CUIABÁ

Cuiabá reforça compromisso com o turismo na abertura da Fit Pantanal

Publicado em

O prefeito Abilio Brunini e vários secretários participaram da abertura da Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2025, a FIT Pantanal, realizada no Centro de Eventos do Pantanal, na noite de quinta-feira (05). Na ocasião, o gestor e sua equipe visitaram os estandes, com pausas para fotos com o público. O evento, com entrada gratuita, segue até domingo. Políticos e o governador Mauro Mendes também marcaram presença.

Com uma vasta programação e expositores de diversos municípios de Mato Grosso, a FIT Pantanal é uma vitrine para promover e divulgar os produtos turísticos do estado no cenário nacional e internacional, incluindo gastronomia, artesanato, negócios, esportes de aventura e apresentações culturais.

“Parabenizo a Fecomércio e todo o setor envolvido pela organização do evento, além da parceria com o Governo do Estado, pois tenho certeza de que, sem ela, seria difícil o evento acontecer. Esse estímulo é essencial”, afirmou Abilio, lembrando que, em Brasília, ouvia comentários de que em Cuiabá havia onças nas ruas. “Que venham ver as onças e descubram as belezas das nossas cidades e do nosso estado. Parabéns a todos os prefeitos, que foram fundamentais para trazer toda essa riqueza para Cuiabá, com suas potencialidades”, completou.

Abilio destacou que Mato Grosso é um estado rico e ainda pouco explorado, ressaltando que menos de 20% de suas belezas são conhecidas. “Mato Grosso ainda é um estado de exposições. Ainda é uma riqueza a ser descoberta. E nós, juntos, em parceria com o Governo do Estado e os setores da indústria, comércio e turismo, vamos nos empenhar para divulgar Mato Grosso”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia instalação de lixeiras em pontos de ônibus

O governador Mauro Mendes também reforçou a importância dos esforços conjuntos, destacando grandes obras como o Parque Novo Mato Grosso, que contará com a maior roda-gigante da América Latina — uma das atrações para atrair o olhar de turistas, comparando-a com estruturas de destaque em outros países.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Fernando Medeiros, ressaltou a relevância do evento para a capital e para o estado de Mato Grosso.

“Estamos na FIT Pantanal, a feira internacional de turismo do nosso estado, onde temos a oportunidade de receber todas as cidades do interior de Mato Grosso, além de estados vizinhos. Hoje contamos com a participação de delegações do Tocantins, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Pará, entre outros. É um momento especial para mostrarmos o potencial turístico do nosso estado e, especialmente, da nossa capital.”

O estande de Cuiabá está estrategicamente localizado em frente à entrada principal do salão de exposições, com o espaço de Várzea Grande de um lado e, do outro, o estande do Governo do Estado. “Montamos um estande preparado para receber bem tanto os turistas quanto a população cuiabana. Essa feira é uma grande oportunidade para promover nossos atrativos turísticos, nossa hospitalidade e a força da nossa cultura”, destacou Medeiros.

Leia Também:  Período de solicitação de matrícula para alunos novos em idade de creche começa nesta terça-feira (21), às 8h

Além do papel promocional, o evento gera impactos econômicos positivos imediatos para a capital, movimentando a economia local. Os visitantes estão ocupando hotéis, frequentando restaurantes e visitando pontos turísticos como o Aquário Municipal e o Mercado do Porto. O secretário reforçou o compromisso de Cuiabá em se consolidar como um destino turístico acolhedor e estruturado.

“Estamos preparados para receber bem quem busca uma cidade viva, pujante e acolhedora. Essa é Cuiabá, e este evento mostra que temos capacidade de promover e impulsionar o turismo regional e nacional”, afirmou Medeiros.

Também participaram da abertura os secretários municipais de Cultura, Johnny Everson; de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa; de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher; de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Alves; da Mulher, Hadassah Suzannah; de Planejamento, Nivaldo Almeida Júnior; de Comunicação, Ana Karla Costa; e o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Fellipe Wellaton.

#PraCegoVer

A imagem mostra as autoridades posicionadas para a abertura do evento, de frente para a plateia. O ambiente está bem iluminado e repleto de pessoas. Um telão exibe elementos coloridos da cultura regional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Inclusão garante carteira de identificação para paciente com doença extremamente rara

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Inclusão, realizou a entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara ao paciente Rafael Costa, de 43 anos, diagnosticado com neuralgia do trigêmeo, uma condição neurológica considerada extremamente rara e frequentemente descrita por especialistas como uma das dores mais intensas conhecidas pela medicina.

A iniciativa busca ampliar o acesso aos direitos e garantir mais acolhimento às pessoas que convivem com doenças raras, permitindo atendimento prioritário em serviços públicos e privados, além de facilitar a identificação da condição de saúde em situações de urgência e emergência.

O secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Moraes Xavier, destacou a importância da carteira como instrumento de garantia de direitos e cidadania. Segundo ele, a gestão municipal tem trabalhado para fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade. “Essa carteira será uma importante ferramenta para auxiliar Rafael Costa. É fundamental que essas pessoas tenham reconhecimento, informação e atendimento adequado. O documento facilita o acesso aos serviços de saúde e garante seus direitos”, afirmou.

Leia Também:  Reunião na Empresa Cuiabana de Saúde discute desafios dos principais hospitais da capital

Rafael Costa ressaltou que o documento representa mais segurança e agilidade no atendimento médico, especialmente durante as crises provocadas pela doença. “Tenho certeza de que essa carteirinha vai me ajudar muito. Quando eu chegar a uma unidade de saúde, seja pública ou privada, os profissionais poderão identificar rapidamente minha condição e compreender a gravidade da situação. Quem convive com uma doença rara enfrenta muitas dificuldades e, no meu caso, uma dor extremamente intensa. Essa carteira representa mais dignidade e respeito para quem precisa de atendimento rápido”, declarou.

Ao todo, a Prefeitura de Cuiabá já entregou mais de 100 Carteiras de Identificação para Pessoas com Doenças Raras, garantindo mais acessibilidade e reconhecimento de direitos. Além disso, somente em 2026, já foram registrados mais de 5 mil atendimentos relacionados à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, demonstrando a crescente procura pelo serviço e o compromisso da gestão municipal com a promoção da inclusão.

A Secretaria Adjunta de Inclusão também oferece o Serviço de Transporte Buscar, por meio de um programa de transporte público especializado, realizado em vans adaptadas para pessoas com deficiência física, intelectual ou múltipla, que necessitam de deslocamento para tratamentos de saúde, reabilitação, educação e atividades de lazer. Também disponibiliza atendimento especializado por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), facilitando o acesso à proteção social básica, com acompanhamento técnico e visitas domiciliares às pessoas com deficiência.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia instalação de lixeiras em pontos de ônibus

A pasta reforça que pessoas diagnosticadas com doenças raras podem procurar a Secretaria Adjunta de Inclusão, localizada na Avenida Arquimedes Pereira Lima, nº 1.000, Jardim Itália, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações e atendimentos também podem ser obtidos pelo telefone (65) 99206-0720 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA