Ministério Público MT

Trinta entrevistados passaram pelo estúdio de vidro em duas semanas

Publicado em

A rodada de entrevistas ao vivo no estúdio de vidro do projeto Diálogos com a Sociedade, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, completou duas semanas nesta sexta-feira (21), com a participação de 30 convidados. Até o momento, foram realizadas 10 transmissões em tempo real pelo canal do MPMT no YouTube, em parceria com a Rádio CBN Cuiabá, diretamente do Pantanal Shopping. As entrevistas ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 14h.O projeto foi aberto pelo procurador-geral de Justiça do MPMT, Rodrigo Fonseca Costa, no dia 10 de março. Além dele, outros 14 membros da instituição já passaram pelo estúdio, incluindo o subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, Marcelo Ferra de Carvalho, e a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januária Dorilêo. Também foram entrevistados os procuradores de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, Josane Fátima de Carvalho Guariente e Elisamara Sigles Vodonós Portela.Já os promotores de Justiça convidados até aqui foram: Gileade Pereira Souza Maia, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, Lindinalva Correia Rodrigues, Claire Vogel Dutra, Valnice Silva dos Santos, Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes de Oliveira, Roberto Arroio Farinazzo Junior, Milton Mattos da Silveira Neto e Alessandra Gonçalves da Silva Godoi.Também participaram das entrevistas, a convite do MPMT, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Max Russi, a secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Cristina da Silva Bardi, a presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, a vereadora Michelly Alencar, a defensora pública Rosana Leite Antunes de Barros, a procuradora do Estado Glaucia Anne Kelley Rodrigues do Amaral, os delegados de Polícia Civil Mariell Antonini Dias, Jannira Laranjeira e Caio Albuquerque, o coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon Estadual, Ivo Vinícius Firmo, a perita oficial médica legista Alessandra Carvalho Mariano, o superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes, a coordenadora de recebíveis da Energisa-MT, Gabriela Dias, e a jornalista Jaqueline Naujorks.O foco das entrevistas nas duas primeiras semanas esteve na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, com exceção do dia 14 de março, que teve uma pauta especial voltada ao Dia do Consumidor. A partir da próxima semana, os temas serão diversificados, mas sempre retratando a atuação do MPMT na defesa dos direitos sociais. As entrevistas do projeto Diálogos com a Sociedade seguem até o dia 11 de abril, das 14h às 15h, no estúdio de vidro localizado na entrada principal do Pantanal Shopping.A iniciativa é viabilizada por meio de parcerias com empresas privadas. São parceiros do MPMT nesta edição o Pantanal Shopping, Rádio CBN, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Unimed Mato Grosso, Bodytech Goiabeiras e Águas Cuiabá.

Leia Também:  Curso sobre Contratação de Obras Públicas ocorre esta semana

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

Sapezal recebe placas de conscientização sobre feminicídio

Published

on

Em uma iniciativa conjunta de enfrentamento à violência contra a mulher, a Promotoria de Justiça de Sapezal (495 km de Cuiabá) e a Prefeitura Municipal iniciaram a instalação de placas com mensagens de conscientização e combate ao feminicídio em locais de grande circulação da cidade. A ação atende a pedido da Promotoria de Justiça e integra um conjunto de medidas voltadas à sensibilização da população e à prevenção desse tipo de crime.Nesta primeira etapa, cinco placas foram implantadas em pontos estratégicos, incluindo em frente à Câmara Municipal e nas rótulas da Avenida Antônio André Maggi, principal via urbana do município. A escolha dos locais levou em consideração o fluxo intenso de pessoas e veículos, com o objetivo de garantir ampla visibilidade às mensagens.De acordo com o planejamento da Promotoria e da Prefeitura Municipal, a iniciativa deverá ser ampliada até o fim do ano, com a instalação de pelo menos mais cinco placas, totalizando dez, nas principais ruas da cidade.A proposta é fortalecer o debate público sobre a violência de gênero e incentivar denúncias, além de reforçar a importância da rede de proteção às mulheres.A ação contou com o apoio de servidoras do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que colaboraram na execução e acompanhamento do projeto. A Promotoria de Justiça também tem atuado na articulação de outras estratégias de conscientização junto à comunidade local, que vem abraçando a causa.A Promotoria de Justiça destacou que a iniciativa busca dar visibilidade a um problema grave e recorrente no estado de Mato Grosso. O enfrentamento ao feminicídio exige ações contínuas, que envolvem não apenas a repressão, mas principalmente a prevenção e a conscientização da sociedade. As placas são um lembrete permanente de que a violência contra a mulher não pode ser tolerada.Os dados mais recentes reforçam a urgência de medidas como essa. Mato Grosso lidera o ranking nacional de feminicídios quando considerada a taxa proporcional por grupo de 100 mil mulheres. Em 2025, foram registradas 53 mortes no estado. Levantamentos da Polícia Civil indicam que cerca de 79% desses crimes foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros das vítimas, frequentemente motivados por sentimentos de posse e ciúme.A população também pode contribuir com o enfrentamento à violência denunciando casos suspeitos por meio dos canais oficiais, como o Disque 180, que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e sigilosa.

Leia Também:  Curso sobre Contratação de Obras Públicas ocorre esta semana

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA