VÁRZEA GRANDE

Prefeitura promove Semana de Enquadramento e Regularização do MEI

Publicado em

O evento oferece atendimento especializado com serviços de regularização de débitos, atualização cadastral e orientação sobre formalização

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande está realizando a ‘Semana de Enquadramento e Regularização do MEI’, que segue até sexta-feira (31), na sede da Pasta, localizada no Várzea Grande Shopping, das 10h às 18h30.

O evento oferece atendimento especializado para Microempreendedores Individuais (MEIs), com serviços de regularização de débitos, atualização cadastral e orientação sobre formalização.

De acordo com o secretário Samir Bosso Katumata, a iniciativa é essencial para fortalecer os pequenos negócios: “Regularizar é investir no futuro. Estamos aqui para ajudar os MEIs a acessarem os benefícios da formalização e a manterem seus empreendimentos em conformidade com as exigências legais”.

O gestor também destaca que se a pessoa já é MEI ou está pensando em formalizar sua atividade, “esta é a oportunidade ideal para esclarecer dúvidas, colocar sua situação em dia e aproveitar as vantagens de ser um microempreendedor regularizado”, reforça.

Leia Também:  Sine/VG oferece 558 vagas de emprego sendo 90 para PCDs

MUDANÇAS E PRAZOS IMPORTANTES – MEIs e pequenas empresas excluídos do regime Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar a situação e voltar a usufruir dos benefícios do sistema simplificado.

Com o novo salário mínimo de R$ 1.518, os valores de contribuição mensal foram ajustados: MEI Geral (R$ 75,90) e MEI Caminhoneiro (R$ 182,16). O primeiro pagamento com o valor atualizado vence em 20 de fevereiro de 2025.

Serviço:

O que: Semana de Enquadramento e Regularização do MEI

Quando: De 27 a 31 de janeiro

Horário: Das 10h às 18h30

Onde: Na secretaria Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande localizada no Várzea Grande Shopping, 2º andar

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20

Published

on

A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.

As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.

Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.

A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.

Leia Também:  Prefeitura intensifica limpeza nos cemitérios de Várzea Grande

O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.

A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.

Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.

“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.

Leia Também:  Várzea Grande inaugura novo Centro de Convivência para Mulheres

Público-alvo

A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.

“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.

Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA