O Hospital Metropolitano, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em Várzea Grande, realiza, nesta sexta-feira (25.08) e sábado (26.08), um mutirão de 44 cirurgias ortopédicas. Ação visa atender aos pacientes que aguardam o procedimento, além de reduzir a fila de espera pela especialidade no Sistema de Regulação.
“O Hospital Metropolitano é referência em cirurgia ortopédica no Estado e atua com maestria na oferta do melhor atendimento possível ao paciente. As equipes de todos os nossos hospitais estão empenhadas nesse objetivo, que é atender de forma célere e qualificada os pacientes que aguardam na Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) ”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Para a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes, o principal beneficiado com a ação são os pacientes que não precisarão mais esperar. “Compreendemos o quanto é angustiante esperar por um atendimento ou cirurgia por isso estamos programando outros mutirões para colocarmos um fim nessa preocupação. Nossa meta é agilizar os atendimentos e, consequentemente, proporcionar qualidade de vida aos pacientes”, ressalta a gestora.
De acordo com a diretora do hospital, Cristiane de Oliveira, foram convocados para a cirurgia os pacientes devidamente regulados e aptos para o procedimento. “Após a cirurgia, os pacientes terão acompanhamento pós-operatório na unidade hospitalar e contarão com uma equipe multidisciplinar à disposição para uma recuperação adequada”, informa a gestora.
Serão realizados durante os dois dias de mutirão os procedimentos de reconstrução ligamentar Intra articular (Anterior), método que trata lesões ligamentares de joelho, e meniscectomia, cirurgia comum ao joelho realizada para remover um menisco (pedaço de cartilagem) danificado.
O médico ortopedista e traumatologista do hospital, doutor Allison Arruda, explica que as intervenções cirúrgicas são indispensáveis para recuperação da mobilidade, oferecendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
“A cirurgia de lesão de ligamento cruzado é de extrema importância tanto para o desempenho esportivo quanto para o ambiente de trabalho dos pacientes. Além de restaurar a estabilidade e a funcionalidade do joelho, a cirurgia permite que eles retornem às suas atividades profissionais com maior segurança e eficiência”, completa o especialista.
Além das especialidades de ortopedia e traumatologia, o local é referência nas áreas de cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina intensiva, neurocirurgia, urologia e cirurgia vascular. A unidade de saúde oferta ainda internamente as especialidades de anestesiologia, clínica médica, pneumologia, psiquiatria, endocrinologia exames de imagens e laboratoriais.
Até julho de 2023, o Hospital Metropolitano realizou 3.708 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.273 cirurgias de urgência e emergência e 2.435 cirurgias eletivas. Deste total, 2.277 são cirurgias ortopédicas.
Serviço
O Hospital Metropolitano fica localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, S/N, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.
O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.
“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.
“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.
Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.
Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.
Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.
Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.
Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.
Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.
Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.
Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.
Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.
Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.
Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.