A Polícia Militar de Mato Grosso registrou redução de 58% nos homicídios, durante a Operação Carnaval 2024, em comparação com o ano anterior. Neste ano, foram contabilizadas 10 ocorrências com morte, enquanto no ano passado, 24. O policiamento foi intensificado para aumentar a segurança da população durante o período festivo.
A Operação Carnaval foi lançada na última sexta-feira (09.02) e encerrada nesta quarta-feira (14.02). O policiamento foi reforçado com efetivo de 3.193 policiais militares, em 96 pontos de concentração de festas, que reuniram aproximadamente 300 mil pessoas.
O balanço apresentado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, apontou ainda redução de 21% nos furtos, sendo 315 casos em 2023 e 248, neste ano, bem como a diminuição de 5% nos roubos, de 46 delitos para 43, respectivamente.
Durante os dias de festividades, 54 pessoas foram conduzidas à delegacia, uma arma foi apreendida, 49 veículos foram apreendidos, 189 veículos foram notificados e aproximadamente 6 kg de entorpecentes apreedendidos.
Conforme o coronel Mendes, a Polícia Militar registrou uma redução de 55% de ocorrências registradas nos locais de Carnaval. Foram 99 em 2023 e 44 este ano, entre elas apreensão de drogas, ameaça, desobediência e direção perigosa. Mendes ainda reforçou que essa operação só foi possível com os investimentos aplicados na Segurança Pública pelo Governo do Estado, desde a renovação de armas, viaturas e equipamentos de segurança de última geração.
“Não tivemos nenhum homicídio nas concentrações de festas e nenhuma morte nas rodovias estaduais em virtude do Carnaval, o que para nós, significa uma ação muito exitosa desde o planejamento até a execução de toda parte operacional da operação. Esse resultado reflete demonstra o quanto a Polícia Militar está prepara e presente em todos os municípios do estado para garantir à população a sensação de segurança”, enfatizou.
O subchefe do Estado Maior, coronel PM Wilker Soares Sodré, também enalteceu o trabalho dos policiais militares e destacou que, mesmo durante o período festivo, houve o policiamento ostensivo e preventivo em todo estado.
“Quero destacar o esforço dos policiais militares não somente nos locais de Carnaval, mas essa segurança foi transmitida para todos os bairros e municípios do estado que não tiveram festas. O policiamento ostensivo e preventivo ocorreu de forma simultânea, em cada canto do estado, principalmente em pontos turísticos”, afirmou.
Além do efetivo policial dos batalhões de área, o efetivo nas ruas foi reforçado com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA), bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e alunos-soldados em formação.
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A servidora faleceu neste sábado (27.6), no Hospital Santa Rosa, em decorrência de problema de saúde.
Uadila Silveira Lopes Delmonico ingressou na Polícia Civil em março de 2007, e durante 19 anos exerceu suas funções de forma exemplar. A profissional trabalhou sempre comprometida com a instituição.
A Polícia Civil lamenta profundamente a morte da escrivã, e externa condolências aos familiares e amigos da servidora.
O velório será na Capela Bom Jesus, Sala Rubi, na avenida Dom Orlando Chaves, bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, das 06 às 16 horas.
O sepultamento será às 17 horas no Cemitério Bom Jesus, em Cuiabá.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.