O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de 933 animais em situação de risco, entre os meses de janeiro e março deste ano, em diversos municípios do Estado. As ocorrências envolveram tanto animais silvestres quanto domésticos, frequentemente encontrados em locais perigosos, como telhados, árvores ou nas proximidades de vias movimentadas.
O caso mais recente ocorreu em Campo Verde (a 139,2 km de Cuiabá), na última sexta-feira (04.4), e envolveu o resgate de uma anta de grande porte. O animal estava transitando pelo centro da cidade quando arrombou a cerca de proteção de um posto de combustível.
No local, os bombeiros da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) realizaram a contenção do animal, que se encontrava bastante assustado e exausto. A anta foi colocada na carroceria da viatura para ser transportada a um local seguro fora do perímetro urbano e, posteriormente, ser devolvida ao seu habitat natural.
No entanto, após ser colocada na carroceria, devido ao seu porte e força, o animal se debateu e acabou quebrando o vidro traseiro central da viatura. A equipe então conseguiu amarrar as quatro patas da anta para garantir a segurança durante o transporte.
Diante desse cenário, o CBMT reforça a importância de que o cidadão não tente atuar em ocorrências desta natureza por conta própria. É fundamental que a população evite qualquer tipo de interação direta com o animal até a chegada da equipe de resgate.
Tentar capturar ou remover um animal sem o apoio de profissionais capacitados pode resultar em ferimentos, tanto para o animal quanto para a pessoa envolvida. Essa orientação é especialmente importante quando se trata de animais silvestres, que podem reagir de maneira imprevisível ao se sentirem ameaçados. Nessas situações, o risco de acidentes ou ataques é significativamente maior, especialmente sob estresse.
A recomendação é de acionar imediatamente o telefone de emergência 193. Assim, os bombeiros militares poderão realizar o resgate de forma segura e eficiente.
O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou o quinto mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal na manhã deste sábado (27.6).
Neste mutirão, foram atendidos 17 pacientes agendados via Sistema Estadual de Regulação (Sisreg), em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET), também da SES.
Para a diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para garantir que os pacientes estejam aptos para a realização do transplante.
“Os pacientes que fazem tratamento para insuficiência renal crônica (IRC) podem apresentar baixa imunidade por causa das medicações e do quadro clínico. Por isso, a consulta odontológica realizada no Ceope e, se necessário, tratamento odontológico no ambulatório da unidade, é um pré-requisito obrigatório para garantir o sucesso da cirurgia”, explicou.
Foram realizados procedimentos como primeira consulta odontológica, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior com resina composta, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxia e remoção de placa.
“Os pacientes devem fazer a higienização adequada na preparação para o transplante e ficar atentos em caso de sangramento. Quem usa prótese dentária deve ter atenção redobrada. Este cuidado é essencial porque qualquer infecção apresenta maior risco para pacientes submetidos à hemodiálise, inclusive a bucal”, afirmou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.