A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) capacitou, nessa terça-feira (07.11), 70 cirurgiões-dentistas em prevenção ao câncer de boca, em um encontro no auditório do Hospital de Câncer, em Cuiabá.
Participaram da capacitação profissionais que atuam nas Equipes de Saúde Bucal (ESB) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado em alusão à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada de 1º a 7 de novembro.
A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Vrech Coelho, entende que é necessário conhecer mais este tipo de neoplasia, visto que o diagnóstico tardio contribui para o agravamento dos casos e índices de óbitos.
“O câncer de boca é um dos mais incidentes no mundo. É o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A maioria dos casos é diagnosticado em estágios avançados, então, debater o assunto e fomentar a prevenção e o diagnóstico precoce são ações imprescindíveis para o enfrentamento da doença”, disse Andrea.
Entre os temas abordados na aula, estão: lesões fundamentais, biópsia e câncer de boca; efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia; fotobiomodulação no tratamento de pacientes oncológicos; a importância do cirurgião-dentista no diagnóstico precoce do câncer de boca e reabilitação de vidas.
Durante a capacitação, os profissionais aprenderam ainda os novos dados de câncer de boca; discutiram as formas de prevenção, exame clínico adequado e necessário; debateram casos clínicos e fomentaram o diagnóstico precoce com a apresentação de casos negligenciados.
Cenário de Mato Grosso
Em 2022, Mato Grosso registrou 255 casos de câncer de boca. E, em 2023, foram 101 casos. “A alta prevalência da doença no Brasil exige políticas públicas específicas. Justamente por isso, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), existe a obrigatoriedade da especialidade no diagnóstico. Precisamos continuar construindo ações multidisciplinares e intersetorias de promoção e prevenção na atenção básica e assistenciais na secundária e terciária”, avaliou Andrea Coelho.
Os municípios são os responsáveis pelas ações de saúde bucal, de acordo com as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. Com o objetivo de auxiliar os municípios, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), gerido pela SES, dispõe de exames clínicos e de biópsia para diagnóstico precoce de câncer de boca, além de câncer de cabeça e pescoço.
O Ceope é referência em Mato Grosso no diagnóstico destes tipos de câncer e a unidade funciona como porta aberta exclusivamente para este serviço. “O Ceope é referência no atendimento a pacientes especiais, mas também atua na oferta de serviços à toda a população que precisa de diagnóstico para câncer de cabeça, pescoço e boca”, explicou a diretora do Ceope, Martha Maria Aquilino.
Os primeiros atendimentos em saúde bucal ocorrem nas unidades básicas de saúde, que fazem a triagem do paciente encaminhando-os para os demais serviços de média ou alta complexidade, se necessário.
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.
O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.
“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.
“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.
Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.
Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.
Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.
Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.
Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.
Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.
Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.
Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.
Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.
Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.
Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.