Política MT

Thiago Silva reivindica recursos para ampliar o atendimento psiquiátrico no Hospital Paulo de Tarso

Publicado em

Em pronunciamento durante a Sessão plenária da última semana (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) reivindicou investimentos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para ampliar e fortalecer o atendimento em saúde mental no Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, em Rondonópolis.

De acordo com o parlamentar, a crescente demanda por serviços psiquiátricos na região reforça a necessidade de novos recursos para garantir o acolhimento e tratamento adequado à população. “Na última semana, estivemos reunidos com as diretoras Cristina Luz e Anne Marie Tomczyk, que nos apresentaram as principais demandas do Hospital Paulo de Tarso. A unidade tem prestado um serviço essencial a milhares de pessoas de Rondonópolis e de outros municípios, e precisamos da atenção do Governo para viabilizar investimentos que ampliem esse atendimento. Infelizmente, os casos de depressão e transtornos mentais têm aumentado em todo o Estado, exigindo a implementação de políticas públicas eficazes para a saúde mental”, destacou Thiago Silva.

O deputado relembrou sua atuação na Assembleia Legislativa em prol da causa, ressaltando que, em 2020, apresentou uma emenda para modificar o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF/MT) e incluir o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso entre as unidades beneficiadas. Com essa iniciativa, foram destinados mais de R$ 4 milhões para fortalecer a estrutura e ampliar os serviços na área psicossocial.

Leia Também:  Audiência pública debate áreas úmidas do Vale do Araguaia e Vale do Guaporé

“O Hospital Paulo de Tarso desempenha um papel fundamental na assistência psiquiátrica em Rondonópolis e em toda a região sudeste do Estado. Para garantir o pleno funcionamento da unidade e a continuidade dos atendimentos, é essencial contar com o apoio do Governo. Vamos continuar trabalhando para que os investimentos necessários sejam viabilizados e possamos proporcionar um atendimento digno e humanizado à população”, concluiu o deputado Thiago Silva.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  População de Jangada quer inclusão da duplicação da BR-163 no perímetro urbano

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  TJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA