Tribunal de Justiça de MT

Nosso Judiciário: Calouros de Direito da UFMT visitam Tribunal de Justiça no primeiro dia de aula

Publicado em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) abriu suas portas nesta segunda-feira (23) para cerca de 70 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do projeto Nosso Judiciário, pelo qual os acadêmicos conhecem a estrutura do Poder Judiciário estadual, sua composição, formas de acesso ao cargo de desembargador, divisão dos colegiados, além de realizarem uma visita guiada aos pontos que representam a atuação e a história da instituição, como os plenários e o Espaço Memória.
No Plenário 1 ‘Desembargador Wandyr Clait Duarte’, os estudantes foram recebidos pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência e juiz convocado da Terceira Câmara de Direito Privado, Antônio Veloso Peleja Júnior, que também é professor da Faculdade de Direito da UFMT. Ele compartilhou um pouco de sua trajetória profissional, deu dicas de estudos aos alunos, fez reflexões sobre a importância do Direito na construção de uma sociedade melhor e aproveitou para divulgar os projetos do Tribunal de Justiça no campo da formação continuada de seus magistrados e do aprimoramento da prestação jurisdicional, como as ferramentas de inteligência artificial LexIA e Hanna.
“É muito importante eles estarem no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Essa foi uma oportunidade de apresentar o Poder Judiciário para esses alunos e também aliar a um roteiro que eles têm que seguir, um mapeamento do que é bom que se faça durante essa jornada no curso de Direito. Nós precisamos de profissionais bastante cônscios, profissionais com equilíbrio, com ponderação e com bastante estudo. Eles estão na Universidade Federal de Mato Grosso, que é uma instituição em que, na Faculdade de Direito, há um corpo docente bastante consolidado, bastante sólido, para apresentar a esses alunos o melhor ensino possível”, disse.
O diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza, agradeceu ao Tribunal de Justiça pela parceria e contribuição na formação dos alunos e parabenizou a gestão do Centro Acadêmico de Direito XIII de Abril por ter organizado a programação, que marcou o primeiro dia de aula dos ingressantes no curso, recém-aprovados no Enem.
“Para nós, é uma imensa satisfação e alegria iniciar a semana de acolhimento dos calouros visitando as principais instituições jurídicas do nosso estado e, mais uma vez, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso nos honra com a possibilidade de iniciar as atividades recebendo os alunos dentro do principal plenário do Tribunal, com exposições importantes, conhecendo a estrutura do Poder Judiciário do Estado. Então, é uma experiência muito rica para os nossos discentes porque eles têm a oportunidade de conhecer, quem sabe, uma futura carreira, na qual exercerão as suas atividades”, afirmou.
Em seu primeiro dia de aula na Faculdade de Direito, Luiza Ventura de Moura destacou a importância de ter um contato tão próximo com o Tribunal logo no início de sua jornada acadêmica. “É de importância não só para manter o interesse do aluno, como também para que eles tenham noção de que esse é um assunto extremamente sério e também para que eles possam entender, já desde o início, se é ou não algo próprio para eles”, avaliou.
Luiza conta que ficou impressionada com o ambiente do Tribunal e com a forma como os alunos foram recebidos. “A minha primeira impressão foi de relativa surpresa e de muita admiração pelo espaço em si, um espaço muito bonito, muito bem preservado, e também por poder ter um contato tão tranquilo com essas figuras que, como a gente vê pela imprensa, parecem muito distantes da gente, mas a gente percebe que, na verdade, são pessoas como nós e estão aqui para auxiliar a sociedade. E nós também”, afirmou.
Posse do Centro Acadêmico
A visita dos estudantes do curso de Direito da UFMT também foi marcada pela posse da nova diretoria do Centro Acadêmico de Direito (CADI) XIII de Abril, que ocorreu no Plenário 1, com a assinatura do termo de posse e apresentação dos membros. O presidente do CADI e estudante do 7º semestre do curso, Diego Feguri, que está em seu segundo mandato, agradeceu ao Tribunal por todo apoio dado aos estudantes.
“Para nós, é uma grande honra poder estar aqui hoje, no Tribunal de Justiça, que é o principal órgão do Poder Judiciário do nosso estado. Tivemos um momento solene de posse da nova gestão do Centro Acadêmico, que é, basicamente, a entidade estudantil que representa os interesses e direitos do corpo discente da Faculdade de Direito da UFMT. Então, é uma alegria poder ter o TJ abrindo as portas para nós”, comentou Feguri.
O presidente do CADI reforçou ainda o compromisso do centro acadêmico em proporcionar aos estudantes momentos como esse vivenciado no Tribunal de Justiça. “O papel do nosso centro acadêmico é estar sempre atuante e compromissado com os nossos alunos. Por exemplo: hoje, nós viemos aqui para que os alunos tenham contato já, desde o primeiro semestre, com o Tribunal de Justiça, para que eles conheçam a importância desta Casa, como ela funciona, as câmaras, os colegiados, o número de desembargadores. Então, esse é o papel do centro acadêmico: além de representar e defender, também ajudar o estudante para que ele encontre melhores caminhos na sua graduação”, explicou.
Nosso Judiciário – Há 11 anos, o projeto Nosso Judiciário promove a integração entre o Tribunal de Justiça e estudantes de Direito, já tendo recebido mais de 11 mil acadêmicos de 18 municípios do interior do estado, sem contar Cuiabá e Várzea Grande. “A aproximação do Judiciário é a essência desse projeto”, resume o técnico judiciário Neif Feguri, responsável por coordenar as visitas guiadas aos estudantes.
Segundo ele, neste mês de março, já foram realizados atendimentos a sete turmas de instituições públicas e privadas. Além disso, mais de 35 visitas já estão agendadas para este ano. A atividade conta com certificado para contagem de pontos de atividades extracurriculares dos alunos.
Fotos: Lucas Figueiredo/Celly Silva

Autor: Celly Silva

Leia Também:  Novos juízes leigos são apresentados à Corregedoria-Geral da Justiça

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Projeto Interligue Já alcança 93% de acordos e fortalece saneamento ambiental em Cuiabá

Published

on

A 6ª edição do Mutirão de Conciliação do Projeto Interligue Já encerrou suas atividades com índice de 93,18% de efetividade conciliatória, consolidando a iniciativa, que completa dois anos de atuação, como uma importante ferramenta de promoção do saneamento básico e da preservação ambiental em Cuiabá.

Realizado entre os dias 8 e 12 de junho, durante a Semana da Pauta Verde 2026, o mutirão resultou na formalização de 314 acordos para regularização da ligação de imóveis à rede pública de esgotamento sanitário. Todas as audiências são realizadas por videoconferência.

A iniciativa é do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental (Cejusc Ambiental) da Comarca de Cuiabá, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), a concessionária Águas Cuiabá e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do PJMT.

Durante os cinco dias de mobilização, foram pautados 551 procedimentos referentes a imóveis localizados nos bairros Jardim das Américas, Duque de Caxias I, Bosque da Saúde, Quilombo e Santa Rosa, além de casos remanescentes de mutirões anteriores. Das 337 audiências realizadas, 314 resultaram em acordo e apenas 23 terminaram sem composição.

Os números representam um avanço em relação à edição anterior, realizada em março deste ano. O total de acordos passou de 271 para 314, enquanto as ausências caíram de 253 para 214. A taxa de efetividade conciliatória cresceu de 90,64% para 93,18%.

O coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rodrigo Roberto Curvo, afirmou que os resultados do projeto evidenciam o potencial da conciliação para promover mudanças concretas na sociedade. Disse ainda que a ligação correta dos imóveis à rede pública de esgoto é uma medida que beneficia toda a coletividade.

Leia Também:  Novos juízes leigos são apresentados à Corregedoria-Geral da Justiça

“Quando o esgoto recebe o tratamento adequado, reduzimos a contaminação de rios e córregos, prevenimos doenças e promovemos mais qualidade de vida para a população. O Projeto Interligue Já demonstra que, por meio do diálogo e da cooperação entre as instituições e os cidadãos, é possível avançar na efetivação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento sustentável de Cuiabá”, avaliou o desembargador.

Para o gestor-geral do Cejusc Ambiental, Samir Oliveira, os resultados demonstram que o projeto vem cumprindo seu papel de promover soluções consensuais e ampliar a conscientização da população sobre a importância da conexão dos imóveis à rede de esgoto.

“Os mutirões têm apresentado resultados cada vez mais expressivos, não apenas pelo número de acordos firmados, mas também pelo alcance social e ambiental da iniciativa. Percebemos que muitas pessoas procuram o Cejusc espontaneamente para regularizar seus imóveis após tomarem conhecimento do projeto, o que evidencia o fortalecimento da cultura da conciliação e da responsabilidade ambiental”, explicou.

O Projeto

Criado há dois anos, o Projeto Interligue Já reúne instituições públicas e privadas em uma atuação integrada voltada à ampliação das ligações à rede coletora de esgoto. Conforme dados da concessionária Águas Cuiabá, desde o início do projeto, a carga poluidora que deixa de ser lançada diariamente nos rios e córregos da capital passou de 14 para 20 toneladas por dia, refletindo os avanços alcançados na regularização dos imóveis.

A adesão da população tem sido um dos principais fatores para o sucesso do Projeto Interligue Já. Dados do Cejusc Ambiental mostram que 90% dos participantes das audiências realizadas em 2025 firmaram acordos para regularizar a conexão de seus imóveis à rede pública de esgoto. Os resultados também foram confirmados pelas vistorias técnicas após as conciliações, que registraram índices de regularização de 93% no bairro Grande Terceiro, 91% no Jardim Aclimação e 90% no Santa Rosa II.

Como funciona o Mutirão Interligue Já

Leia Também:  Seminário virtual Solo Seguro trará debate sobre núcleos informais e favelas

Como um imóvel é incluído no projeto?

A concessionária identifica imóveis que possuem rede pública de esgoto disponível, mas ainda não estão conectados a ela. Esses casos são encaminhados ao Ministério Público, que instaura um procedimento e o envia ao Cejusc Ambiental para tentativa de solução consensual.

O que acontece depois?

O proprietário é convidado para uma audiência de conciliação no Cejusc Ambiental. Participam representantes da concessionária, do Município, da agência reguladora e do Ministério Público.

Qual é o objetivo da audiência?

Orientar o morador, esclarecer dúvidas e construir uma solução viável para regularizar a ligação do imóvel à rede de esgoto.

Por que é feito um acordo?

Muitos proprietários precisam de prazo para executar a obra ou possuem dúvidas técnicas sobre a interligação. O acordo registra os compromissos assumidos e estabelece um prazo para que a adequação seja realizada.

Quem paga pela obra?

A adequação das instalações internas do imóvel é responsabilidade do proprietário, que deve contratar um profissional de sua confiança para realizar a conexão à rede coletora.

Como a regularização é comprovada?

Após a conclusão da obra, a concessionária realiza uma vistoria técnica e emite um laudo que atesta a regularidade da interligação.

Quais os benefícios do acordo?

A solução consensual evita a judicialização e contribui para a ampliação do saneamento básico. Com mais imóveis conectados à rede de esgoto, há ganhos para a saúde pública, para o meio ambiente e para a qualidade de vida da comunidade.

Próximos mutirões

Duas novas edições já estão previstas para o segundo semestre de 2026: de 14 a 18 de setembro e de 14 a 18 de dezembro. A expectativa é de ampliar o atendimento a novos bairros e dar sequência aos resultados ambientais e sociais obtidos pelo projeto.

Autor: Marcia Marafon

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA