MATO GROSSO

Escola Jaiminho em Várzea Grande recebe palestra do TRE-MT sobre importância do voto

Publicado em

Cerca de 400 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior, localizada em Várzea Grande, participaram de palestra educativa sobre a importância do voto. Realizada nesta quarta-feira, 24 de abril, pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), a ação contou com oito urnas eletrônicas e um momento interativo dos estudantes em uma votação simulada. Essa é uma iniciativa que visa conscientizar jovens e adolescentes sobre a responsabilidade cidadã na participação política do país. 

Vice-presidente do grêmio estudantil, Juliana Rodrigues, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, já tem seu título de eleitor. Ela contou que foi fácil fazer pela internet, por meio de solicitação online, mas que falta agora fazer o cadastro da biometria. Durante a palestra, ela foi uma das estudantes que votou nas urnas no pleito simulado. Para ela, que vai votar pela primeira vez neste ano nas eleições municipais, “os jovens têm um papel muito importante para exercer na sociedade, e eu espero participar de uma decisão importante”, explicou. 

Fruto de uma parceria firmada com dois estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do curso de gestão pública, Leonina Maroto e Wesckley Maroto, a palestra surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso. O tema do TCC foi desenvolvido sobre a orientação para jovens do ensino médio a respeito do primeiro voto. Em um levantamento realizado com estudantes do ensino médio na escola Jaiminho, dos 257 que participaram, apenas 37 responderam que já possuem o título de eleitor. 

Leia Também:  Bombeiros militares localizam corpo de jovem de 19 anos que se afogou em rio

A pesquisa ainda demonstrou que poucos estudantes sabem qual é o papel de vereadores na política. 186 não souberam responder a função de um vereador. Com esse cenário, a estudante Leonina Maroto, como explicou, percebeu que era importante promover uma ação educativa que levasse informação confiável e contactou a EJE-MT. Como palestrantes, foram o Secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Cândido e o vice-diretor da EJE-MT, Eustáquio Inácio de Noronha Neto. 

Participaram doze turmas com estudantes de 15 a 17 anos, faixa etária em que o voto ainda não é obrigatório. A apresentação contou com abordagem de diversas temáticas, como a conquista do voto feminino, a baixa representação de mulheres de política, a desinformação, venda de votos e deep fakes, além do destaque para o valor do voto em uma democracia. O momento final contou com a experiência interativa dos estudantes com as urnas eletrônicas, primeira oportunidade de muitos em manusear o equipamento e simular um voto. 

Vale lembrar que para o alistamento, não é preciso autorização dos responsáveis. Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.659/2021, após 15 anos de idade, o alistamento eleitoral é facultativo e deve ser feito diretamente pela pessoa independente de autorização ou acompanhamento dos representantes legais. Vale destacar, também, que o voto é facultativo somente até os 18 anos, após essa idade torna-se obrigatório.

Leia Também:  Sema apreende trator e toras de madeira ilegal durante ação em Marcelândia

O TRE-MT reforça, ainda, que qualquer pendência com a Justiça Eleitoral deve ser regularizada até o dia 08 de maio, pois após esse prazo o cadastro eleitoral será fechado. Por isso, quem ainda deseja fazer o seu primeiro título, deve ir até um Posto ou Cartório Eleitoral antes desse dia. Uma outra possibilidade para quem não deseja fazer a locomoção urbana, é realizar o título pela internet por meio do TítuloNet. Para saber como fazer essa solicitação, clique aqui e confira o passo a passo. 

Essa é mais uma realização da Justiça Eleitoral de Mato Grosso em direção à promoção da consciência política para jovens e adolescentes. A ação ressalta o compromisso com a democracia brasileira e reforça parcerias com escolas e instituições de ensino. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis) 

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra vários estudantes entre meninas e meninos olhando e manuseando as urnas. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis

Published

on

A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta sexta-feira (26.6), a Operação Fragmentação, para cumprimento de 30 mandados judiciais contra uma célula de uma facção criminosa estruturada e agindo em diversos bairros de Rondonópolis.

A investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, resultou na decretação das medidas cautelares, entre prisões e de buscas e apreensões, deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 Juiz de Garantias – Polo Rondonópolis.


Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, em Rondonópolis (MT) e nas cidades de Goiânia e Mineiros (ambas em Goiás).

Apuração

A Derf de Rondonópolis identificou um grupo que mantinha organização interna hierarquizada, divisão de funções e controle permanente sobre atividades ilícitas na região do Jardim Iguaçu e bairros adjacentes.


Os investigados agiam nos crimes de tráfico de drogas, extorsões, ocultação e movimentação de valores provenientes das ações ilícitas, além de outras práticas criminosas.

Conforme o delegado Dyulriman Pinto de Andrade Filho, os indícios apontaram que a estrutura local era composta por integrantes com atribuições específicas. As funções incluíam a administração cotidiana do controle de pontos de venda, a interlocução com estabelecimentos comerciais e o gerenciamento da arrecadação de valores destinados à organização.

Leia Também:  Sema apreende trator e toras de madeira ilegal durante ação em Marcelândia


Os policiais civis da Derf de Rondonópolis também conseguiram identificar os indivíduos responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras internas, apurar desvios de valores e deliberar sobre punições impostas aos membros que descumprissem determinações do grupo (prática utilizada para manter a coesão e a submissão dos integrantes à hierarquia criminosa).

Durante a investigação, foram descobertos registros e anotações de arrecadação contendo informações sobre integrantes cadastrados, valores de contribuições mensais, pontos de venda de drogas e estabelecimentos submetidos a cobranças.


Segundo as apurações, parte dos valores era recolhida dos próprios integrantes da facção, enquanto outra parcela decorria de cobranças impostas a comerciantes, motoristas, imóveis, veículos e pontos de comércio instalados em áreas de influência do grupo.

“Foi identificada a cobrança de valores relacionados às mensalidades pagas pelos integrantes vinculados ao grupo, com registros de inadimplência e discussões sobre providências contra aqueles que deixavam de repassar os valores exigidos”, destacou o delegado Dyulriman.


Todo material apreendido nesta sexta-feira (27), será submetido para análise pericial e corroborar com as investigações que prosseguem visando aprofundar a identificação dos envolvidos, individualizar condutas, localizar ativos e apurar outras ramificações do grupo criminoso.

Leia Também:  Potenciais turísticos e culturais de MT são apresentados em evento nacional

Nome da Operação

A palavra “Fragmentação” faz referência à estratégia de atingir, simultaneamente, diferentes núcleos de funcionamento da facção: comando, gerenciamento, disciplina, arrecadação, comunicação e apoio operacional, buscando enfraquecer sua estrutura e reduzir sua capacidade de influência em áreas do município.


Integração

A operação da Derf de Rondonópolis contou com apoio das equipes de todas as unidades policiais da Regional de Rondonópolis (Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Diretoria de Inteligência, e da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA