MATO GROSSO

SES orienta população sobre cuidados de prevenção à varíola dos macacos

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta a população sobre os cuidados para a prevenção da Mpox, popularmente conhecida como “varíola dos macacos”. A doença é causada pelo vírus Monkeypox, que tem como principal sintoma o surgimento de lesões cutâneas pelo rosto que se espalham para outras partes do corpo, incluindo órgãos genitais.

Os principais cuidados para prevenir a contaminação é evitar o contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesão na pele, higienizar as mãos com água e sabão e uso de álcool 70%, além de não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais.

Também é recomendado usar máscaras para proteger-se contra gotículas e saliva entre casos confirmados e contactantes.

A transmissão da Mpox entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com secreções respiratórias, com lesões de pele em pessoas infectadas, ou com o compartilhamento de objetos recentemente contaminados.

Além das lesões, também são identificados sintomas como linfadenopatia (inchaço) no pescoço, na axila e na virilha, febre, dor de cabeça (cefaleia), calafrios, cansaço e dores musculares.

Leia Também:  Grávida deixará casa de madeira no quintal da sogra após receber chave de imóvel próprio do SER Família Habitação

Em caso de manifestação dos sintomas, a orientação é que procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou de Pronto Atendimento.

Casos em Mato Grosso

Desde 2022, Mato Grosso já registrou 132 casos confirmados de Mpok, com um óbito em decorrência da doença. Seis desses casos foram registrados somente em 2024. No mês de outubro, dois casos da doença foram registrados em Cuiabá. Tratam-se de dois homens que apresentaram sintomas como febre, cefaleia e erupção cutânea. Eles receberam antiviral e não precisaram ser hospitalizados.

As amostras foram colhidas no dia 11 de outubro e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A confirmação de ambos os casos saiu no dia 13. Os pacientes declararam não ter realizado viagens.

Os dados são do Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs-MT) e foram atualizados em 31 de outubro. Confira em anexo o comunicado de risco divulgado pelo Cievs.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Secel promove encontro com representantes de bibliotecas públicas para apresentar concurso internacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Flávio Canto mostra esporte como exemplo e capacitação como caminho para gestão

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Grávida deixará casa de madeira no quintal da sogra após receber chave de imóvel próprio do SER Família Habitação

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA