CUIABÁ

Primeira-dama, prefeito e ministro assinam parceria com quatro dos 20 restaurantes previstos para o Prato Cheio

Publicado em

A primeira-dama Márcia Pinheiro, acompanhada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e o ministro Wellington Dias, assinou os primeiros convênios, nesta sexta-feira (22), no auditório da Câmara de Dirigente Lojista (CDL), do Programa Prato Cheio.
Serão quatro restaurantes, nesta primeira etapa, dos 20 planejados pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
Os estabelecimentos compreendem os bairros Pedregal, Residencial Coxipó, Pedra 90 e Santa Izabel e irão ofertar, em média, 1,3 mil refeições diárias ao valor simbólico de R$ 2,00.
“A política de segurança alimentar da prefeitura vai atender aquelas pessoas mais carentes, que estão nos bairros, muitas vezes, longe do alcance do poder público. Garantir o acesso a alimentação desse grupo de extrema vulnerabilidade social é o nosso objetivo” destacou, em entrevista, Márcia Pinheiro.
O alcance da alimentação social é cobrir as 128 mil famílias em vulnerabilidade social inseridas no Cadastro Único (CAD), sendo que mais de 55 mil classificadas no mais alto grau de pobreza, com renda de até R$ 218 per capita.
Economia
O novo programa de Segurança Alimentar também possui o viés econômico para o comércio local, dado o impulsionamento aos novos e aos já existentes empreendimentos.
“Esse projeto vai alavancar as minhas vendas, tenho uma previsão de aumento de em torno de mais de 50%. Nós vendemos entre 120 e 150 refeições e a projeção é muito boa porque atendemos o bairros Jardim Leblon, Lixeira e uma parte do Bosque da Saúde”, contou Elvia Marta, do restaurante Buchada de Bode.
Pacto Nacional de Combate à Fome
A participação do ministro do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também marcou a assinatura do Pacto Nacional de Combate à Fome, no qual firma o compromisso de Cuiabá com o protocolo de intenções da união.
“O compromisso do presidente Lula é tirar o Brasil do mapa da fome. Recebemos o Brasil com mais de 33 milhões de pessoas na fome e 94 milhões na pobreza”, elencou Dias.
Ainda segundo o ministro, a presidência da República vai liberar R$ 32,5 milhões, para subsidiar o Prato Cheio, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
“Vamos liberar esse dinheiro pelo fomento rural para gente poder trabalhar com as entidades. Compra o arroz, o feijão, a farinha, o ovo, a verdura, o frango para chegar no restaurante e diminuir a despesa”, anunciou o ministro a parceria com o Prato Cheio.

Leia Também:  Prefeito visita pontos de inscrição do Casa Cuiabana e esclarece dúvidas

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Assistência divulga resultado preliminar das entidades habilitadas para composição do Conselho Municipal de Imigrantes

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá capacita servidores para licitações e compras diretas

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA