CUIABÁ

Equipe da prefeitura de São Luís (MA) conhece gestão do Cuiabá-Prev

Publicado em

Uma equipe técnica da Prefeitura de São Luís (MA) veio a Cuiabá na terça-feira (25) para conhecer o modelo de gestão do sistema previdenciário, o Cuiabá-Prev.

A presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) de São Luis do Maranhão (MA), Manuella Oliveira Fernandes, informou que considera o Cuiabá-Prev um exemplo de eficiência no gerenciamento dos pagamentos dos aposentados e pensionistas.

“O que chamou a atenção foi à infraestrutura, funcionalidade e operacionalização dos processos, sempre atendendo a uma ordem cronológica, dentro dos métodos de planejamento e desenvolvimento social”, destacou.

O assessor especial, Marcos Aurélio Souza Rocha, destacou que a ideia da visita foi incorporar as boas ações de gestão à previdência de São Luis (MA). “Tem muitos resultados positivos que Cuiabá gerou e levaremos a nossa equipe”.

O secretário adjunto especial do Cuiabá-Prev, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, informou que está aberto ao diálogo com os interessados em conhecer o Cuiabá-Prev. “É uma honra receber representantes de outras cidades para compartilhar métodos de gestão eficiente”.

Leia Também:  Prefeitura controla princípio de incêndio no Mercado do Porto

Atualmente, o Cuiabá-Prev detém dois certificados. O primeiro, é o ISO 9001:2015 emitido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que atesta o sistema de gestão de qualidade. O segundo, é o Pró-Gestão emitido pelo Ministério da Previdência que reconhece as boas práticas no gerenciamento de ativos e passivos, além das medidas de transparência na relação com os segurados e a sociedade.

No Brasil, atualmente, são 2.143 gerenciadores de regimes previdenciários no país. Apenas 262 são certificados pela qualidade dos serviços prestados.

#PraCegoVer#

A matéria é ilustrada com a foto de três pessoas conversando numa sala comercial. No fundo, há um quadro com imagem que remete à natureza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Cuiabá celebra os 10 anos da Lavagem do Rosário com mensagem de paz e acolhimento

Published

on

Uma multidão participou, neste sábado (27), da 10ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, em Cuiabá. A programação teve início com um café da manhã no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), seguido de uma caminhada até a igreja, onde foi realizada a tradicional lavagem das escadarias. Neste ano, o tema escolhido foi “Os Imigrantes”, reforçando a mensagem de acolhimento, respeito às diferenças e promoção da cultura de paz.

O coordenador do Museu da Imagem e do Som, Francisco das Chagas Rocha, destacou que o evento reúne diferentes religiões de matriz africana em um gesto de diálogo e respeito mútuo. Segundo ele, a cerimônia possui forte significado histórico, já que a Igreja do Rosário foi construída por negros e mantém uma relação direta com a memória da população afrodescendente. “É um ato de ecumenismo. A Igreja do Rosário tem tudo a ver com essa africanidade, porque foi construída pelos negros”, afirmou. Ele acrescentou que o apoio do poder público fortalece iniciativas voltadas à cultura e à convivência entre diferentes tradições religiosas.

Um dos fundadores da Lavagem do Rosário, Alair Fernando da Costa, ressaltou que a iniciativa nasceu para promover a convivência entre pessoas de diferentes crenças e origens. Segundo ele, o tema deste ano amplia essa mensagem ao lembrar que a humanidade sempre foi marcada pelos deslocamentos e pela troca de culturas. “Nosso lema é ‘Por uma cultura de paz’. Aqui não existe discriminação de raça ou preconceito. Todos caminham juntos em respeito ao próximo”, destacou.

Leia Também:  Indígenas venezuelanos que residem em abrigo recebem palestra e oficina sobre orientação e prevenção ao mosquito Aedes aegypti

A diretora do Núcleo Estratégico da Lavagem do Rosário, Lindsey Catarina de Sá, afirmou que a 10ª edição do evento reforça a mensagem de paz, promove a união entre diferentes religiões e homenageia os imigrantes. Segundo ela, “todos somos imigrantes”, e a celebração também busca ampliar a valorização da cultura popular e a necessidade de mais investimentos para fortalecer manifestações tradicionais no Centro Histórico de Cuiabá.

A diversidade de participantes também marcou a celebração. Representantes das religiões de matriz africana, igrejas cristãs, comunidade muçulmana, movimentos sociais e instituições culturais participaram da caminhada. O reverendo anglicano Hugo Armando Sanchez afirmou que “a unidade, o respeito e a convivência” precisam estar acima das diferenças. Já Mohamed Ali, representante da comunidade muçulmana, ressaltou que reunir diferentes culturas e religiões “é um ato de levar a paz, fazer o bem, praticar a solidariedade e respeitar todas as crenças”.

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, afirmou que o apoio da Prefeitura reafirma o compromisso da gestão com a liberdade religiosa e a valorização das manifestações culturais. “A nossa gestão respeita todas as religiões, todas as matrizes religiosas. É nessa harmonia da fé que a gente constrói a paz”, declarou. Durante toda a programação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana organizou bloqueios e o monitoramento do trânsito para garantir segurança aos participantes, enquanto uma equipe de saúde permaneceu de prontidão para atendimentos preventivos, sem registrar ocorrências.

Leia Também:  Campanha contra a poliomielite: 'Dia D' aplica mais de 6 mil vacinas e alcança cobertura vacinal de 20%

Para estudiosos e representantes do movimento negro, a Lavagem do Rosário consolidou-se como uma importante manifestação pública de valorização da ancestralidade, da diversidade religiosa e da cultura popular. O coordenador do Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa Socioeconômico Cultural de Mato Grosso (IFEP), Carlos Alberto Caetano avaliou que, ao completar dez anos, o evento “protagonizou a visibilidade das religiões de matriz africana em Cuiabá e em Mato Grosso”, contribuindo para romper a invisibilidade histórica dessas manifestações. Encerrando a programação, os participantes seguiram para uma confraternização tradicional, reforçando o espírito de união que marcou mais uma edição da celebração.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA