VÁRZEA GRANDE

ETA Cristo Rei volta a funcionar após manutenção da bomba de captação

Publicado em

Abastecimento só começa amanhã de manhã, após os reservatórios encherem

Após quatro dias de paralisação, a ETA Cristo Rei voltou a operar e já está tratando água. A manutenção da bomba de captação foi concluída com sucesso, permitindo que a estação retome a produção.

A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou a dedicação dos servidores do DAE em restabelecer a operação da Estação o mais breve possível. “Foi um trabalho incessante e com êxito pela dedicação dos nossos servidores. Sabemos de todos os transtornos que a falta de água causa à população, mas estamos nos desbodrando na busca por soluções e sairemos vitoriosos, tenho certeza disso”.

Apesar do retorno da operação, o abastecimento ainda não será imediato. O sistema precisa de aproximadamente 12 horas para encher os reservatórios, garantindo volume suficiente para distribuir água aos bairros atendidos. A previsão é que o abastecimento comece a ser normalizado a partir de amanhã (08) pela manhã.

A manutenção foi iniciada ontem à noite, quando a bomba foi substituída pela primeira vez. Entretanto, assim que foi instalado, o equipamento precisou ser removido, ainda de madrugada, após apresentar defeito. Ao longo de toda manhã de hoje a equipe atuou no reparo, garantindo que ela retomasse os trabalhos agora a tarde.

Leia Também:  Projeto cultural, esportivo e social voltado às crianças e adolescentes abre inscrições em Várzea Grande

Agora, com a ETA operando novamente, a água tratada começa a ser armazenada, e a equipe do DAE segue monitorando o processo para garantir um retorno seguro e gradual do abastecimento.

Os bairros previstos para receber água amanhã durante todo o dia são:

Condomínio Chapada Guimarães

Condomínio chapada buriti

Condomínio chapada verde

Bairro Planalto Beira Rio

Bairro Construmat

Bairro Alameda

Bairro Manga

Bairro Joaquim Curvo

Bairro Jaime Campos

Bairro Santa Bárbara

A população pode acompanhar atualizações e registrar qualquer necessidade nos canais oficiais do DAE.

ETA I

A mesma manutenção ocorre agora na ETA I, a ETA Velha. A estação apresenta no momento problemas na bomba que puxa água do Rio Cuiabá e leva para tratamento.

É preciso lembrar que ETA acabou de passar por manutenção na adutora e estava retomando gradualmente o abastecimento.

No entanto, na noite de ontem (6), a bomba parou de funcionar. Ela é responsável por abastecer nove bairros, onde estão 115 loteamentos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Últimas horas para comprar pescado fresco e a preço acessível

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Projeto cultural, esportivo e social voltado às crianças e adolescentes abre inscrições em Várzea Grande

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA