Rondonópolis

Sempras participa de reunião de negociação e pactuação de políticas de assistência social entre Municípios e o Estado

Publicado em

A secretária Municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis (Sempra) Fabiana Rizati e sua equipe, participou nesta quarta-feira (08/02) na sede da OAB/MT na capital Cuiabá, de uma reunião da CIB (Comissão Inter gestores Bipartite), coordenada pela SETASC/MT – Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, e que teve como objetivo, promover a negociação e a pactuação entre municípios e o Estado de ações direcionadas às políticas de assistência social. 

Segundo a secretária, nesta reunião foi pactuado o ‘cofinanciamento estadual’ de 2023 para os municípios, onde Rondonópolis foi beneficiado com um aumento de recursos na esfera estadual na ordem de 200%. “Com esta nova lei passaremos a receber um valor de mais de R$ 2 milhões por ano para investimentos em ações na área social”. 

Ainda conforme Rizati, outra pactuação importante ocorrida durante a reunião, foi a adesão ao novo programa do governo estadual, o cartão: “SER Família”, que é um mecanismo de transferência de renda aos beneficiários da política de assistência social, onde Rondonópolis terá mais de 5.200 famílias cadastradas beneficiadas e que passaram a integrar o programa, que agora modificado, passa a ter cinco eixos. 

Leia Também:  Rondonópolis ultrapassa U$ 1,8 bi em exportações

São eles: o cartão, Ser Família Idoso, Ser Família Criança, Ser Família Inclusivo, Ser Família Indígena e o Ser Família Mulher. Conforme a secretária, os quatro primeiros cartões visam a aquisição de produtos alimentícios.

Ainda segundo Fabiana, com o cartão Ser Família Criança, também será possível a compra de gêneros de primeira necessidade, vestuário e materiais escolares. Já com os cartões: Ser Família Idoso e Ser Família Inclusivo, será permitida a compra de medicamentos.

Já o cartão “Ser Família Mulher”, este terá como objetivo principal conceder auxílio-moradia e será destinado exclusivamente às mulheres vítimas de violência doméstica em situação de extrema vulnerabilidade social em medida protetiva e com renda per capita de até um terço do salário-mínimo.

Lembrando que, de acordo com a Setasc, as licitações para atender a esses benefícios ainda não foram lançadas e devem acontecer em breve.

Conforme a secretária Fabiana, a reunião contou com a presença da secretária interina da SETASC Graziele Bugalho, representantes do COEGEMAS e dos municípios de pequeno, médio e grande porte.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Leia Também:  Assistência Social prorroga prazo para nova composição do Conselho Municipal de Imigrantes

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Último dia para matrículas na escola Altamirando na região do Sítio Farias

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer alerta aos pais e responsáveis dos alunos da rede pública que esta segunda-feira, 1 de dezembro, é o último dia das matrículas dos alunos do redimensionamento, ou seja, que já está na rede, mas vão mudar de unidade.

O chamado especial é para os moradores da região dos bairros Parque das Rosas, Sítio Farias e João Antônio Fagundes que queiram matricular as crianças na Escola Municipal Altamirando, que será inaugurada em sua totalidade e vai funcionar em período integral com aulas regulares do 1º ao 5º ano já no início de 2026.

Os interessados em matricular os filhos na escola Altamirando, devem procurar a secretaria da Escola Daniel Paulista, que fica no bairro Parque das Rosas. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos do aluno: certidão de nascimento, RG e CPF do aluno, comprovante de residência atualizado, Cartão do SUS, Relatório do Nis (se possuir), Tipagem sanguínea, Histórico ou declaração escolar, além do RG e CPF do responsável.

Leia Também:  Esporte e dança levam saúde e convívio saudável entre todas as idades

Vagas no Alfredo de Castro 3

Outra unidade que também está com vagas para alunos do redimensionamento é a escola vereador Rosendo Ferreira de Souza, no bairro Alfredo de Castro 3, que será inaugurada ainda este ano e já está matriculando os alunos que vão estudar na unidade no ano que vem.

As matrículas estão sendo realizadas na CMEI Wilse Arena da Costa, também no Alfredo de Castro.

A Secretaria Adjunta de Educação ressalta que a partir de amanhã (02) as duas unidades estão com vagas disponíveis, porém vão começar a receber a demanda de matrículas dos alunos novos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA