Tribunal de Justiça de MT

Verde Novo: Semana do Meio Ambiente é marcada por palestras, jogos, distribuição e plantio de mudas

Publicado em

Nesta quarta-feira (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, iniciou cedo suas atividades, com o plantio de 150 mudas de árvores no Parque da Família, em Cuiabá. Em seguida, ainda pela manhã, foram distribuídas 500 mudas de ipês branco e amarelo, acerola, goiaba, pitomba e caju na Avenida do CPA, em frente ao semáforo da Praça Ulysses Guimarães, para pedestres e condutores.
 
As ações ocorreram em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável, que levou dezenas de engenheiros e biólogos que atuam na Diretoria de Licenciamento Ambiental para atuar na blitz ecológica que entregou as mudas, além de conscientizar as pessoas por meio de uma grande faixa onde se lia: “Cuiabá Cidade Verde: Vamos replantar essa ideia. Evite a poda indiscriminada de árvores”.
 
A união de esforços entre Executivo municipal e Judiciário estadual também foi ressaltada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Juarez Samaniego, que enalteceu o trabalho do criador do programa Verde Novo. “O desembargador Rodrigo Curvo sempre foi um parceiro nosso. Fizemos vários trabalhos juntos, devemos ter plantado mais de 100 mil árvores em Cuiabá, no período de 2017 até 2020. Fico feliz que ele tenha levado o programa e continua ele à frente do programa no TJ. É uma pessoa que gosta do que está fazendo e é isso que a gente precisa: de pessoas que gostam do que estão fazendo e conscientização das pessoas para dar um resultado melhor para a qualidade de vida de Cuiabá”, disse.
 
A engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, destaca que ao longo desta Semana do Meio Ambiente, o programa realiza uma série de ações juntamente com escolas, poder público e comunidade em geral buscando conscientizar a população sobre a preservação ambiental. “Queremos que as pessoas venham, participem, plantem mudas de árvores conosco, peguem sua muda de árvore e façam o plantio. O objetivo é resgatar o título de Cidade Verde de Cuiabá, amenizar essa temperatura e criar um clima mais agradável pra toda população”.
 
Dentre os cerca de 50 servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá que participaram da blitz ecológica nesta quarta-feira (5), o engenheiro sanitarista e ambiental, Márcio Renan Pereira Pinheiro, afirma que a distribuição das mudas é uma forma de incentivar as pessoas a plantar árvores e evitar a poda indiscriminada. Segundo o profissional, esta é uma forma de alcançar uma cidade mais sustentável. “A gente sabe que as árvores contribuem para o microclima, tanto da região quanto da cidade. Então nosso objetivo é realmente conscientizar a população. É algo muito gratificante porque a gente sabe que o pouco que a gente faz agora pode ser muito daqui pra frente e o pouco que a gente faz agora pode incentivar um outro aqui do lado, o que só vai somando e fazendo esse círculo”.
 
Programa Verde Novo – Criado em 2017 pelo desembargador Rodrigo Curvo, então como um projeto, o Programa Verde Novo surgiu vinculado ao Juizado Volante Ambiental de Cuiabá e, atualmente, está ligado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, tendo o magistrado fundador como seu gestor executivo. Desde 2017, o Verde Novo proporcionou à população cuiabana mais de 190 mil árvores nativas e frutíferas, considerando aquelas que foram doadas para moradores ou plantadas em parques, praças e escolas.
 
Semana do Meio Ambiente – A programação iniciou na segunda e terça-feira (3 e 4), com distribuição de mudas, palestra e gincana por meio do jogo Rebojando (criado dentro do programa Verde Novo para a educação ambiental) no Colégio Fato, no Coxipó, onde dezenas de alunos se divertiram enquanto aprendiam mais sobre preservação da fauna e da flora.
 
Até o final da semana, haverá ainda distribuição de mudas em shoppings da cidade, blitz ecológica na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça Alencastro, e palestra, gincana com o jogo Rebojando e distribuição de mudas na Escola Estadual Andé Avelino Ribeiro, no CPA 1.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida do grupo de voluntários e participantes da ação, algumas agachadas em fileira e a maioria em pé, em filas umas atrás das outras, com algumas na parte mais alta. Todos usam camiseta branca estampado Cuiabá Cidade Verde. À frente, no chão, há grama, um berço para plantar uma muda no chão e árvores ao fundo. Imagem 2: foto horizontal colorida de um voluntário entregando uma muda de árvore para a motorista de um carro durante a bliz ecológica, em uma avenida em frente ao Shopping Pantanal, cuja fachada está ao fundo da imagem. Imagem 3: foto horizontal colorida de voluntárias exibindo a faixa onde se lê “Cuiabá cidade verde: vamos replantar essa ideia. Evite a poda indiscriminada de árvores”. Ao fundo a van do Verde Novo, árvores e a Avenida do CPA. Imagem 4: foto horizontal colorida do engenheiro Márcio Renan segurando uma muda de árvore antes de entregar para o motorista de uma van. Ele veste a camiseta do projeto, usa óculos de sol, tem barba e cabelos pretos. O motorista segura uma muda e faz um gesto de hang loose. Ao fundo há sinalizações de trânsito.
 
Celly Silva/Fotos: Anderson Lobão e Luiz Alves (Secom Cuiabá)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Curso de formação: juízes substitutos recebem capacitação em direitos humanos e igualdade de gênero

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026

Published

on

Arte de divulgação da 23ª edição do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça brasileiroO projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.

Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.

Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.

Juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o projeto Homens que Cuidam durante palestra em Barra do Garças.“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.

Leia Também:  Missa de Sétimo Dia em memória do desembargador Paulo Lessa será nesta terça-feira (25), às 19h

Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.

As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.

A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.

Leia Também:  Comarca de Alto Araguaia divulga resultado final preliminar de processo seletivo para Psicologia

Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.

“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.

Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA