MATO GROSSO

Palestra com exposição de robótica reúne estudantes em escola de Guarantã do Norte

Publicado em

Os 320 estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Guarantã, no município de Guarantã do Norte, participaram de uma palestra seguida de exposição de robótica educacional nesta sexta-feira (09). A iniciativa da coordenação da escola teve como objetivo apresentar o programa para os novos estudantes e atualizar os que já participam das aulas de robótica.

Segundo a coordenadora pedagógica, Anne Cunha, no ano passado ela acompanhou bem de perto o trabalho realizado na unidade e o resultado foi extremamente positivo. “Foi grande o desenvolvimento dos estudantes, sobretudo, em relação à capacidade de raciocínio lógico. Como a atividade é desenvolvida em equipe, desperta o protagonismo e o espírito de liderança, o estimula muito os estudantes”, comentou.

Na palestra, os assuntos abordados foram: lógica da programação, cultura maker, metodologia do programa, responsabilidades e funções a serem desempenhadas em grupos durante as aulas, além da realização da segunda edição do festival de robótica programado para este ano.

Os estudantes também tiveram contato com os protótipos expostos num estande montado no pátio da escola para a demonstração dos conjuntos tecnológicos, material pedagógico e protótipos de robôs.

Leia Também:  Governo de MT entrega 341 mil kits de higiene para estudantes da Rede Estadual

Para o estudante Guilherme dos Santos da Silva, de 9 anos, as aulas de robótica são enriquecedoras. “A robótica eu gostei bastante, é um pouco diferente, os alunos se divertem mais, fazem grupos e esses grupos têm que se comunicar para resolver o problema, tem que prestar bastante atenção, coisas que a gente tem que ter na escola no dia a dia”, comentou. “A gente tinha que ter mais matérias assim; parabéns, eu só tenho que agradecer”, frisou.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o engajamento dos jovens mostra que o investimento de R$ 60 milhões em robótica educacional trouxe resultados significativos para a educação pública. “De 2022 a 2023, o programa em sala de aula impactou positivamente mais de 34 mil estudantes. Nossa meta para 2024 é ampliar de 102 para 204 escolas com robótica”.

As atividades da robótica educacional são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contemplam a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker – aprender fazendo, o que permite a interdisciplinaridade e uma aprendizagem mais significativa. O uso de kits de montagens e aplicativos despertam habilidades e reforçam o protagonismo dos estudantes.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa da 3ª edição da Expedição do SER Família Mulher - MT Por Elas em Juína

A Robótica Educacional faz parte da política Tecnologia no Ambiente Escolar, que é uma das 30 políticas do Plano EducAção 10 Anos, cujo objetivo é colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032.

Capacitação

Professores inseridos no programa de robótica educacional também iniciaram capacitação e reciclagem para a aplicação do programa durante o ano letivo de 2024. Em toda a rede estadual, de 2022 a 2023, a Seduc já capacitou mais de 530 professores nas 102 escolas que aplicam a robótica educacional.

O projeto também conta com orientadores educacionais, especialistas em robótica, que acompanham os professores ao longo do ano letivo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

Leia Também:  Denise ganha nova escola estadual e Governo de MT investe mais R$ 18,4 milhões

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA