam valores que precisam ser fortalecidos na sociedade”, argumentou.

“Essas 48 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o Evangelho de Marcos, compreender quem é Jesus, por que ele veio e o que significa segui-lo. São histórias muitas vezes marcadas por dores, angústias e abandono. O programa oferece ferramentas para que encontrem força para enfrentar o cárcere e possam organizar um projeto de vida pautado na legalidade e em valores morais quando retornarem ao convívio social”, disse Sabrina Andrade.

A coordenadora do Setor de Educação da Mata Grande, Creuza Rosa Ribeiro lembrou que após uma desconfiança inicial, o envolvimento dos participantes cresceu ao longo dos encontros.

A imagem mostra um dos encontros do programa “Apresentamos o programa dentro da unidade e quem demonstrou interesse pôde se inscrever. No início, muitos chegaram desconfiados, imaginando que seria apenas uma atividade religiosa. À medida que conheceram a proposta, compreenderam que se trata de um programa ecumênico de valorização humana, desenvolvido em mais de 100 países. A curiosidade deu lugar ao interesse e ao desejo de conhecer mais. Foi possível perceber um envolvimento crescente dos participantes a cada encontro”, contou.

A diretora da Cadeia Pública Feminina, Maria Giselma Ferreira da Silva destacou a participação ativa das detentas durante todo o curso.

“As alunas demonstraram interesse, respeito e envolvimento com as atividades, participando ativamente das reflexões e dos momentos de diálogo. Ao longo do curso, foi possível perceber maior engajamento, disciplina, respeito mútuo e abertura para refletir sobre escolhas, responsabilidade, perdão e projeto de vida, fortalecendo o processo de ressocialização”, destacou.

Leia Também:  Corregedoria dá início à formação para magistrados e servidores do Juízo das Garantias

Para a voluntária e facilitadora do curso na Mata Grande, Florinda Paula Dias de Oliveira, o impacto do programa ficou evidente nos testemunhos compartilhados ao longo dos encontros.

“Um dos momentos mais marcantes foi quando alguns participantes começaram a relatar experiências pessoais e a compartilhar como as reflexões estavam repercutindo fora das reuniões. Um deles contou que voltou para a cela pensando nas escolhas que o levaram ao cárcere e compreendeu que precisava perdoar para seguir em frente. No encontro seguinte, retornou dizendo que se sentia mais leve. Outro participante, ao concluir o curso, se ofereceu para atuar como voluntário nas próximas turmas, demonstrando o quanto foi impactado pela experiência”, relatou.

Sobre o programa – “A Viagem do Prisioneiro” é um programa internacional de ressocialização baseado no Evangelho de Marcos, desenvolvido pela Prison Fellowship International (PFI) e aplicado no Brasil pela FBAC. A metodologia é composta por oito encontros realizados em pequenos grupos de até 12 participantes, conduzidos por voluntários capacitados. O objetivo é fortalecer valores humanos, incentivar a reflexão sobre escolhas e contribuir para a construção de novos projetos de vida entre pessoas privadas de liberdade.

Os voluntários e facilitadores mostram que Jesus também passou por sentimentos como abandono, medo e solidão, reforçando a ideia de que todo ser humano é maior que o seu erro e possui uma chance de futuro. O projeto atua fortemente nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) e em presídios comuns.

Autor: Larissa Klein

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA