Sorriso

Na capital paulista, prefeito de Sorriso palestra para empreendedores

Publicado em

“Perspectivas e oportunidades de negócios”. Esse é o tema de uma palestra do prefeito Ari Lafin e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, em São Paulo. Durante todo o dia, Ari e Cláudio, acompanhados da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, devem divulgar o potencial produtivo de Sorriso e da região para grupos de empresários e investidores. Na agenda também estão entrevistas com veículos de imprensa nacionais.

A manhã contou com a apresentação da história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura em um para um grupo de possíveis investidores que incluem escritório de advocacia; instituições de serviços; redes de agronegócios; e instituições financeiras. Durante à tarde, o encontro se repete com mais um grupo de investidores.

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro, Sorriso ocupa a 1ª posição e esse e outros dados tem chamado a atenção nacional e internacional para o município mato-grossense. “Nossa missão tem sido divulgar nossa terra e os municípios circunvizinhos, pois só há desenvolvimento quando todos crescem juntos”, destaca o prefeito Ari Lafin.

“Desde a instalação do Município, a Administração Pública Municipal vem se preocupando com educação, saúde, segurança, infraestrutura, social, e, hoje mais do que nunca o resultado disso é uma cidade forte, bonita, que cresceu em sustentabilidade e apta a receber investidores do mundo inteiro”, reforça o prefeito.

Leia Também:  Sorriso marca presença na GreenFarm e Fórum LIDE Agro em Cuiabá

Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica.

E vai muito além da produção da soja e do milho; há o feijão-caupi e o pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado, temos ainda mais: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salienta o gestor.

Além disso, os 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa), estão entre o top 100 da produtividade do agro. “Nosso compromisso é mostrar ao mundo um pouco dessa região e as muitas possibilidades de crescimento dentro desse panorama”, completa o gestor.

Confira os participantes dos encontros de hoje:

Pela manhã:

1.Marcel Daltro – Sócio-Diretor NWADV MT

2.Felipe Iglesias – NWGROUP Sorriso

3.Camila Oster – NWGROUP Sorriso

4.Ivo Evaristo – AgriGrain Services – Sócio

5.Alberto Torok – AgriGrain Services – Sócio

6.Diego Pettinazi – Ascensus – Diretor Comercial

Leia Também:  Prefeitura emite Ordem de Serviço para drenagem e pavimentação da Rua Alfredo Gomes

7.João Pedro Flecha de Lima – Partners Club – CE0

8.Karolina Arcocha – Banco Master – Private Banking

9.Jessica Alves – Banco Master – Gerente de Relações Institucionais

10.Marina Teixeira – Banco Master – Head de Relações Institucionais

11.Newton Figueiredo – Investa Capital – CEO

12.Ana Mano – Thomson Reuters – Agriculture Commodities Correspondent

13.Enrico Daniele – Daniele Banco – Diretor Executivo

14.Thaisa Carvalho – Grupo LIDE – Diretora Comercial

15.Paulo Campbell – Mitre Agro – CFO

16.Flávio Carvalho – Link Advice – CEO

À tarde:

1.Marcel Daltro – Sócio-Diretor NWADV MT

2.Felipe Iglesias – NWGROUP Sorriso

3.Camila Oster – NWGROUP Sorriso

4.Marcos Amin – Swell Capital – Sócio

5.Douglas Lúcio – Swell Capital – Sócio

6.Felipe Cusnir – Swell Capital – Sócio

7.Alexandre Godoy – Fermentec – Vice-Presidente

8.Felipe Peres – Suno – Private Banking

9.João Arthur – Suno – CIO

10.Marcelo Talarico – BRB – Presidente do Conselho de Administração

11.Ricardo Saud – J&F – Vice-Presidente

12.Pietro Paiva – Advogado

13.Nina Ploger – Forbes Agro e Melhoramentos – Sócia

14.Guilherme Mota – Câmara de Comércio Índia Brasil – Diretor Comercial

15.Sérgio Aguiar – Altra – Sócio

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde

Published

on

Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.

Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.

“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.

A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.

Leia Também:  Sorriso vai sediar 2º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.

Leia Também:  Prefeitura deve implantar "botão de alerta" em unidades escolares da rede municipal

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA