Política MT

Emenda de Thiago Silva garante novas ambulâncias para o Samu de Rondonópolis

Publicado em

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) garantiu a destinação, neste ano, de R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a compra de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rondonópolis. O recurso viabilizado pelo parlamentar já está depositado na conta da prefeitura, e nos próximos dias deverá iniciar o processo de licitação para aquisição de duas ambulâncias.

“O nosso objetivo com a destinação deste recurso, é fortalecer o Samu e melhorar o atendimento de emergência na cidade. O dinheiro está disponível desde o ano passado, e a população não pode esperar mais”, afirmou o deputado. Thiago fez visita à base do Samu e buscou informações sobre a execução da emenda junto à coordenação local.

Além do recurso para as ambulâncias, o deputado também destinou outras duas emendas para a saúde de Rondonópolis: R$ 500 mil para a aquisição de um aparelho de endoscopia (2023) e R$ 2 milhões para cirurgias eletivas (2024). Todos os valores já foram liquidados e depositados no Fundo Municipal de Saúde, porém ainda aguardam início do processo administrativo de compra por parte da prefeitura.

Leia Também:  Chico Guarnieri cobra diálogo antes de decisão sobre futuro da concessão de energia em MT

Cobrança – Preocupado com a demora na execução dos recursos, Thiago Silva protocolou um ofício, em fevereiro, na Secretaria Municipal de Saúde, com cópia para o Conselho Municipal de Saúde, exigindo explicações sobre o recurso não utilizado na gestão anterior. “Não podemos admitir que recursos essenciais fiquem parados enquanto a população sofre com a falta de estrutura. O nosso compromisso é com a vida”, argumentou.

Thiago segue fiscalizando o uso dos recursos e cobrando agilidade na aquisição, por parte da prefeitura de Rondonópolis, das ambulâncias e na execução dos demais projetos. “A saúde é prioridade, e esses R$ 1 milhão precisam virar ambulâncias o mais rápido possível. Vamos acompanhar de perto até que tudo seja devidamente aplicado”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Antes dos trilhos, a decisão nasceu no Parlamento

Published

on

A inauguração do primeiro trecho operacional da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, realizada em Dom Aquino, representa um dos maiores avanços da infraestrutura logística de Mato Grosso nas últimas décadas. Mais do que a entrega de uma obra, celebramos a concretização de uma visão de futuro construída com planejamento, coragem política e compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado.

O trecho inaugurado possui cerca de 162 quilômetros, ligando Rondonópolis ao terminal multimodal de Dom Aquino. É a primeira etapa de um projeto que, quando concluído, terá aproximadamente 740 quilômetros de extensão, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios e contando ainda com um ramal estratégico para Cuiabá.

Os números demonstram a dimensão do empreendimento. A primeira fase recebeu investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. O terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, fortalecendo a competitividade da produção mato-grossense e impulsionando a economia estadual.

Mas existe um capítulo dessa história que merece ser lembrado. Antes de a ferrovia sair do papel, foi necessário construir as bases legais que permitiram sua implantação. E esse trabalho começou dentro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Leia Também:  ALMT aprova adesão de MT a programa federal para conter alta do diesel e avança em propostas sociais

Em 2021, quando tive a honra de presidir o Parlamento estadual, apresentei e liderei a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autorizou o Estado a construir e explorar a malha ferroviária, diretamente ou por meio de concessões. A proposta, de minha autoria, contou com o apoio dos deputados estaduais e abriu caminho para que Mato Grosso pudesse desenvolver um modelo próprio de expansão ferroviária.

Naquele momento, compreendíamos que era preciso criar condições para que o Estado assumisse o protagonismo do seu desenvolvimento. A alteração constitucional garantiu segurança jurídica e forneceu os instrumentos necessários para transformar em realidade um sonho antigo dos mato-grossenses, ver a ferrovia avançar pelo interior, conectando a produção aos principais corredores logísticos do país.

Sempre defendi que infraestrutura vai muito além do transporte. Trata-se de uma política de desenvolvimento econômico e social. Uma ferrovia moderna reduz custos logísticos, amplia a competitividade, atrai investimentos, gera empregos e cria oportunidades para milhares de famílias.

Mato Grosso é líder na produção de alimentos e possui papel estratégico na economia nacional. Para continuar crescendo de forma sustentável, precisa investir em logística eficiente. A ferrovia representa exatamente essa visão de futuro.

Leia Também:  MT garante lei pioneira contra pornografia falsa com uso de Inteligência Artificial

Tenho orgulho de saber que a Assembleia Legislativa participou ativamente desse processo histórico. A iniciativa que tornou possível a construção da ferrovia nasceu no Parlamento estadual, resultado do diálogo institucional e da compreensão de que o desenvolvimento exige planejamento de longo prazo.

Hoje, ao vermos esse primeiro trecho entrar em operação, temos a certeza de que tomamos a decisão correta. Porque os trilhos que impulsionam o desenvolvimento de Mato Grosso começaram a ser construídos dentro da Assembleia Legislativa.

*Eduardo Botelho é deputado estadual pelo MDB

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA