VÁRZEA GRANDE
Capacitação fortalece conhecimento e valoriza papel dos Agentes na Saúde
Publicado em
22 de agosto de 2025por
Da Redação
“Eles são o elo entre a comunidade e a saúde pública, e quanto mais preparados estiverem, maior será o impacto positivo no cuidado junto à população”
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Várzea Grande acabam de participar de uma importante capacitação do programa “Mais Saúde com Agente”, promovido pelo Ministério da Saúde, e que tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam na linha de frente do cuidado com a população. O evento foi realizado na Faculdade Uniceib, durante todo dia de ontem (21).
Com cerca de 165 inscritos, sendo 140 ACS e 25 ACE, o curso alia teoria e prática para fortalecer o trabalho dos agentes no acompanhamento das famílias, na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Durante a capacitação, os participantes receberam orientações atualizadas sobre imunização em todas as fases da vida: de crianças e adolescentes até adultos, gestantes e idosos.
Segundo a enfermeira e preceptora Wérika Weryanne, enfermeira e responsável técnica do programa Saúde da Mulher, essa atualização constante é fundamental para que os profissionais possam oferecer um atendimento cada vez mais qualificado. “O curso proporciona aos agentes uma visão ampla e aprofundada sobre o calendário vacinal e sobre a importância da imunização. Eles são o elo entre a comunidade e a saúde pública, e quanto mais preparados estiverem, maior será o impacto positivo no cuidado junto à população”, destacou.
Além do conteúdo teórico, os alunos participaram de atividades práticas supervisionadas por sete preceptores municipais, entre eles enfermeiros, médicos e assistentes sociais. Para a enfermeira Raquel Picolo, enfermeira e responsável técnica do programa Educação permanente e IST’s, que também atua como preceptora, a troca de experiências tem sido enriquecedora.
“É gratificante acompanhar o empenho dos agentes e ver como eles aplicam o conhecimento adquirido no dia a dia. Isso reflete diretamente na prevenção de doenças e na melhora dos indicadores de saúde do Município”, afirmou.
Durante o encontro, os profissionais participaram de um quiz interativo, valendo prêmio, sobre imunização, que reforçou a importância de manter os esquemas vacinais atualizados e o papel estratégico dos ACS e ACE na conscientização da população.
O curso vai além da imunização: os conteúdos também abrangem saúde mental, prevenção de doenças crônicas, equidade, saúde ambiental, práticas integrativas, segurança alimentar e atenção às populações vulneráveis. A proposta é formar profissionais cada vez mais completos, preparados para enfrentar diferentes desafios no território onde atuam.
Ao investir na educação permanente, a Prefeitura de Várzea Grande reafirma seu compromisso com uma saúde pública de qualidade. A expectativa é que, com agentes mais capacitados, a cobertura vacinal aumente e a população tenha acesso às informações seguras e orientações confiáveis.
“Esses profissionais são fundamentais para levar conhecimento, acolhimento e prevenção até as famílias. O fortalecimento da Atenção Primária passa por eles, e essa capacitação é um passo importante para salvar mais vidas por meio da imunização”, explicou o Superintendente da Atenção Básica, Márcio Frederico.
VÁRZEA GRANDE
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Published
10 horas agoon
23 de junho de 2026By
Da Redação
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.
Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.
A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).
“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.
A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.
A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.
“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.
Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.
“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.
A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.
“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.
A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.
“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.
Galeria de Fotos (30 fotos)
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
Sessão da 2ª Câmara Criminal é adiada e terá nova data para julgamento
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
GRANDE CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão...
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril...
PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande
A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e...
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas...
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá,...
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
POLÍCIA
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
Polícia Civil prende dois investigados por tortura em Pedra Preta
A Polícia Civil prendeu dois investigados por tortura durante a Operação Ruptura, deflagrada em Pedra Preta. O primeiro investigado, de...
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente...
ENTRETENIMENTO
Léo Santana e Lore Improta impressionam com ensaio newborn do filho Levi com Liz
Bianca Andrade e Fred Bruno se unem para curtir dia com o filho em Miami: ‘Familinha’
A influenciadora e empresária Bianca Andrade, de 31 anos, e o apresentador do Globo Esporte Fred Bruno, de 37, voltaram...
Poliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, usou as redes sociais nesta segunda-feira (23), para prestar uma homenagem a Leandro, no...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO7 dias agoRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-
AGRONEGÓCIO7 dias agoCrédito ao agro pode atingir R$ 652 bilhões, mas esbarra em limites fiscais
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
ENTRETENIMENTO7 dias agoHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’
